Lula tem que ficar na caverna

caverna

Embora seja termo corrente na mídia e até nas decisões judiciais, a “Lava Jato” não é uma “instância” judicial, observa com sabedoria o professor de Direito Penal da UERJ, Afrânio Silva Jardim.

Sob o ponto de vista jurídico, Sérgio Moro não tem mais nenhuma participação no processo relativo ao tal “triplex” no Guarujá.

Ainda que tivesse, não poderia negar cumprimento a ordem emanada de instância superior.

Se a decisão de Rogério Favreto era absurda, fosse contestada (STF ou pleno do TRF-4), com pedido de urgência. Ao mesmo tempo, o Habeas Corpus onde ele a emitiu, enviado à 8a. Turma, onde fatalmente seria negado.

Talvez não passasse de hoje, certamente não de amanhã.

Lula não iria a lugar algum, exceto, provavelmente, à sua casa em São Bernardo do Campo. Não há risco de fuga, não apenas pelos controles da Polícia Federal como pelo fato de que nem está de posse de seu passaporte, roubado em Curitiba do carro de um assessor, com o ex-presidente já preso.

Não haveria, portanto, nenhum prejuízo ao processo penal.

O que fez, no entanto, Moro e seus “superiores inferiores” praticarem as mais abusadas e escancaradas ilegalidades?

Não, não é que achem que Lula não deva ficar preso como, vá lá, seja de suas convicções.

É que Lula não pode ser solto, nem que seja por meras horas.

Não querem que se forme – nem na Justiça, nem a opinião pública –  a esperança que exista algum remédio político para devolver a liberdade e, principalmente, a voz a Lula. Um “precedente”…

O ex-presidente sabe, como ninguém, que não é seu corpo físico que se quer manter preso, apenas, mas ao que ele próprio definiu ser: “uma ideia”.

Tudo isso foi feito para que Lula não pudesse ser saudado pelos seus apoiadores, para que pudesse dar uma entrevista, que pudesse gravar um vídeo. Ou que pudesse falar ao povo da entrega do petróleo, da venda da Embraer, do desemprego, da crise, do que se passa em nosso país.

Lula não está condenado a ser mantido numa cela, mas numa caverna, sem poder se comunicar, cara a cara, com o povo brasileiro, onde tem acolhida e desperta consciências.

A propósito, no episódio dramático de 1954, Vargas escreveu: “Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.”

Alguém vê algo diferente?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. LULA SE MOVIMENTA NA JAULA E A MÍDIA E JUDICIÁRIO ENTRAM EM COLAPSO!

    Chega a ser cômico como qualquer movimentação de Lula vira um tsunami no Brasil… envolvendo STF, todo o judiciário e os oligopólios de mídia… todos acionados em alerta total!!! Daqui a pouco sairão notícias de queda na Bolsa e inflação por culpa do Lula.

    A Globo colocando repórteres de pijama para falar no improviso, tendo que deletar reportagens prontas, mudar manchetes, editar textos… juízes, desembargadores, policiais federais voando igual barata tonta… sem saber o que fazer.

    Agora de manhã tiveram tempo de respirar e combinar uma narrativa que explique o caos de ontem! Várias informações dadas no calor do momento são verdadeiros tiros no pé da narrativa criada pela Lava-Jato…

    Claro que não houve golpe… claro que Lula não é perseguido… claro que tudo isso é normal…

    O canais de imprensa são malabaristas… cada dia jogam um novo objeto no ar… na esperança de manter o equilíbrio de tudo… todo mundo sabe que vai cair… jogaram Dilma, depois Aécio, Lula, MBL, Olavo de Carvalho, Paulo Preto, Eduardo Azeredo, Moro, STF, FHC, Odebretch… como se tudo coubesse em uma narrativa de bem contra o mal…

    Muitos jornalistas agora parecem ter acabado de acordar de um “boa noite cinderela” pelados no banco da praça.

  2. É mais fácil fundar 2 países diferente do que um lado convencer o outro por argumentos. Delfim Neto já cantou que o próximo presidente também sofrerá impeachment.

    1. Por isso, devemos enfatizar a campanha para o Congresso: votar em deputados e senadores nacionalistas!

  3. A primeira oportunidade que o Lula tiver que sair da prisão só ha uma alternativa, pedir asilo político em embaixadas da Rússia ou Turquia e ficar lá dentro e convocar a população democrata que se rebele contra os golpista. lula precisa denunciar para o mundo o que está em andamento no brasil. “A DESTRUIÇÃO DA DEMOCRACIA COM APOIO DO JUDICIÁRIO.”

  4. ONDE ESTÃO OS DEMOCRATAS DE OUTROS PARTIDOS POLÍTICOS QUE NÃO SE REBELAM COM ESTE PODER JUDICIÁRIO QUE PRENDE APENAS O LULA .E O CIRO GOMES NÃO DISSE NADA ATÉ AGORA.

    O CIRO É O ENGODO QUE AS ESQUERDA VÃO SE METER. !

      1. Ciro Gomes agiu corretamente nesse post ao exigir, como cidadão e político, a credibilidade das instituições. Já você, querendo ser “mais realista que o rei”, escancara seu mau caráter discordando da postura correta de seu candidato, como se o que estivesse em jogo fosse a pessoa Lula e não a segurança jurídica de todo o povo brasileiro.
        Gente como você só vai perceber a m***a que está fazendo quando um policial chutar a porta da sua casa e levá-lo (ou alguém da sua família) preso sem nem saber do que lhe acusam. Fazer o que, há quem só aprenda pela dor…

        1. Não estou falando que ele não deve condenar o judiciário pela anarquia em que se encontra mas sim que ele não deve ficar dando satisfação ao eleitorado petista.

          E não adianta vir com ameaçazinha pra cima de mim. Ao contrário de um certo político que está preso, eu não tenho rabo preso com ninguém.

          1. Ok, ctrl+c/ctrl+v de onde eu te “ameacei”, por favor?
            Se a segurança jurídica não existir mais, você nem precisa “ter rabo preso” com ninguém. É a característica de qualquer ditadura: qualquer um pode ser preso sem saber por quê.

          2. Dizer que “vão bater na minha porta” é uma ameaça. E não, não vão bater na minha porta que o judiciário está uma zona e parte dele é parcial. Isso é um alarmismo exagerado, achar que vai sair uma ditadura daí.

  5. Essa caça insana à Lula tem rendido inúmeros tiros nos pés dos “salvadores da pátria” e um zero absoluto em votos para a “centro-direita” (leia-se, direita não facista). É incrível como a vaidade tresloucada do judiciário prefere destruir o país a todo custo, inclusive ao custo de si próprios, para “salvar” todos.
    Estão tacando fogo na própria casa para se mudarem para um lugar melhor. Só esqueceram de esconder o isqueiro, a gasolina e de ter feito uma apólice de seguro contra incêndio.

  6. Lula não está condenado a ser mantido, nem numa cela nem numa caverna, mas nas masmorras do Castelo medieval do Tirano Sérgio Moro.

  7. A verdade é que todas as instituições estão unidas no golpe. As vozes divergentes eventualmente, são apenas para marcar presença e dar um tom pálido de diversidade de opiniões. Parece impossível que surja algum fato novo que altere o que está aí. O Brasil parece caminhar de forma inexorável para um destino melancólico e, futuramente, trágico. Nossa sociedade é hedionda em suas camadas mais altas e inerte na mais baixas. Como salvar este país ?

    1. O Brasil e seu povo já estão imersos na tragédia. Passamos da melancolia à desesperança. Resta a nós, que lutamos contra o golpe, elevar o nível de luta e pressionar os movimentos sociais e outras lideranças. Se não formos para as ruas em grande número já estaremos todos condenados sem perdão.

    2. Portanto, Lula não pode ficar confiando na justiça. O Lula tem partir para ou vai ou racha !

  8. A “elite” brasileira age do mesmo jeito desde o império. As leis são apenas subterfúgios para a ideologia dominante. A oligarquia se sustenta na autoridade do sobrenome, na carteirada. Eles nem se incomodam de demonstrar a pouca inteligência, como nesse caso particular. Para nós está claro que a desobediência civil e a rebelião popular é o único caminho possível.

  9. “Alguém vê algo diferente?”

    Já se esqueceu que pra metade da população a prisão do Lula foi justa?

    1. Ainda bem que prisões não são determinadas por pesquisas de opinião, embora não tenham faltado tentativas por parte da mídia comercial brasileira.
      E aí, galera, vamos fazer uma pesquisa: quem vota a favor da prisão do “Commie Mário”?

  10. No começo da tarde ouvi o boato da soltura e corri para sintonizar a Jovem Pan. Não podia perder o espetáculo que estariam dando com a ordem de soltura. Valeu a pena ouvir. A voz de um apoplético, que parecia ser a do Marco Antônio Vila, gritava para a produção: “Tragam-me a idade deste magistrado! Tragam-me a idade deste magistrado!”. Não sei que tipo de cabala ele queria fazer com a idade do Rogério Favreto, mas ele queria saber disto com tanta ansiedade quanto aquele rei da Inglaterra que ficou a pé no campo de batalha e propunha trocar seu reino por um cavalo. Alguém lhe falou: “52 anos”. E ele, depois de balbuciar uma conta rápida: “52 anos! Isso significa que ainda vamos ter que conviver por 23 anos com este canalha fazendo parte de nossa justiça!” Depois de segurar a muito custo uma crise de risos, fiquei a pensar que a distorção moral no país é tão grande, que um desgraçado como este “comunicador” acredita, sim, que a justiça brasileira está sob seus pés, e ele pretende “depurá-la” segundo seu fanatismo ideológico de meia tigela…

  11. Eu confesso que era um dos que advogavam que o nosso querido presidente LULA deveria ter ido para alguma embaixada ou algo parecido. Mas depois dos episódios de ontem, algo mudou. O golpe está frágil demais. LULA não pode continuar preso. Alguma brecha jurídica será encontrada. Algum detalhe bem estúpido, algo que pegue os golpistas de calças curtas. LULA não ficará preso. De um modo ou de outro. Quando as coisas parecem que realmente não tem mais saída, é quando a inspiração vem. Vamos virar o jogo. De um jeito ou de outro, se é que me entendem…

  12. E por falar em caverna, uma coisa eu garanto a vocês: aqueles que pensam que são donos do planeta adoram uma caverna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *