Haddad “ganha” todos os votos que saíram de indecisos, brancos e nulos

Ao contrário do que era tão comentado, não está, segundo os dados da pesquisa Ibope  divulgada agora há pouco, havendo transferência de votos motivada pelo voto útil.

Não está, friso, ainda, e explicarei ao final.

A soma dos candidatos que estão, na prática, alijados do segundo turno ( Ciro Gomes (PDT): 11%; Geraldo Alckmin (PSDB): 8%; Marina Silva (Rede): 5%; João Amoêdo (Novo): 3%; Alvaro Dias (Podemos): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 2%;Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Cabo Daciolo (Patriota) Vera Lúcia (PSTU),João Goulart Filho (PPL): 0% e Eymael (DC) todos com 0%) era de 32%.

Na rodada anterior, há uma semana, todos eles somavam 31%.

Portanto, não diminuiu a sua votação, ao contrário, cresceu marginalmente.

Também não houve acréscimo no percentual de Bolsonaro: em 28% estava e em 28% ficou.

Diminuíram os indecisos (de 7 para 6%) e os nulos e brancos (de 14% para 12%), reduções que,somadas, dão 3%.

Exatamente o percentual de crescimento de Fernando Haddad.

Não vou tratar aqui da minha firme impressão de uma “segurada” em Haddad, nos limites da prudência.

Mas ajustes de décimos, que viram um ponto aqui e ali, arredondados, não escondem a tendência: estatisticamente, todos os votos “ganhos” na semana foram de Fernando Haddad.

Sem que os “votos contra”, expressos na rejeição, tenham se movido apenas 1% (de 29% para 30%), o que também entra na casa dos arredondamentos.

Ou seja, se alguém está querendo dar utilidade à sua mudança de voto, está escolhendo Haddad, o que é corroborado pelo crescimento – este sim, significativo, da rejeição a Bolsonaro.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

34 respostas

      1. O que mais está despertando a atenção nesta campanha anti-fascista é sua origem de classe média, a mesma que tem repudiado o PT. A campanha é seu reconhecimento de que na política há algo bem pior do que o PT que ela aprendeu a odiar. Com o crescimento desta sensacional e surpreendente campanha concomitantemente ao crescimento de Haddad, que já se apresenta nas pesquisas como o único candidato capaz de derrotar o fascista, o movimento praticamente se torna adepto do candidato petista, já que não há outra opção para que o fascismo seja impedido. Aí pode estar uma fratura importante na muralha de ódio que separa aquela classe do âmago do povo brasileiro. Uma muralha construída pela Rede Globo que pode vir a desmoronar em breve.

  1. … A justi$$$a mais vagabunda, criminosa, corrupta, antipovo, antinacionalista/entreguista &$ nazigolpista do mundo!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    TSE ignora ONU para barrar Lula e permite que deputado preso retome campanha

    Enquanto o ex-presidente Lula teve seus direitos políticos barrados pela Justiça Eleitoral, em afronta a determinação da ONU, o ministro do TSE Og Fernandes permitiu que o deputado Celso Jacob (MDB-RJ), condenado a 7 anos e em regime semi aberto, faça campanha à reeleição; em sua decisão, o ministro destaca que “o candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição”

    24 DE SETEMBRO DE 2018

    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/rio247/369849/TSE-ignora-ONU-para-barrar-Lula-e-permite-que-deputado-preso-retome-campanha.htm

  2. Ainda há as manifestações do #EleNão, que podem ampliar a rejeição ainda mais. Acho que o Coiso termina a eleição com no mínimo 60% de rejeição. O que piora não só pra ele, mas para os partidos e candidatos que poderiam apoiar ele. Ele não é o melhor cabo eleitoral. Indo pra segundo turno, e participando dos debates, começará a mostrar suas fraquezas argumentativas. Acho que essas pesquisas ainda tão comendo muito. Haddad já deve ter passado a muito tempo, e já deve tá com uns 3 ou 4% de vantagem. E se essas pesquisas valorizam mais gente de classe média pra cima do que as classes abaixo, ainda é pior pro Boçal, porque ele não conseguiu conquistar o eleitorado que podia ser mais fiel pra ele.

    1. O Coiso não tem condições de debater a sério com nenhum candidato. Marina, Ciro, Meirelles e até mesmo o George-McFly-de-antes-de-dar-um-soco-no-Biff (Alckmin) acabariam com ele depressinha, e quanto ao Haddad nem se fala. Bastaria perguntar~lhe sobre uma coisa que ele desconheça, e depois discorrer sobre ela de modo humilhante para ele. Ninguém se iluda, o Coiso não participará de nenhum debate no segundo turno.

  3. Confesso que tem me surpreendido os comícios do Turquim que vejo pela internet,eles contem a emoção que Brito sabiamente proclama ser necessária. Me surpreendeu também DILMA A HONESTA em Montes Claros e me comoveu sua generosidade citando um a um os candidatos do PT e P C DO B.

  4. Hoje, o Haddad mandou um repórter pedir mea culpa ao FHC e ao PSDB!
    A eleição está ganha! Só resta aos golpistas mais golpes!

  5. O bostanaro está na maior crítica a PF pelo relatório parcial sobre seu agressor ! Está procurando um mandante para o crime, minha especulacao é que deve ser a Globosta no desespero ! Hoje a turminha toda da globosta news estava todos amarelinhos só faltou o Merdal e a rainha do botox Catanhada ! Logo veio outro programa com o magrelo que se esforça muito para falar grosso coitada ! Lá estava a afilhada do bandido Aecim do pó Andreia da bosta Sadi fraca igual seu padrinho drogado ! Ela é uma perdida nas repirtarepo e de fazer dó ! Hoje depois das pesquisas da globosta que não pode mais mentir ! Todos amarelinhos ! A reta agora as pesquisas so vai servir para esses canalhas !

  6. REPITO, BRITO VOCÊ SOZINHO É O MELHOR DE TODOS ESSES BLOGS DE ESQUERDA. Pelo simples fato de ser vibrante mas moderado, contundente, inteligente e humilde. Em breve estarei colaborando com o Tijolaço, é o minimo.

    1. Já colaboro, sem nenhum arrependimento, e conclamo a todos os seguidores do Tijolaço a fazerem o mesmo.

      #HaddadEManu
      #LulaÉHaddad

    2. Democrata como o finado escandinavo Paulo Nogueira,comentei no DCM desde o início,mais de cinquenta mil comentários e só deixei de faze-lo após a morte de P N,com sua partida partiu do site por ele criado a democracia.

    3. FB é um baita jornalista e analista político. De longe o melhor. Mas como disse em outro comentário, não esperava menos de um aprendiz e herdeiro do raciocínio lógico de Brizola. Haddad podia chamar o FB para compor sua equipe.

  7. Irmãos Marinho, FHC, Alckmin, Temer, Merval, Noblat, Otávio Frias, ACM Neto, Ronaldo Caiado, Mainardi, Miriam Leitão, Augusto Nunes, Eliane Cantanhede, Gebran, Paulsen, Laus, Thompson Flores, Josias de Souza, Anastasia, Henrique Meireles,Moro, Deltan, Persio Arida, Marcos Lisboa,Marta Suplicy, Marina, Elio Gaspari, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Carolina Lebbos, Fux, Carminha, Aecio, Magno Malta, Erika Marena, Igor Romário, Carlos Fernando, Doria, Fachin, compõem uma turma ruim de voto. Lula preso ha mais de 160 dias, sem dar uma entrevista, impossibilitado de ser candidato e escolhendo um candidato vence dessa turma toda e com folga. É um vexame. Bolsonaro deve ser superado em breve.

  8. O percentual de abstenção em 2014 atingiu a marca de 19,4%. O Ibope está dizendo que agora é de 12% brancos e nulos. Alguma coisa está errada. Se a média for mantida, 31% ou não vão votar ou vão votar “em branco”. Tem muito voto escondido por aí.

  9. A cara dos canalhas da globosta é imperdível , muito hilário ! Cara de bundas !tentaram destruir o gigante Lula de todo jeito com o bosta do juizeco que quebrou as maiores empreiteiras da construção civil das América do sul ! Para culpar os governo do PT ! Imagino a dor do tiro no pé desses canalhas golpistas bandidos ! Lesa pátria ! Todos a serviço dos USA

  10. Meu Deus. Salvem o Brasil. Eu vou ajudar depositando meu voto e de quem me acompanha onde tenho que depositar, mas nunca esqueço.
    “o PT é que nem galinha: cacareja na esquerda, mas bota ovo na direita.”
    O mundo sabe quem falou esta frase.

    Que o PT governo seja o PT que diz ser, e não o PT que é de maneira privada.
    E não venham com papo de governabilidade dessa vez, pq se falharem de novo, vão pra lata do lixo.

  11. a melhor resposta ao Golpe será a vitória do PT ( Lula lá) mesmo com 7 anos de propaganda anti-petista e um golpe judiSSiariro-midiático

  12. Rui Costa, governador da Bahia, na minha opinião é o autor da frase mais impactante de todo esse momento que vivemos: “Se o juiz resolveu fazer política, o povo vai fazer justiça”. Vamos nesta justa onda vermelha.

  13. Acho que seguraram os pontos do coiso .Toda essa campanha #elenão que já varre o mundo afora , adesões à todo momento de artistas , e ele mantém os 28%? Eu duvido que ele não perdeu pontos. Sabem que no momento que ele “fraquejar” um ponto que seja , ele despenca ladeira abaixo.

  14. Acho que não é bom cantar vitória antes do tempo. Isso dá azar.
    É melhor não contar com o ovo antes da galinha colocar.
    Porém essa pesquisa foi ótima para o Haddad.
    Só mostra que o povo quer votar e quer que respeitem o voto.
    Lula é muito maior que pt, psdb e judiciário. Só o Moro e o psdb não percebeu isso.

  15. Quando se esperava que os mi-mi-mis do cavalo paraguaio o fizessem pelo menos trotar, vê-se que o “coiso” empacou…Lá vai o Bozonaro ladeira abaixo, ao som dos relinchos de sua tropa.

  16. O Haddad não está tirando voto de ninguém, ele apenas percorre e rapidamente o trajeto de votos que seriam dados a Lula em torno de 40%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.