Mendonça, o opaco, é busca de acerto com o STF

Diferente do que ocorreu no Ministério da Saúde, o critério para substituir Sergio Moro no Ministério da Justiça não foi apenas o de ser alguém opaco, sem luz própria.

Mandetta havia feito a sua, com a pandemia, como Moro a fizera, com a Lava Jato.

André Mendonça era o famous who até ser citado como alguém “terrivelmente evangélico” por Jair Bolsonaro e que isso seria um dado de notório saber jurídico a justificar sua indicação para o Supremo, na vaga que, então, era dada como quase certa para o ex-juiz do Paraná.

Mas, se não tem brilho reconhecido, tem carreira profissional ao menos aparentemente dissociada do bolsonarismo, ainda que o viesse servindo, funcionalmente.

A escolha de Mendonça tem o mesmo sentido político da aproximação de Bolsonaro com integrantes do chamado “Centrão”. Neste caso, um aceno para a conversa com o presidente do STF, José Antonio Dias Toffoli. de quem o novo ministro é próximo há décadas.

Diz-se que foi Toffoli quem o indicou a Michel Temer para chefiar a AGU, onde foi mantido pelo ex-capitão por igual pedido do presidente do STF.

A escolha do inexpressivo Jorge Oliveira, muito próximo pessoalmente ao clã bolsonarista, seria, acender todas as luzes sobre quaisquer cochichos destes que “resolvem coisas” no tribunais.

Aliás, já eram tantas as reações que a decisão tomada à noite por Celso de Mello em mandar-se abrir um inquérito sobre as acusações de Sergio Moro – feitiço que pode se virar contra o feiticeiro – pode ter sido decisiva na opção por Mendonça.

Nem tão independente que não ser meu, nem tão sabujo que se desqualifique, seria a fórmula, numa paráfrase do famoso dito de Pinheiro Machado.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

16 respostas

  1. Estavtodo mundo falando que o inquerito é contrabo bolsonaro, mas vejo isso muito mais contra o moro. O pgr nao faria isso sem ser jogada pensada.

    1. muito provável.
      o moro acredita que a globo poderá levá-lo à presidência.
      A globo acredita que moro presidente poderá salvá-la da falência.

      É uma aposta de ambos. Pode ser que dê certo porque inteligência não é uma virtude do brasileiro.
      Moro e bozo são faces da mesma moeda: ladrões e fascistas.

    2. Sim. Até mesmo os comentaristas sabujos da Globo News já perceberam isso após uma entrevista com alguns juristas (segundo eles) e com Valter Maierovitc, que disse, segundo eles (não vi a entrevista) que se a peça fosse apresentada numa prova de OAB o candidato Aras seria reprovado, quanto ao fato da “denunciação caluniosa”, pois este tipo de crime pressupõe que haja a provocação formal, ou seja, não pode ser igual àquele lamento público do ex-juizeco safado…………..

    3. Ali ninguém dá nó em pingo d’água. Através deste processo, colocarão o Moro no seu devido lugar. Que é o de distorcer o devido processo legal contra a esquerda. Os EUA já estão satisfeitos com os serviços do bozo. Não desejam que o Marreco atrapalhe. Ele já cumpriu o seu papel.

  2. De caso pensado . Mendonça será o herdeiro do processo recém aberto por Celso de Mello . De ministro da justiça a ministro do STF em quatro meses . Com supremo com tudo , continua . Algoritmo camarada.

    1. Espero que antes de sair o Celso direcione o processo a outro juiz mas, convenhamos, há pouquíssimas boa opções, se as houver.

    1. Eu acho que não é necessário adjetivos e advérbios para definir o sentido desta palavra. Sendo evangélico, já diz tudo!!!

  3. Caro,
    acredito que ninguém que se preze ou tenha respeito pela sua trajetória profissional aceitaria trabalhar para este governo.
    Aí dentro deste saco de ratos só entram canalhas, negociantes ou as duas coisas junto.

    1. A esquerda se engana a respeito da moralidade da direita. Ou a sua concepção de certo ou errado. Independentemente da pessoa querer levar alguma vantagem ou não, é perfeitamente ético para ela, agir como o bozo está agindo. Os fins justificam os meios. Enquanto a moralidade da esquerda está mais para o lado da moralidade cristã. Não tendo isto nada a ver com religião. Por isto esperamos determinados comportamento da direita.

  4. Quanta sujeira !!!!
    lixos morais com poder !!!
    como acabar com isto sem uma reação violenta???
    eles controlam todo ,a ditadura com maquiagem de Democracia..
    Quem o qué quebra essa quadrilha???
    Se nos atentarmos aos fatos,o que acontece é só uma briga entre eles,e disto faz tempo,desde o GOLPE.
    Temos desaparecido como sujeitos a serem tidos em conta,já não existimos como peso definitório de nada,absolutamente nada.
    Assitimos eles se degladiando pelo poder,se é A ou B deles, que assumirá em 2022 ,se houver.
    Agora observamos,sem poder nenhum para mudar isso ,a assunção do amigo do Tofoli ,que como bem mencionado nestes comentários será quem herdará o processo do CRIMINOSO moro,quando eleito sucessor do Celso de Mello, sem esquecer que será o topete lambe-pés que estará a frente do stf .
    E QUE PODEMOS FAZER ????

    LEMBRANDO,TODO ISTO ACONTECENDO ENQUANTO UMA PANDEMÍA ESPALHA A MORTE PELO BRASIL.
    SEM TERMOS O MÍNIMO DE ESPERANÇA QUE OS QUE ESTÃO A ENFRENTÁ-LA DE PARTE DO GOVERNO ,TENHAM CAPACIDADE PARA ISSO.

    1. O seu desgosto com a situação reflete a falta de horizonte, que a situação nos deixa. Mas acredito que também mostra a falta de uma esquerda organizada.

  5. Mendonça, o Opaco, é sensacional! É o apelido mais bem posto desde que os estudantes do Recife puseram o apelido de Quincas, o Belo, no arrogante Joaquim Nabuco. Não que o grande Nabuco tenha algo em comum com o Mendonça, o Opaco.

  6. Mendonça, o Opaco, é sensacional! É o apelido mais bem posto desde que os estudantes do Recife puseram o apelido de Quincas, o Belo, no arrogante Joaquim Nabuco. Não que o grande Nabuco tenha algo em comum com o Mendonça, o Opaco.

  7. Percebo que muitas pessoas estão falando da suposta falta de
    inteligência do brasileiro por ter votado na extrema-direita. Nos sentimos encurralados. Mas será que a causa de tudo isto é culpa do povo brasileiro em geral? Pois o mesmo argumento foi usado pela direita para justificar a eleição do Lula. Será que não estaríamos fugindo de uma análise mais rigorosa do problema?Tivemos dois governos de esquerda que colocaram nos quadros FUNDAMENTAIS da República pessoas que FODERAM a esquerda. NENHUM político de direita fez tal coisa!!! A inação política da esquerda neste período levou a criminalização de toda a esquerda. As falsas notícias dos meios de comunicação de esquerda doparam as possíveis reações dos simpatizantes e militantes. Alguém acha isto pouco? Quando foi que a direita fez este haraquiri?

    Atualmente nos encontramos na continuação do golpe com uma esquerda com o mesmo hábito de “joão bobo”. Os políticos de esquerda se armam com mimimis, piadinhas e outras formas inúteis de manifestação. Apresentam milhares de questões às várias instâncias jurídicas sem obter nenhuma vitória no processo político. Mas, apesar disto, não fazem nenhuma manifestação contra o Judiciário. Para eles, o Judiciário é maravilhoso. E só pau na cabeça do Chico. Enquanto o Francisco se diverte. Esta falta efetiva de oposição aos desmandos do Judiciário e, consequentemente do MP, coloca na visão do povo, que o Judiciário/MP estão agindo corretamente. Por isto ninguém fala contra a falta de punição da direita em geral. Para o povo, o sistema de Justiça age da melhor forma possível. Consequentemente a esquerda fica com a culpa assegurada. Tudo indica que o bozo é mantido no cargo por pressão dos militares. Vimos isto ser anunciado a todo momento. Vimos declarações dos principais comandantes das FA, que num País com um Judiciário decente, levariam-nos a prisão. Da mesma forma, não vimos nenhuma ação da esquerda para desmascarar esta cúpula militar, digo, desnudá-la frente aos eleitores.

    Por isto, eu acredito que o povo não é ignorante, posto que ignorante somos todos. O problema é que a inação e a falta de inteligência dos políticos de esquerda permitem a ousadia da direita. Atualmente a esquerda cresce por causa dos erros da direita, e menos por seus próprios méritos. A direita é muito ruim politicamente, mas tem nos seus quadros os militares, os juízes e os membros do MP, além de uma massa grande de eleitores, levados como gado ao abate pelos líderes evangélicos. Não enxergar a fragilidade e incompetência das ações da esquerda, com exceções, é apontar que o problema é o outro (o povo brasileiro), nunca nossas ações ou falta delas. Desta forma, nunca se resolve coisa alguma.

  8. Percebo que muitas pessoas estão falando da suposta falta de
    inteligência do brasileiro por ter votado na extrema-direita. Nos sentimos encurralados. Mas será que a causa de tudo isto é culpa do povo brasileiro em geral? Pois o mesmo argumento foi usado pela direita para justificar a eleição do Lula. Será que não estaríamos fugindo de uma análise mais rigorosa do problema?Tivemos dois governos de esquerda que colocaram nos quadros FUNDAMENTAIS da República pessoas que FODERAM a esquerda. NENHUM político de direita fez tal coisa!!! A inação política da esquerda neste período levou a criminalização de toda a esquerda. As falsas notícias dos meios de comunicação de esquerda doparam as possíveis reações dos simpatizantes e militantes. Alguém acha isto pouco? Quando foi que a direita fez este haraquiri?

    Atualmente nos encontramos na continuação do golpe com uma esquerda com o mesmo hábito de “joão bobo”. Os políticos de esquerda se armam com mimimis, piadinhas e outras formas inúteis de manifestação. Apresentam milhares de questões às várias instâncias jurídicas sem obter nenhuma vitória no processo político. Mas, apesar disto, não fazem nenhuma manifestação contra o Judiciário. Para eles, o Judiciário é maravilhoso. E só pau na cabeça do Chico. Enquanto o Francisco se diverte. Esta falta efetiva de oposição aos desmandos do Judiciário e, consequentemente do MP, coloca na visão do povo, que o Judiciário/MP estão agindo corretamente. Por isto ninguém fala contra a falta de punição da direita em geral. Para o povo, o sistema de Justiça age da melhor forma possível. Consequentemente a esquerda fica com a culpa assegurada. Tudo indica que o bozo é mantido no cargo por pressão dos militares. Vimos isto ser anunciado a todo momento. Vimos declarações dos principais comandantes das FA, que num País com um Judiciário decente, levariam-nos a prisão. Da mesma forma, não vimos nenhuma ação da esquerda para desmascarar esta cúpula militar, digo, desnudá-la frente aos eleitores.

    Por isto, eu acredito que o povo não é ignorante, posto que ignorante somos todos. O problema é que a inação e a falta de inteligência dos políticos de esquerda permitem a ousadia da direita. Atualmente a esquerda cresce por causa dos erros da direita, e menos por seus próprios méritos. A direita é muito ruim politicamente, mas tem nos seus quadros os militares, os juízes e os membros do MP, além de uma massa grande de eleitores, levados como gado ao abate pelos líderes evangélicos. Não enxergar a fragilidade e incompetência das ações da esquerda, com exceções, é apontar que o problema é o outro (o povo brasileiro), nunca nossas ações ou falta delas. Desta forma, nunca se resolve coisa alguma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.