Lula e o pão de ló – II

fabio

Já usei a metáfora, com outros números, os de aprovação do levantamento Ipsos-Estadão, em um texto aqui, lembrando a metáfora de Leonel Brizola com o pão que, bem sovado, cresce quase milagrosamente.

O jornalista Fábio Vasconcellos, que fazia – e muito bem – a coluna “Na base dos dados”, em O Globo, analisando pesquisas, usou os dados do Datafolha para mostrar o desempenho dos ex-candidatos ao longo do tempo e traçou o gráfico que adaptei – sem alteração de conteúdo, óbvio – para ilustrar este post.

O resultado é impressionante e aos que se alimentam da esperança de afastar o ex-presidente da disputa deveria fazê-los colocar não uma pulga, mas um elefante atrás da orelha, porque pouco sólida será uma decisão que produza efeito político  inverso ao que desejam.

Observem que,  dependendo do que se tome de ponto de partida (dezembro de 2015 ou após sua “condução coercitiva, em março de 2016), ele passa de 22% ou 17% para seus 36%, registrados na última rodada do Datafolha. 14 ou 19 pontos de crescimento, conforme a escolha que se fizer e 6 pontos desde que Moro condenou-o a nove anos e meio de prisão.

Bolsonaro, reconhecido por todos como um “fenômeno eleitoral”, no mesmo período, subiu 10 pontos. Menos, portanto, que o ex-presidente, Como cada ponto percentual equivale, aproximadamente, a 1,4 milhão de eleitores (sem considerar a abstenção), pode-se dizer que Bolsonaro “ganhou” 14 milhões de eleitores, enquanto Lula acrescentou – ou resgatou – um novo contingente de cidadãos e cidadãs  dispostos a dar-lhe o voto que varia  entre 17  e 27 milhões, considerado o momento da sua “semiprisão” determinada por Moro

É, portanto, mais “fenômeno eleitoral” ainda, se considerada a avalanche de mídia e ataques judiciais que recebe.

Quanto a Marina Silva e Geraldo Alckmin, os outros pré-candidatos em relação aos quais Fábio tabula os índices, o retrato é aquilo que os gaúchos chamam de “crescer como cola de cavalo!”, isto é, para baixo. Ela cai de 24% para 10% (20 milhões de eleitores perdidos) e ele de 14% para 7% ( 10 milhões de eleitores a menos).

Seriam prudentes os aprendizes de feiticeiro que querem “inventar” a eleição com veto em lugar de voto.

A jararaca dobrou de tamanho desde que lhe pisaram o rabo.

 
 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

  1. O povo conhece Lula e tem nele a maior referência de bem-estar social deste nosso espoliado país.

  2. Em relação ao “Mito”, há que se fazer uma observação: robozinho de internet não vota.
    É melhor Jair se acostumando: bolsonaro já era!

  3. Uma vez um senhor me contou uma história interessante: na cidade onde ele morava fizeram um campeonato com oito times, só que num time só reunia os melhores jogadores daquela cidade. Então não houve campeonato, os times 7 times desistiram e entregaram o Troféu para aquele melhor time. Lula já ganhou, não precisa nem ter eleição, nem gastar milhões de reais para se formar todo aquele aparato eleitoral. Chega em janeiro de 2019 é só passar a faixa Presidencial para o Lulaço, governar para o povo brasileiro, que o AMA MUITO.

  4. Quero ver as pesquisas que mostram a realidade, só contabilizando quem de fato pode ser candidato.

    1. Pois é, dando de barato que as pesquisas estão corretas e seguindo o raciocínio do post, se o Molusco for re-condenado passará a 40%. Se re-condenação for por 3×0 e a pena for aumentada para 20 anos ele deve ir para uns 47%. Mas aí pode ir até para 99 porque não poderá concorrer. No máximo, vai ser o cara mais popular da penitenciária.

      1. Arnestinha Pederasta
        Tá ficando enjoativa boneca. Mude o disco filha de puta ! Seu senso de humor é uma merda!

    2. Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra
      Começaram o troca-troca novamente? Quem tá chupando quem ? É você menina ?
      Libélula !

      1. Agora eu estou curioso para saber quem é esse doleiro Dário Messer(?) que está vivendo no Paraguai.Quem é essa raça Erivaldo Souza,Tony Garca,Zucolloto?Beto Richa(escândalo do quadro negro e o tal tolete de merda e não piloto na lista da Odebrecht),Ratinho(HSBC)e porque Alberto Youssef da quadrilha do Banestado e Farsa Jato e está sempre soltinho?E que história é essa do assassinato do tal Paulic? E a pizzaria do Faustão no escândalo do Banestado? Como foi o fim da operação Banestado?Que história é essa das organizações Globo dizendo que Trump e Cia estão de acordo com o golpe? Prende-se Cabral amigão de Luis Fux de maneira horrorosa,Eike Batista,Odebrecht,etc,etc,mas não se prende gente sem foro privilegiado como:Ellen Grace do grupo EBX(setor jurídico),Ademar Ribeiro irmão de Ana Lúcia Alckmin(Lú Alckmin é para os puxa sacos e íntimos) que ia pegar malas de dinheiro de Geraldo Alckmin no Incor de São Paulo,53 milhões de Serra do Bem na Suíça,milhões de Aécio da Cunha Neves(mais de 85 milhões) escondidos em Cingapura,Liechtenstein,New york,Bahamas,no hélicoca,aeroporto internacional de Claúdio,fora a bolada da lista de Furnas,passando a fortuna de Aécio roubada do povo de Minas Gerais em mais de 120 milhões de reais,mas não se prende seus operadores sem foro privilegiado.Cadê a Farsa Jato de São Paulo prendendo como cartão visita Paulo Preto?Cadê a Farsa Jato Mato Grosso para prender o tal Pedro Taques?

        Estes farsantes não vieram salvar o mundo e as galáxias,segundo vocês?

        Se a Globo News,Band News,Jovem Pan,Jornal Nazional,SBT Brasil,Record,Falha de São Paulo,Estado de de São Paulo,Veja,QuantoÉ,Época e etc,não te informa,problema seu.

        A corrupção da Farsa Jato é mais brava do que possamos imaginar.

        Falando em corrupção,como fica os 15 milhões iniciais descobertos de Bolsonaro que se for vasculhar é muito mais?

        Luizinho sofre devassa a três anos e até agora não acharam nada dele.

        Então rapaz do CNPJ em nome de laranja e que nem tem coragem de mostrar o nome verdadeiro,sabemos que você é um caso perdido assim como é Temer,Globo,Silvio Santos,Bolsonaro e seus debeis mentais eleitores,você tem respostas no mínimo ruins,já que é difícil arrumar argumentos razoáveis para defender essa quadrilha lesa pátria,para estas dúvidas?

        Se não tiver,se eu fosse o dono do Tijolaço o bloquearia por canalhice politica.

        Não se esqueça de assistir o seu Golpista Mishell Temer hoje no canalha Silvio Santos defendo a morte sem aposentadoria.

        1. Esse breve comentário é para o cara do CNPJ falso Tissó Kavara que deve estar esperando o golpista Temer lançar a nota de 50 reais para o auditório do tal Abravanel e que ele vai pagar com 500 milhões para o mercenário dono do SBT,para ver se ele consegue pegar da televisão dele.

      2. Não fomos nós que demos golpe pra pegar o poder depois de perder no voto (pela quarta vez consecutiva). Quem que foi na rua gritar por mudança nas regras do jogo só porque perderam em 2014 não pode cacarejar sobre não aturar discordância em 2018

  5. Kervara.. Se Lula for impedido pelos bandidos de toga, votaremos em quem ele indicar e voce vira latas vai se fuder de verde e amarelo.

      1. Tissôkavara alheia.
        O troco é bão?
        É por hora ou tarefa?
        Falando sério: És um pelinha, garoto!

  6. J. Ademar não deve dar trela para as “baratas” os norte-americanos chamam chamam o Brasil de quintal e de onde vêm as baratas? do quintal trairas e vende pátria não se enmendam trai,trai, e trai e ganham passagem de graça ida volta para Disney é a típica lavagem de anions a cores, e quando desembarcam por campinas vêm às fazendas da província do estado mais rico da federação. Um dia será lembrado como o lado mas escuro experimentado pela Nação Continental . O coração do ultimo guerreiro comanche” Gerônimo foi enterrado na curva do rio porém ele está batendo mais forte em cada peito dos revolucionários latino-americanos e um deles é o grande e espetacular Lula da Silva.

  7. Os que estudam ciências exatas (e Estatística, um ramos especializado da Matemática, é uma delas) sabem o que é normalização de uma função, os que são escalas gráficas e como podem essas técnicas sere usadas para realçar alguma informação de interesse dos editores, minimizar ou ocultar outras, que vão de encontro aos interesses daqueles que pagaram por alguma pesquisa ou sondagem. Por essas e outras razões – e sabendo quem são os controladores dos chamados “institutos de pesquisa de opinião”, notadamente os que fazem levantamentos sobre preferências políticas e eleitorais – é que devemos sempre DESCONFIAR de TODO e QUALQUER RESULTADO divulgado, assim como das induções contidas nas perguntas dirigidas aso “pesquisados”.

    Logo após o golpe de Estado de 2016, este Tijolaço e o portal Intercept descobriram e denunciaram uma fraude perpetrada pelo DataFolha, com objetivo de beneficiar o quadrilheiro Michel Temer e seus comparsas. A FSP tentou enganar seu leitorado e só não persistiu na fraude porque foi denunciada na blogosfera progressistas e independente. Mesmo que tenham ficado ‘escaldados’, com a denúncia de desmascaramento da fraude anterior, quem acompanha o noticiário da turma da Barão de Limeira sabe que NADA mudou na linha editorial e que a massa falida do Grupo Folha depende desesperadamente das verbas publicitárias do governo golpista, para não fechara as portas e, receber ordens de despejo e ter dívidas executadas por outros credores.

    Portanto esses dados e esses gráficos divulgados pelo DataFolha devem ser lidos com cautela. É muito provável que as intenções de voto no Ex-Presidente Lula estejam subestimadas e as de Bolsonaro sobrestimadas. NUNCA DEI e NÃO DOU o menor crédito a qualquer “pesquisa” que tenha apontado, que aponte ou venha apontar Boçalnaro 20% ou mais de intenções de voto. Se o levantamento foi feito após a própria FSP retirar do armário alguns esqueletos e capivaras da família Boçalnaro, menos crível se torna o percentual ‘gorduroso’ de 18 % que lhe atribuem nesse último resultado divulgado. Deve haver grossa manipulação e fraude nisso aí. Basta alterar a escala de um dos gráficos ou fazer as perguntas de forma capciosa, para induzir nos ‘pesquisados’ a opinião desejada pelos que encomendaram (e pagaram) a “pesquisa”; isso não muda se a própria FSP for a ‘encomendante’ da “pesquisa”.

    Como tenho comentado aqui, as intenções de voto no Ex-Presidente Lula já superaram 45%, há pelo menos seis meses. Considerando 25% de abstenção, nulos e brancos (que o percentual aproximado verificado nas últimas eleições) isso significa que Lula possui, desde meados de 2017, principalmente depois que sérgio moro excretou uma sentença condenatória, SEM PROVAS, contra ele, cerca de 60% dos votos válidos. Esse percentual deve crescer para algo em torno de 70% até outubro, quando Lula pode ser eleito já no 1º turno. Esse desespero e essas manobras ilegais e criminosas das ORCRIMS midiáticas e judiciárias, tentando tornar Lula inelegível, evidenciam que NÃO HÁ no momento e nem haverá nos próximos meses NENHUM candidato capaz de vencer o Ex-Presidente Lula, caso haja eleição e ela ocorra de forma limpa, sem fraudes. E maior fraude que pode ocorrer é a inabilitação de Lula por meio do tapetão judicial, marcado para esta quarta-feira, 24 de janeiro de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *