“Jornalismo de “pegadinha” da Globo merece “foras” recebidos

Jair Bolsonaro e a Globo se merecem, mas não há dúvidas de que, ontem, não se pode acusar o mais agressivo dos candidatos de ter sido o provocador dos bate-bocas que, aliás, só o beneficiaram.

É que, já há tempos, a Globo transformou as entrevistas com candidatos em “jornalismo de pegadinhas”, do tipo “o senhor diz isso, mas fez aquilo”, “quando o senhor foi tal coisa, fez isso”, “o senhor diz isso, mas o fulano de sua campanha diz aquilo outro” e coisas do gênero.

Ah, sim, e com pautas que prega, mas não pratica, sobre pobres, mulheres, direitos humanos, etc…

O casal de entrevistadores se assemelham a uma banca de examinadores, que deitam falação sobre o que é correto e verdadeiro e parecem só esperar que se concorde com eles.

Os problemas da indústria, do comércio, da agricultura, do trabalho, da educação, da saúde? Zero.

Já corrupção, com os ares escandalizados que nunca tiveram quando, nos governos que lhe apeteciam, é assunto dominante.

Acima disso, só “o mercado” que diz, que sabe, que quer, que precisa e que…manda.

Nenhuma vontade de fazer perguntas relevantes.

Como será a política do salário-mínimo? A de educação, inclusive o piso do magistério? Os hospitais públicos e os postos de saúde entram na conta do “privatiza tudo” proposto por  seu assessor Paulo Guedes? O senhor permitirá a venda da Embraer para a Boeing? A intervenção militar no Rio produziu poucos ou nenhum resultado concreto, o senhor pretende reproduzir nacionalmente a experiência de entregar a Segurança Pública ao Exército? Vai haver efetivo para isso?

A lista poderia ser de rolar a tela do computador.

Porque a bancada do Jornal Nacional é, na verdade, um genuflexório à espera dos joelhos servis do candidatos.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Texto mais que perfeito para essas sabatinas direcionadas para tudo que seja conveniente para a casa grande.
    Se porventura o Haddad furasse a bolha e comparecesse nesse jornal, os dois entrevistadores iriam com um porrete e não o deixariam abrir a boca em nome da famigerada “corrupção” que levou o Brasil pro buraco, onde a globo quer que esteja.
    Fascistas em época de eleição se entendem muito bem entre si. A matança começa depois do pleito
    #LulaLivre

  2. Faz décadas que não assisto a debates nem entrevistas.
    São 35 partidos mais de 30 são de direita. Os discursos são os mesmos, mudam as roupas para enganar o povo e conseguem muitos votos assim. Estão no poder.
    A colonização e ocupação do Brasil se deu de forma muito violenta e ainda é.
    Não se muda o Brasil, sendo republicano e nem com paz e amor.

  3. É o tipico cientista que criou um monstro bizonho mas que agora, nao consegue mais controlá-lo.

  4. A entrevista e ontem com Bolsonaro mostrou que existe um roteiro para cada candidato e os entrevistadores não têm muita habilidade para se desviar e aproveitar algo que o entrevistado respondeu. Nas primeiras perguntas de ontem feitas a Bolsonaro, ele disse que era do baixo clero. Os entrevistadores poderiam dizer que baixo clero é a denominação dada aos parlamentares que se caracterizam pela passividade, pelo clientelismo, pela falta de habilidade política para se envolver e negociar, enfim são os piores. Era assim que o candidato se define? Essa seria a pergunta natural a ser feita em seguida.
    Logo depois, Bolsonaro disse que por ser do baixo clero, não ocupava cargos públicos no governo. E era por isso que ele não estava envolvido na lava-jato. Era uma grande oportunidade para o entrevistador perguntar: pelo que o Sr. afirmou agora, a razão para o Sr não estar envolvido em irregularidades não foi sua honestidade, mas a falta de oportunidade de roubar. Como presidente, haverá muitas oportunidades, se o Sr. for eleito, as aproveitará?
    Isso ocorreu logo nos primeiro minutos da entrevista.
    Entrevistadores mais espertos se sairiam melhor. Contudo, o capitão já possuía suas jogadas ensaiadas. Elas eram a pejotização dos entrevistadores e a participação da globo na ditadura. Elas seriam usadas tão logo os entrevistados tocassem em reforma trabalhista e em apoio do capitão à ditadura. O JN seguiu o roteiro óbvio e caiu na arapuca. Cair na armadilha de Bolsonaro não é exatamente algo bom para se ter no currículo.

  5. Fernando, aquilo foi mais combinado que o campeonato carioca. A Globo quer um novo Sarney.

  6. Não perco meu tempo assistindo a nada desse lixo. Debates fajutos, entrevistas fajutas, campanha fajuta e eleição fajuta. Ontem à noite, na rodoviária de SP à espera de ônibus que me traria de volta à roça, bati um papo bem mais produtivo com duas mulheres – mãe e filha, adultas, de perfil modesto e supreendentemente bem informadas – que esperavam ônibus para visitar a velha mãe e avó em Nova Iguaçu. Ambas são antigas eleitoras de Lula agora desnorteadas porque não sabem em quem votar ou acreditar.

    Reconhecem os benefícios dos governos Lula mas criticam o governo Dilma, que dificultou a vida de todo mundo. Temem Bolsonaro e ficam pensando em quem serão Alvaro Dias e Amoedo, de quem ouviram falar mas não sabem muita coisa. Tem horror a Alckmin. Detestam Doria, para o governo de SP, e também o canalha Paulo Skaf. Não confiam no Ciro nem tampouco na Marina. Ou seja, simples mas nada bobas. Em sua simplicidade, sabem porém que “do jeito que essa eleição vai acontecer, não vai adiantar nada porque não tem como dar certo”. A filha menciona inclusive “até a ONU já avisou que não está certo o que fazem com Lula”.

    E olhem que não são petistas, apenas brasileiras ressabiadas com as armadilhas e truques do Judiciário e com os cantos de sereia da mídia, que pressentem e dos quais não gostam. Pensam ambas em se mudar para o Uruguai, terra que “parece ser muito boa”. Pra quê debate? pra ouvir mentiras e absurdos?

  7. É o que diferencia os atuais postulantes à Presidência, tirando Boulos,e o facista Bozonauro. Eles atacam esfregando o sujo passado da Globo na cara da Globo. O
    Coloca em posição de defesa ( e de descrédito). Ciro perdeu a chance de fazer o ataque, preferiu ser “educado” com quem o despreza, e atacar sempre Lula/ PT que o valoriza. E assim a barca vai com um louco, rumo ao desfiladeiro, escolhido pelo “mercado” financeiro e judiciário.

  8. Destruir a política. E só…
    Sem política não há democracia. Mas quem se quer saber de democracia?
    Basta que exista o Mercado!

  9. E pensar que era só tirar a Dilma ein! Mas que bela e inesperada surpresa para os golpistas
    tic tac tic tac
    Se já não bastasse “aquele” que não pode ser visto ou escutado, vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não, agora os golpistas têm dois meses para resolver outro problema insolúvel ….
    tic tac tic tac
    abater o cavalo xucro e colocar em seu lugar o cavalo manco, sem perder os apostadores fiéis do xucro (ou seus fiéis apostadores)
    tic tac tic tac
    ou montar no cavalo xucro correndo o risco que a soma dos apostadores do dois cavalos seja suficiente para ganhar o páreo.
    tic tac tic tac
    façam suas apostas golpistas porque como dizia o locutor esportivo: ” o tempo paaaaaaaaaassa…”

    A nós cabe empunhar uma vez mais nossa única e poderosa arma: o voto.
    Ás urnas cidadãos e cidadãs, e mostrar para os golpistas uma vez mais (será a nona!!!! mas será a Nona) que se o poder tem donos, agora e para o desespero deles as urnas também tem!

  10. Os bisnetos de alemães e italianos no Brasil estão repetindo os erros de seus antepassados. Lá, o ódio aos judeus, ciganos e comunistas levou Hitler e Mussolini ao poder. Aqui, o ódio aos LGBT, negros, nordestinos e petistas vai acabar levando Bolsonaro ao poder. Se esse sujeito construir uma maioria conservadora no Congresso temo pela reedição dos campos de concentração aqui no Brasil…obviamente no modelo “presídios geridos pela iniciativa privada”…irão enjaular todos: pobres, ?ndios, médicos cubanos, LGBT, petistas, etc…com o beneplácito do nosso judiciário…até porque os direitos e garantias individuais no Brasil já não mais vigoram…o papel aceita tudo e prender uma pessoa no Brasil é a coisa mais fácil do mundo…(i) invadiu terras improdutivas? Cadeia!, (ii) Mov Sem Teto? Irão enquadrar em meia dùzia de artigos e prender todos em flagrante, (iii) manifestação na Paulista? Irão dizer que é terrorismo. Pessoal, o golpe não foi dado para entregar o poder de bandeja para o Haddad ou Ciro. A direita já está além do “point of no return”…ontem a Globo deu a senha ao ficar de quatro para o Bolsonaro. E hoje o mercado sinalizou que é por aí mesmo….estamos caminhando a passos largos para a barbárie e para um regime totalitário.

  11. Sinceramente, não gosto de parte do jornalismo da Globo. Mas não posso ignorar que muito dos questionamentos da ¨bancada¨ estavam e estão para desnudar esses candidatos. Quer a opinião dele ou deles sobre educação? basta acompanhar as respostas dos assuntos pautados Quer sobre segurança ? O bandido que tiver uma .30 tem quer ser enfrentado com uma .50 e se tiver uma .50 com um tanque. Essa foi a resposta dele;proposta. Se o ¨Tijolaço, quer propostas prontinhas e bem enfeitadas, baixe o programa de governo – se tiver- ou espere o horário politico. Se não consegue tirar seus proprias conclusões de uma ¨entrevista pegadinha¨ , peça de volta o dinheiro do Curso de Jornalismo que fez.. Eu pediria…

    1. Jornalismo não é selvageria, é relevância. Quem trata entrevistado com grosseria é repórter de programa policial. Respostas reveladoras não se obtém com um soco, mas com a capacidade de conduzir o diálogo. Ponto 50 contra ponto 30 é só uma idiotice. Nem na guerra é assim, porque sempre se trata de maximizar os ganhos minimizando as perdas. Até porque a ponto 30 mata tanto quanto a ponto 50 e eu não quero que policiais morram com sua ponto 50. E não tenho de pedir dinheiro de volta, sou cria e devedor do ensino público, franquia que procuro pagar com minha fidelidade ao povo brasileiro e aos valores da civilização.

    2. meu caro, vc merece a globo e o bolsonaro sem dúvidas.O JORNALISMO não é ficar a procura de audiência apelando para situações de confronto fúteis.Há espaço no JORNALISMO para ajudar (neste caso) a esclarecimentos que óbvio (se alguma vez vc viú um programa de governo) nas propostas “montadinhas no partido” nunca serão necesárias ( é todo possível é todo perfeito).Mas por exemplo ,só um,( pra lhe ajudar a entender) ,o bolsoasno poderia ser perguntado se acha correto as cotas para acesso a universidade ,se sim ou não e o porqué,viú que simples? a resposta terá inúmeros indicios a respeito do que o asno “pensa” sobre diversas questões.

      1. 1º Colega, não passa nem por um momento a mim votar nessa ¨figura¨, 2º prefiro um debate de ¨confronto¨ que um ¨higienizado¨ . E sim, em algum momento cheguei a ler ( alguns ) programas de governo, inclusive desse infeliz. Que me pareceu aqueles folhetos que as Testemunhas de Jeová te entregam. 4º Apesar de não gostar de certos segmentos do jornalismo da Globo, não sou o imbecil que diz que só assiste quando passa pelo quarto da empregada ( coisa que por sinal, não tenho) para ver que outros segmentos tem seu valor querendo ou não. Sem mais, bjos

  12. Tem que acabar com essa m… da Rede Goebbels ou po-la a serviço do povo, estatizando-a, sem indenização, exceto a que os 3 patetas devem pagar por décadas de esbulho ao povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *