Manipular pesquisa não ajuda a aprovar reforma, ouviram?

A chamada da capa do site de O Globo, agora há pouco, faz um contorcionismo para dar a impressão de que a proposta de reforma previdenciária feita pela dupla Guedes-Bolsonaro tem apoio da população.

Para isso, revoga aquilo que aprendemos no primário: que o artigo “a” é definido e singular.

Apoiar reformas na Previdência é totalmente diferente de apoiar A reforma da Previdência, que é esta que está colocada.

Acho até pouco que 60% apóiem uma reforma da Previdência. Afinal, sou um deles e acho que ela tem de tirar mais de quem tem mais e menos de quem ganha menos, exatamente como não faz , apesar do discurso oficial, a Proposta de Emenda Constitucional.

O que a pesquisa  CNI-Ibope mostra é exatamente o contrário: mais da metade dos entrevistados que sabem do que ela se trata rejeitam A reforma da Previdência que está aí.

E mostra, aliás, que o discurso do governo não colou entre os pobres – que ele diz que irão se beneficiar – e tem mais apoio entre os mais ricos que, afinal, devem ser masoquistas, não é? Leia só a conclusão do Ibope:

No grupo de pessoas com renda familiar de até um salário mínimo, 36% apoiam a atual proposta de reforma da previdência. No grupo com renda superior a cinco salários mínimos, 47% apoiam a atual proposta.

Não está em questão que a Previdência precisa de ajustes, embora a fórmula atual, que reúne idade e tempo de contribuição seja um caminho em geral mais justo e equilibrado. Jamais, porém, deve ser feita chantagem e mistificação com isso, porque os privilégios que revoltam a população não são os da massa de trabalhadores que será castigada.

Os “direitos adquiridos” em um grau de imoralidade inaceitável é que tem de ser podados, paulatinamente.

E a arrecadação previdenciária, num país onde só um terço da força de trabalho tem carteira assinada, está evidente, tem de ter outras fontes que não apenas os meros recolhimentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

43 respostas

  1. alguém me explica como a globo dá essa manchete?
    ela está chamando os leitores de completos idiotas, né ?

    1. Dados os últimos resultados eleitorais, digamos que a turma do Globo tem uma certa motivação para achar que seus leitores são idiotas…

      1. mas não precisava ser tão escancarado
        isso só mostra o DESESPERO

        ISSO ME DÁ ATÉ UM ALENTO, UMA ESPERANÇA

          1. espero que seja isso mesmo

            se é necessário manipular dessa forma e contratar ratinhos e ratinhas pra fazer propaganda pode ser um bom sinal – se fosse bom ou se a opinião pública não importasse nada disso seria feito

    2. Pois é, Rita. Mas isso é o que a Rede Goebbels faz desde 1965, e os Marinhos fizeram desde antes de existir essa maligna Organização Goebbels.

      1. eu sei
        é desesperador isso, e quem está acostumado a só ver TV acredita em tudo

    3. Tirando pessoas como o Brito, que leem por obrigação do ofício, só restam os idiotas para o PIG.

      1. mas ainda é um número considerável
        o JN mesmo caindo em audiência, ainda é a única informação para boa parte da população.

        eu vejo pelas pessoas que conheço – as que não tem o hábito de se informar na internet – nos blogs progressitas, repetem sem pestanejar o que JN e afins despejam – JN é a voz principal que os outros meios de comunicação repetem. Essa “informação” padronizada dá mais confiabilidade ainda, as pessoas acreditam mesmo.

        Tempos atrás eu tentei falar pra minha vizinha a outra versão dos fatos – disse que a midia mente – ela me responde que a internet tbm mente, que todos mentem, então ela acredita no que ela ve na TV. É simples assim – as pessoas por décadas se acostumaram ver TV – por vezes a TV fica ligada o dia todo – e aquilo é falado e repetido e já sabemos o resultado.

        1. Vejo uma saída através do futebol, todo brasileiro entende de futebol. Quando a pessoa na TV fala besteiras sobre futebol, o ouvinte deveria se perguntar: “Se eles erram quando falam de um assunto que eu conheço, será que não erram também nos assuntos dos quais não entendo (política, economia, etc)?”.

    4. Mas quem acredita nesse câncer realmente é um idiota. São os preguiçosos físicos por não conseguirem sequer apertar um botão do CR e os mentais, os “anarfas” políticos. Pior, são milhares, eita.

      1. são mais de 40 anos de Globo
        as pessoas criam o hábito
        ainda mais gente que não usa internet – esses assistem TV e é onde se informam – por isso o traste foi eleito

  2. Pelo gráfico, em cada 100 brasileiros, 51 são contra e 36 são a favor. Que merda de matemática e pesquisa é essa? Já não chega os “seres estrelares” e os “conjes”? Agora vem um boçal da Globo que não sabe interpretar um gráfico? É muita cafajestagem junta.

    1. SÓ LENDO TUDO PRA VER O TAMANHO DO ENGODO
      só no final eles falam que só 1/3 dos entrevistados conhecem o texto da reforma

      antes, é um bla bla bla de dar nojo

      1. Atenção, Donald Trump notifica ao Congresso dos Estados Unidos que designa o Brasil como aliado preferencial daquele país, fora da Otan. O que isso significa? Como a Otan é uma organização militar, Trump está não apenas expressando um desejo, mas levando ao Congresso a comunicação de que já está selada uma aliança militar com o Brasil. Com que fim? Uma aliança militar? O que o Brasil vai ganhar com isso? Os militares brasileiros que se preparem, porque poderão estar à beira de participarem forçosamente de uma guerra de conquista de um país vizinho ao nosso, sem que tenham tido a oportunidade sequer de discutir o assunto, por conta de uma aliança que já foi consagrada sem que nenhum cidadão brasileiro soubesse, seja militar ou não.

      2. Atenção, Donald Trump notifica ao Congresso dos Estados Unidos que designa o Brasil como aliado preferencial daquele país, fora da Otan. Para isso, Trump usou uma lei de 1961 sobre assistência a países estrangeiros, supostamente para incrementar uma cooperação na área militar.

        O que isso significa? Como a Otan é uma organização militar, significa aliança militar. Aliança – este foi o termo oficialmente usado por Trump. Aliança militar. Isto não é pouca coisa. E Trump está não apenas expressando um desejo, mas levando ao Congresso a comunicação de que já está selada uma aliança militar com o Brasil que, para ser incrementada, certamente deverá implicar em treinamento e material militar a ser trazido ao país. Para onde? Para quê? Com que fim? Apenas modernizar e adestrar nossa tropa? Será que o corte gigante de verba do governo brasileiro para a área militar tem a ver com tudo isso? Com que fim? Uma aliança militar? Quando foi selada e com quem? O que diabos o apocalíptico Araújo andou assinando em papéis por aí? O que o Brasil vai ganhar com isso?

        Ao reconhecer a validade oficial desta aliança, o assessor John Bolton disse que ela se faria já contra apresente já contra a Venezuela, o Irã e o China. Parece que Bolsonaro andou assumindo compromissos geopolíticos de mega proporções, sem o conhecimento de ninguém no Brasil, que dirá do nosso Congresso Nacional. Os militares brasileiros que se preparem, porque poderão estar à beira de participarem forçosamente de uma guerra de conquista de um país vizinho ao nosso, sem que tenham tido a oportunidade sequer de discutir o assunto, por conta de uma aliança que já foi consagrada sem que nenhum cidadão brasileiro soubesse, seja militar ou não.

        1. resumindo tudo :

          Brasil vai ser convidado pra suruba, vai entrar com o c*, e ainda terá que pedir desculpas por estar de costas.

          é evidente que Bolsonaro é um capacho dos EUA, e é evidente que ele fez acordos inconfessáveis.

          talvez isso explique as atitudes do traste eleito – ele tá chutando os generais tupiniquis por achar (eles ó acha por ser megalomaniaco) que Trump e os EUA darão total apoio a ele, ele pensa que Trup é amiguinho… – coitado, vai ser o 1° a ser chutado

    2. Saber eles sabem. A conta é muito simples, só o visual do gráfico já diz tudo, mas as letras garrafais da matéria é uma mensagem subliminar.

  3. Quem analisou é tão preparado intelectualmente quanto alguns ministros e seu chefe. O gráfico é claro quanto a não aprovação e fazer essas elucubrações em manchetes marotas só depõe contra quem fez, no caso aquele jornal golpista de 7 décadas. Esse ato falho é desespero; podem saber que mais a noite sai também naquele jn da outra empresa das organizações. A coisa está feia mesmo: o ocupante do Planalto tem feito malabarismos e entrevistas com ” grandes jornalistas” que o apoiam no sbt, redetv e band para se justificar e tentar apoios para a Previdência. Teria todo o apoio se simplesmente acabasse com os privilégios, cobrasse de quem deve e parasse de desviar recursos via DRU para financiar outras rubricas que não a Previdência. S´tem atuado para beneficiar o sistema financeiro.

    1. eles apostam na imbecilicade dos leitores que só vão ler a manchete e acreditar

        1. exatamente isso
          uma falação que ninguém vai ler, se ler nem vai entender e gravar – fica a “verdade” manchetada

  4. General que responde o Olavo é um pau no cu. Não deve responder nada, deve ignorar este doido.

  5. Caro Fernando, a arrecadação previdenciária tem outras fontes, consagradas pela Constituição de 1988, que vão bem além dos meros recolhimentos…a DRU lhes sangra o cofre.

    1. Mas é pouco e menos ainda com a sonegação. Sou contra a limitação dos descontos ao teto previdenciário, deveria haver uma alíquota contributiva, modesta, que o excedesse, de uma contribuição sobre movimentações financeiras a partir de um certo valor (é contraproducente, politica e economicamente faze-la sobre valores pequenos) e outrass medidas arrecadatórias. Idem com a idade mínima, tem de haver uma conjugação entre ela e o tempo de contribuição, escalonada entre as idades menores. Exemplo: trabalhar mais três anos para alguém que tem o tempo e 53 anos de idade é diferente de alguém que tem 62 e também terá de trabalhar mais os mesmos três anos.

  6. Não apoio nenhuma reforma de uma Previdência superavitária, exceto se for para aumentar o valor das aposentadorias e pensões e reajustá-las sempre acima da inflação.

    #LulaLivre

    1. Só aprovo uma reforma da Previdência se ela tiver sido elaborada e aprovada por TODOS os setores da sociedade envolvidos. Eventuais divergências terão que ser resolvidas através de plebiscito.
      Uma reforma elaborada pelo mercado, como é o caso dessa, é pura e simplesmente inaceitável.

    2. Trabalhador negociar reforma de sua aposentadoria com banqueiro é como vítima negociar com estuprador.
      Minha proposta é um chute no saco deles! Que tal?
      É o que nossos ilustres parlamentares estão a merecer: Chute.

  7. Se a previdência está mesmo mesmo deficitária vamos introduzir uma CPMF de 2%, 3% ou mais até entrar em equilíbrio. A partir do patamar de ajuste, oscilar a CPMF de acordo com a necessidade de pagar a aposentadoria…

  8. Acredito que a mídia, na forma em que existe entre nós, é o maior problema do Brasil. Coisas desse tipo acontecem frequentemente. Por exemplo, a imprensa passou anos criminalizando o MST e um dia divulgou, com ares de vitória, que 75% da população era contra ao movimento. Quando se discutia a redução da maioridade penal em 2013/14, não me lembro de ter visto sequer uma reportagem contrária na mídia comercial. O mesmo se diga da reforma trabalhista do Temer e agora da previdência. Junte-se a isto a chantagem feita pelos governos…

  9. Que jornal é esse mesmo? Mentem descaradamente desde sempre. O último que entrou em minha casa foi com a última crônica publicada do finado João Ubaldo Ribeiro.

  10. O Tasso Jereissati, que tem jatinho porque pode, quer privatizar a água do Brasil. Quem será que vai comprar o Rio Amazonas? E o Arroio Chuí, por uma pechincha? O problema maior do país vem do rico que ainda não alcançou a categoria de marajá, e tem pressa para chegar lá e deixar de ser barrado no Baile dos Bilionários. Para isso, está disposto a vender até mesmo a aguinha que o “cabra que não tem eira nem beira” usa para plantar “seu pé de macaxeira no fundo do quintal”, como diz o Djavan.

  11. Solução para financiamento do Estado é REFORMA TRIBUTÁRIA.
    Não vamos aceitar mais uma facada na pobre classe trabalhadora.
    O Brasil é o paraíso fiscal dos ricos, onde os pobres são obrigados a arcar sozinhos com o custeio do Estado.
    Justiça fiscal já! Menos impostos sobre consumo, maior progressividade sobre renda e patrimônio.
    O sistema tributário brasileiro é INDECENTE, IMORAL! INACEITÁVEL!

  12. Quem se lembra de um “gráfico” mostrado pela globo, claro que no governo Dilma, onde uma barra de uma “inflação” menor de um determinado mês, estava bem maior que a barra da “inflação” de meses anteriores? Requião está certissimo, esses golpistas são realmente uns canalhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *