Lula não é teimoso, é político

A notícia de que o ex-presidente Lula não quer aceitar o regime semiaberto (ou aberto, como é mais provável, pois seria inviável um “entra-e-sai” diário do ex-presidente) deve ser lida pelo lado político, muito menos do que pelo jurídico.

É, na situação vergonhosa em que se encontra o Judiciário brasileiro, a pressão que o ex-presidente pode exercer para que o Supremo faça o que é seu papel fazer: julgar a inconstitucionalidade da prisão antes do trânsito em julgado de sentenças e apreciar o que está já evidente, a parcialidade do então juiz Sérgio Moro, autor de sua sentença.

Sim, é claro que essa posição correspondem aos sentimentos de honra e dignidade – algo “fora de moda”, hoje, entre os homens públicos.

Mas é, essencialmente, um bloqueio a que se faça uma “conta de chegar” judicial, negando ou protelando as decisões e devolvendo a normalidade aos processos que Lula enfrenta com a atenuante do “ah, mas ele não está preso”.

Se tiver de lançar mão disto, só o fará se mudarem as circunstâncias.

Lula é um animal político – não se confunda com os políticos animalescos, tão em voga – e sabe que ele é um símbolo, o único que a sociedade brasileira tem, neste momento, para que se assinale o ponto de viragem na escalada de autoritarismo em que vem o Brasil.

É a única vítima que nossos algozes temem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

21 respostas

  1. Lula está certíssimo, aceitar a progressão da pena é uma confissão de culpa e ele é um “condenado” sem provas num processo viciado e manipulado que seria nulo desde a origem em qualquer país medianamente civilizado.

  2. De pleníssimo acordo, com Lula e com Brito.
    Pedir progressão de regime, como se estivesse conformado com a condenação, mesmo sendo inocente, seria um tiro no pé.
    Principalmente, depois das revelações do Intercept.
    Seria tirar a urgência das providências que têm que ser adotadas contra os crimes da lavajato e dar oportunidade ao Estado para postergar ad aeternum a investigação, julgamento e condenação dos suspeitos.
    Além de enfraquecer a luta de Lula para provar sua inocência, por transmitir ao Brasil e ao mundo a falsa percepção de que as injustiças contra ele foram corrigidas ou amenizadas.

  3. Brito, bom dia!
    Olhando hoje o Brasil de outro país, sinto uma profunda saudade de voltar a ser o que não conseguimos nos tornar.
    Estamos voltando a ser capitania hereditárias dos EUA por opção de um bando de vira-latas.
    Tenho vergonha da vergonha que sinto no que transformaram meu país
    O judiciario, PIG , políticos na maioria, empresários, classe média (omissa, invejosa e puxa saco de ricos) me envergonham.
    Nojo do consórcio GLOBO, PSDB, JUDICIÁRIO e FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO que durante os últimos anos difundiu o preconceito e ódio em relação ao PT, culminando em transformar o Lula em preso político, justamente o motor da melhoria que o Brasil estava alcançando.
    Estávamos caminhando a passos lentos, mas seguindo um caminho onde podíamos vislumbrar um futuro digno de um povo que se orgulha e respeita.
    Onde estou atualmente as pessoas perguntam.
    Como é possível que isso tenha acontecido de maneira tão rápida e sem resistências nas ruas?
    No caso se referindo aos brasileiros que eram a maioria e estavan sendo beneficiados.
    Respondo, tento explicar, mas as pessoa não conseguem entender, pois aqui, até as folhas que elas coletam em seus quintais no outono, são entregues para a prefeitura processar, transformar em adubo e devolver uma parte para que elas usem em seus jardins.
    Fica o vazio e a tristeza de ver um povo que não sabe e pouco se importa e se informa pra saber o que é direito e cidadania.
    Nem falo do estado de fascismo atual por que fascista sempre existiram, mas faltava solo fértil e justamente o que me envergonha, foi o adubo perfeito para tudo isso.
    #lulalivre

    1. Parte das respostas encontram-se nas táticas de manipulação e fraude operadas pelo fascista Steve Bannon e sua máquina, reveladas nas investigações sobre a Cambridge Analytica. O documentário The Great Hack (Netflix) desnudou a “mágica” que deixou o mundo inteiro perplexo: uma gigantesca máquina de mentira e manipulação, para destruir democracias.

    2. Nunca tive experiência de morar fora e um amigo meu nômade, cujo trabalho permite isso, já morou muito tempo nos EUA e em alguns países da Europa; ele disse que não tenho como saber o que é viver num país em que tudo funciona. Não faço a mínima ideia! Mesmo assim ele é bastante crítico – diz que nos EUA as coisas funcionam muito bem no nível da municipalidade, onde é bem presente a cidadania, e isso faz os americanos se satisfazerem, mesmo porque eles não têm o mínimo domínio sobre o governo central, que é dominado por interesses das corporações e do deep state. Disse também que a desinformação e deturpação pela mídia é gritante. Há poucos dias me falou que navegando pelos sites jornalísticos dos EUA, lê nos comentários a mesma ignorância e truculência e fascismo que lê aqui, igualzinho, “só muda a língua” disse ele; pelo jeito é um sistema de dominação trumpista e do steve bannon de dominação das mentes, rs

    3. O Rui Costa Pimenta, do Partido da Causa Operária, que todo sábado às 11:30 faz boas análises políticas ao vivo no youtube, vai sempre para a Europa realizar encontros e fazer palestras para os comitês brasileiros e ele sempre diz que os brasileiros que não estão enfurnados aqui na desgraça veem com mais clareza o que está acontecendo aqui

  4. Dilma não foi tirada da presidência por motivos econômicos, mas sim políticos. E Lula não preso por razões jurídicas, mas sim políticas.

    1. Dilma também foi tirada por motivos econômicos, pois estava tentando reduzir o spread bancário. Uma das táticas usadas era baixar o spread dos bancos públicos, para forçar os bancos privados a acompanharem. Lógico que os banqueiros não gostaram. Hoje bolsonaro está fazendo o inverso, tirando da concorrência os bancos públicos e tentando passar para os bancos privados até os financiamentos em infraestrutura e moradia, que eram financiados com recursos públicos, a taxas mais baixas.
      https://jornalggn.com.br/economia/tombini-reducao-do-spread-bancario-e-determinacao-de-dilma/

    2. … Em parceria com o GÂNGSTER eduardo CU(nha), o STFede nazigolpista sequestrou o mandato da legítima e honrada presidenta Dilma Roussef!
      Em parceria com o psicopata ‘SUJO mor(T)o’, o mesmo STFede foi o principal responsável pela prisão dos inocentes presidente Lula, José Dirceu e João Vaccari Neto.
      E eu nem vou remontar aos crimes perpetrados pelo rábula psicopata joaquim barbosa do Mentirão!…

  5. Eterno presidente LULA, parabéns pelo Dia dos Pais!
    Presidente Lula ‘O Pai dos Pobres’!
    [E por essas e outras virtudes, tão odiado pelos(as) fascistas desalmados(as)!]

  6. >O ódio que se dedica ao petismo e sua personificação, o lulismo, só se compara ao ódio que as forças reacionárias dedicaram ao trabalhismo e ao getulismo nos anos 50 e 60. Ainda que exista semelhanças e diferenças em relação ao dois movimentos políticos, pouca coisa se modificou em relação aos métodos e objetivos das forças reacionárias de sempre.

    1. Os homens são a mesma porcaria desde Caim e Abel….o que em alguns casos evolui é a sociedade…aqui estamos nos primeiros degraus….mas para que possamos continuar a subida temos que identificar essa elite canalha e lhes cobrar as responsabilidades.

    2. Infelizmente o mesmo ciclo se repete no Brasil desde sempre. Foi assim desde Zumbi, passando por Antônio Conselheiro, Tiradentes, D. Pedro 2 em menor grau, Getúlio, Jk e agora Lula. Sempre que Quantos alguem se dispõe a tentar mudar o status quo da estrutura social brasileira acaba acontecendo um golpe ou a execução .Quantos mártires ainda precisaremos até que tomemos a responsabilidade da mudança em nossas mãos?

  7. Eu não entendo essa lógica, embora respeite a decisão de cada um.
    Mas se ele se entregou pra ser preso e isso nao foi considerado confissão de culpa, qual o problema de pedir progressão?
    Desde quando pedir progressão é admissao de culpa?
    E ficar preso numa carceragem é menos humilhante que usar tornozeleira? Coisa de doido…

    O outro argumento que é o do “pressionar o stf”, pelo amor de deus. O cara ja ta preso ha mais de um ano em cima de uma sentença por ap atribuído e fatos indeterminados. Nao existe nenhum constrangimento ou pressao por manter o lula na cadeia. Pelo contrario, a pressão que se sente no stf é pra que nao solte. Ele nao solicitar só facilita a vida do stf: “se nem mesmo o reu esta pedindo pra sair, entao que fique lá “. E aí enquanto ele espera, vai tomar uma segunda condenação.

    Novamente, cada um com suas decisões, mas é uma estratégia “pouco inteligente “.

    1. Lula recebe muitas visitas importantes e bem informadas com as quais troca ideias. Também esteve muito tempo no poder. É razoável imaginar que ele conheça bem todo o sistema/esquema que o mantém preso, bem como suas limitadas chances de sair.
      Por outro lado, desconhecemos muita coisa dos bastidores dessa prisão e de todo o golpe. A começar pelos humores, pressões, interesses dos setores (militares, judiciário, mídia) que seguem dispostos a cumprir a agenda do norte, a qual certamente inclui a manutenção da prisão.
      Difícil imaginar que variáveis como pressão internacional, descontentamento do empresariado brasileiro e de setores da grande mídia, destruição da imagem do país no exterior, movimentos de rua e sabe-se lá mais o quê sejam capazes de afrouxar essa agenda a ponto de permitir a liberdade de Lula.
      Se ele próprio tem essa mesma percepção, não há porque acreditar em semiaberto; seria tudo um jogo de cena inútil – apenas o judiciário cozinhando o galo até a próxima condenação. Nesse caso, o que lhe restaria fazer senão jogar com as armas que tem: sua dignidade e o forte simbolismo de uma prisão injusta?
      Claro, tudo isso é apenas uma hipótese. Também não é impossível que ele esteja esnobando o semiaberto até por saber (informações privilegiadas?) que o stf estaria tão puto com os curitibanos a ponto de romper a agenda do norte e anular todo o processo (sonhar é de graça).
      Posso estar enganado, mas não me parece razoável subestimar a inteligência da decisão de recusar o semiaberto. Como já disse, da missa não sabemos um terço.

  8. Firmeza e clareza política do Lula.
    Stuckert, que o acompanha há 17 anos e já o viu em todas as situações possíveis – sendo recebido por líderes do mundo e abraçado por multidão de brasileiros pobres – o visitou na cadeia tendo que, como disse, fotografá-lo não com os olhos mas com o coração e ficou impressionado porque Lula está exatamente a mesma pessoa. Isso é muito difícil depois de tanto tempo preso e isolado e simplesmente admirável.

  9. Cada vez mais cresce minha admiração por Lula. Preso político, condenação injusta, suportando estoicamente as mais duras privações, enquanto o país é destruído e parte da população, outrora beneficiada pelas boas políticas públicas do PT, assista a tudo maneira passiva e inerte. Temo que o preço a pagar seja altíssimo.

  10. O povo não entendeu o acordo STF CONGRESSO, MPF E MIDIA f FORÇAS ARMADAS na verdade FOI PARA MANTER O lula PRESO E NÃO PROSSEGUIR AS INVESTIGAÇÕES CONTA O flavio, E AI O DIAS TOFOLI FOI LA E SUSPENDEU ISSO TEM QUE SER DITO PELO PT MAIS O PT FICA COM MEDO DE DIZER E MELINDRAR O STF QUE ASSIM CONTINUARA A PROTELAR A PRISÃO DO LULA ATE ELE DMORRER POR CONTA DO GAZ QUE PROVAVELMENTE JA COLOCARAM NA SELA DELE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *