Merval e a “ameaça à democracia” de Lula

prof

No comentário de hoje, na CBN, Merval Pereira, com a arrogância que lhe é peculiar, disse que é “absurdo” Lula se considerar “intocável”, por ter dito – segundo ele para os “blogueiros chapa-branca” – que “duvido que tenha um promotor, delegado, empresário que tenha a coragem de afirmar que eu me envolvi em algo ilícito.”

Merval, eu posso dizer o mesmo; o leitor deste blog pode dizer o mesmo e acredito que milhões de brasileiros possam dizer o mesmo.

Até porque – ao menos para as pessoas criteriosas – acusar alguém de se envolver “em algo ilícito” depende, senão de provas, ao menos de indícios muito robustos.

Do contrário, é caluniar. O que, isto sim, é crime.

E, de fato, uma ameaça à democracia.

Se isso é uma “ameaça”, como diz você em seu comentário, então eu e milhões de pessoas neste país somos “ameaças”, porque nunca nos envolvemos em algo ilícito.

O que ameaça a democracia, Merval, é a sua tese de que “depois que for investigado, se não tiver nada, aí sim, vai poder dizer que foi investigado, que foi perseguido e que não encontraram nada. Aí tudo bem”.

Não, Merval, só se age assim nas ditaduras, onde você vasculha a vida do adversário que passa a ter de provar que é inocente.

Na democracia, existe a presunção da inocência e é inadmissível a investigação de alguém sem acusação formal ou a existência de indício material de crime.

A “suspeita” subjetiva jamais é razão suficiente para isso. Não existe investigação porque se “acha” que alguém “deve” estar “envolvido em algo ilícito”.

E convenhamos, Merval, será que o Dr. Moro e os guapos procuradores do Paraná não teriam feito isso a Lula, se tivessem algo assim?

O seu Direito, Merval, é o Direito do lobo diante do carneiro.

Já que você é “ministro” do STF, vai mesmo em latim a lição de  Fedro, o fabulista romano, dedicada por ele “a todos aqueles que oprimem apenas se escondendo atrás de falsos pretextos”.

Ad rivum eundem Lupus et Agnus venerant siti compulsi: superior stabat Lupus, longeque inferior Agnus: tunc fauce improba latro incitatus jurgii causam intulit. Cur, inquit, turbulentam fecisti mihi istam bibenti?

Qualquer dificuldade, peça ao Michel Temer, ele traduz.

PS. Para nós, mortais, a fábula:

Ao mesmo rio lobo e cordeiro vieram
Levados pela sede. Acima estava o lobo.
E longe, abaixo, o cordeiro. Então com goela cruel
O ávido ladrão causa de disputa suscita:
“Por que” diz “tornaste-me turva
A água de beber?” O lanígero defronte temendo:
“Como posso”, questiona, “fazer o que lastimas, ó lobo?”
“De ti decorre aos meus tragos o líquido”
Repelido, ele, pela força da verdade:
“Antes destes seis meses”, afirmou, “mal me disseste”
Respondeu o cordeiro “Ora, nascido eu não era”
“Por Hércules, então teu pai”, responde ele, “disse-me mal”
E assim agarrado despedaça-o em injusta morte

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Para um “imortal”, a capacidade de interpretação da língua portuguesa do bigode é decepcionante.

  2. Esse moço tem dono. Ladra em nome de seu dono.

    É a vida… Mas muito bem remunerada…

    É tudo uma questão de escolha: falar ou ladrar!!!

  3. É mais uma constatação do que eles temem, que Lula seja novamente candidato, o que restou a eles é tentativa de incrimina-lo, custe o que custar. Não vão conseguir. Tentaram o impeachment da Dilma que se inviabilizou pois não há indícios e nem prova. Tentam um passo mais a diante,inviabilizar a volta do Lula. Eles assistiram a entrevista e verificaram que se permitirem que Lula fale para o povão eles estão f…….. e entre eles o Merval e a Globo.

  4. Por pessoas como Merval, oposicao e cia, as pessoas ilibadas, sao acusadas, desmoralizadas, denegridas, nao respeitar o Lula e Dilma, que foram o governo que mais fez pelo Brasil, e inveja e receio que investigacoes cheguem a eles nao existem polliticos que sejam honestos e acima de qualquer suspeitas como Lula e Dilma , chega de conspiracao com a midia seletiva. Imortal nao e moral!

  5. Do Blog P H Amorim
    Wadih Damous fez observações afiadas, aqui reproduzidas de forma não literal:
    – Vivemos a ditadura do senso comum: punir!
    – O espetáculo no PiG gera a exemplaridade, o linchamento – hoje, o Brasil é apenas formalmente democrático.
    Moro faz política – Moro é partidário. – Vazamentos jogam a favor de um projeto político-partidário.
    Há um debate que não se trava no Brasil – o que fazer quando há conflito entre “direitos fundamentais” e “liberdade de expressão”.
    – Nos Estados Unidos, prevalece invariavelmente a “liberdade de expressão”.
    – A menos que um jornalista mude, subverta uma decisão da Justiça, pressione diretamente o júri.
    – Na Corte da União Europeia, não. A liberdade de expressão não pode suprimir um direito fundamental, como a presunção de inocência!
    – Na Europa, um jornalista, em nome da liberdade de expressão não pode contaminar o direito a um “free trial”.
    – Na Áustria, um jornalista foi condenado porque perseguiu um ex-ministro sob julgamento!
    – É aceitável o PiG tomar partido num julgamento e divulgar só versão da acusação?
    – Onde estaria o Merval, na Áustria?

  6. A ocultação de prova em prejuízo da defesa de Marcelo Odebrechet, isto é, a ocultação da afirmação categórica de Paulo Roberto Costa de que o acusado não participou de negociações de propina, ultrapassou todos os marcos do Estado de Direito. A manifestação recente do promotor de que o depoimento de Paulo Roberto não serviu à formulação da acusação é absurda e inaceitável. Ora, o depoimento na integra tinha que ser liberado para o advogado, uma vez que este é fundamental para a defesa e não para a acusação. Mesmo que outros delinquentes premiados possam apresentar versão diversa de Paulo Roberto, ainda assim, o depoimento deste tem extrema relevância pois instaura a contradição e em consequência o surgimento da dúvida. Para todo magistrado, é por demais sabido que, desde longínquo passado, face a dúvida não há segurança para prolatar sentença condenatória: ” in dubio pro reo”, a não ser que se volte aos tempos da inquisição, acreditamos que não esteja ocorrendo, onde os processos eram meramente formados para ornar uma condenação adredemente decidida. É obrigação da OAB manifestar-se neste caso. O trabalho do advogado foi sabotado. Espera-se da Justiça serenidade e imparcialidade e não o esbulho do direito de defesa.

    1. O que está ocorrendo no Tribunal do Moro é escandaloso e inaceitável. Onde está a OAB, STF? Dilma diz que nesse tribunal há um ponto fora da curva, na minha opinião esse ponto é o Ministro da Justiça do seu governo, José Eduardo Cardoso.

      1. Faço minhas as vossas palavras, Antonio Torres e renato arthur. Nem nos meus piores pensamentos eu imaginei que o Brasil reviveria um período tão ou mais autoritário do que o período militar iniciado em 1964. Mas estamos em regime democrático, o que faz com que esses fatos sejam muito mais graves. Precisamos de um Ministro da Justiça urgentemente.

  7. Lula no primeiro turno.
    Hadad terá apoio da completa esquerda se reestatizar o transporte. Se a única maneira de baratear é tirar o lucro e os privados devem estar com 150% de lucro liquido, então é fácil. Estado não precisa de lucro. Reestatiza, oferece bons serviços como era antes e acaba a brincadeira. Simples assim.

    1. Só rindo mesmo. Estado não precisa de lucro!! E os investimentos necessários para ampliar os serviços vem de onde? Você não acha que, se as empresas estatais não tiverem lucro não terão capacidade financeira para fazer investimento e terão que recorrer ao caixa do tesouro, tirando assim, recursos que poderiam ir para a saúde, educação, segurança, transporte, etc. Bem se vê a visão míope dos estatizados.

  8. Ataulfo – “duvido que tenha um escritor acadêmico da ABL, que tenha a coragem de afirmar que eu nunca escrevi livro”

  9. Ataulpho Merval de Paiva – Merval Pereira, em homenagem a Atualfo de Paiva o mais medíocre dos acadêmicos da ABL. Ao tomar posse, Jose Lins do Rêgo, rompeu a tradição e espinafrou o antecessor: Ataulfo. Ele renasceu em Ataulpho Merval. (do P.H.Amorim)

  10. Só eu que acho uma “sacanagem” o Fernando Brito citar esta fábula clássica, sem ao menos ter reescrito o texto usando a ordem direta?!?!?!?

    Que maldade com o Merval Pereira…

  11. A fala do cara provoca um terremoto.

    O Brito disse tudo em outro post, o Lula deve falar mais e mais, responder aos ataques em voz alta (no Instituto ou em entrevistas), não só por escrito.

    Daís os progressistas divulgam na internet, os regressistas têm que engolir e imediatamente vomitar as asneiras canalhices de sempre.

    Porque a direitada não tem sequer um personagem que chegue a 10% da força da voz do sapo barbudo.

    O único político capaz de discutir cara-a-cara com ele é o Ciro Gomes, que não está do lado de lá.

    Por isso o pânico e a perseguição implacável
    .. e haja Coxinha!

  12. A promiscuidade entre mídia e judiciário é que ameaça a democracia.

    Para o Merval: “Vade retro Satana”

  13. Desde a época da ditadura que o Lula tem a sua vida devassada, e até agora não encontraram nada. Tudo o que esses golpistas queriam, era encontrar um mísero deslize do melhor presidente que este país já teve. Das duas uma, ou Lula realmente é honesto, ou então esses golpistas(incluindo a quadrilha da lava jato) são muito incompetentes. Eu particularmente acredito na primeira hipótese.

  14. É muito cinismo e cara de pau deste Merval criticar Lula em nome do que ele interpretou ser uma declaração de “intocável” por parte de Lula. O ex-presidente não disse que era intocável, mas que se considera uma pessoa honesta, e como tal, não pode ser perseguido sem provas, como vem acontecendo. Muito pior é a situação da Globo, esta sim, intocável, apesar de todo o seu histórico de envolvimento com golpes, com falcatruas eleitorais, com sonegação de impostos, chantagens, etc. Num país sério, os diretores e editores e alguns comentaristas da Globo já estariam presos. Talvez o cínico esteja mirando um espelho ou admirando a fotografia dos seus amigos, tipo FHC, Gilmar Dantas e outros tipos, quando se refere à intocabilidade ou à inimputabilidade. Eles se julgam os donos da verdade e do país, quando não passam de canalhas.

  15. Este cara não é jornalista. É capataz. Não está nem aí pra nenhuma reputação profissional a qual ele possa reivindicar. Caiu de pára-quedas no ombro do Marinho e está aproveitando a oportunidade de se dar bem fazendo o serviço sujo. É o tipo de gente que não está preocupada com auto-imagem, com o que possa achar alguém sobre ele. Sua arrogância se sustenta no quanto ele pode ostentar e com quem ele está atrelado. Na falta de um adjetivo que o possa dar algum crédito, preferiu oportunisticamente o de jornalista. Poderia ser bispo, intelectual, porta-voz, lobbista, office-boy. Escolheu jornalista devido a sua incapacidade de falar absurdos e ficar rubro (me perdoem os jornalistas, mas cai bem quando se quer alguém pra formar opinião na base da mentira, como a Globo). A gente vê isto o tempo todo. A lógica sociopata do mercado da espaço a gente assim, que só se presta a cachorro louco. É gente infeliz, descrente de si, descrente da verdade, e do próprio ser humano. Basta uma vitória na vida à custa de relativizar os fatos, pro sujeito se profissionalizar em fazer serviço sujo pros outros. A melhor forma de defesa contra os ataques de cachorros loucos como este é fazer seus mandatários terem de engolir a besteira que eles disseram. Deve-se ter consciência de que alguém fala por ele. Quando não valer à pena sustentar a imagem do boçal, ele se torna incômodo. Como ele não sabe fazer outra coisa, leva uma gelada de quem o paga e aí é só ladeira abaixo. No final da história, de Merval a Sheherazade é só um pulinho.
    Quando disserem que a postura em questão é ditatorial, basta dizer que a Globo é que pensa assim.

  16. Outro ‘taradinho do golpe’ que deveria ser investigado – o nome dele é ‘Rodrigo Fernando Barbosa Moro Gurgel’, ‘O Sonso geral da nação [em frangalhos]’! E procurador parcial (sic) da República!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Janot rejeita reabertura de inquérito contra senador tucano Anastasia na Lava Jato

    sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    (…)
    Os elementos apresentados pela Polícia Federal após o arquivamento do inquérito apontam que o imóvel usado por Oliveira Filho para fazer o suposto repasse a Anastasia era uma casa cujos donos teriam “vínculos estreitos” com o PSDB de Minas, com Anastasia e também com o senador Aécio Neves.
    De acordo com a PF, Euler Pereira, proprietário da residência usada para pagamento indevido, era funcionário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além disso, as autoridades apontam que o Estado de Minas efetuou pagamentos sistemáticos à OAS e UTC. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou que Pereira já morreu e a dificuldade de levantar informações sobre esses supostos repasses. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2016/01/janot-rejeita-reabertura-de-inquerito.html

  17. Esse monte de lixo sem cérebro, e sem caráter, só relincha como sempre o ódio dos patrões dele, que o energúmeno transformou em seu. A ofensiva dos Marinho, amos de Merval, contra Lula não se restringiu a esse demente, mais um capítulo dela aconteceu no sórdido Jornal Nacional de ontem, que divulgou mais um dos “vazamentos” da PF. Dessa vez foi do depoimento de Lula, dado no dia 6 de janeiro. Sem nada para repercutir, os capachos dos Marinhos que relincham no JN conduziram a matéria como se Lula tivesse sido colocado diante de “provas irrefutáveis” da PF, quando na verdade foi exatamente o contrário. Sem provas e apenas com especulações e armadilhas, os fascistas da Polícia Federal ficaram nus diante de Lula, escrachando sua perseguição explícita. Contudo, a Globo tenta esconder isso usando principalmente a descontextualização e manipulação. Por exemplo, em nenhum momento mostra que a tal “acusação” de recebimento de propina pelo filho de Lula é descabida em sua origem, já que Luís Cláudio é acusado de receber propina por uma MP aprovada CINCO ANOS antes do contrato estabelecido entre ele e uma empresa supostamente beneficiada pela medida. Também não é dito que a MP foi aprovada por UNANIMIDADE no Congresso(aliás não foi aprovada, mas prorrogada, pois tratava-se de uma Medida criada por FHC). A Globo omite tudo isso e apresenta como grande “prova” da PF uma carta encontrada, segundo os agentes com um “empresário” preso na Lava jato que Lula conhecia(como se um ex-Presidente, com 30 anos de carreira política, não devesse conhecer ninguém) que seria dirigida a Lula. MAS NÃO HÁ NENHUMA PROVA DE QUE A CARTA FOI ENVIADA A LULA, NENHUM COMPROVANTE DE ENVIO OU RECEBIMENTO. COMO SE PODE ACREDITAR QUE NÃO SE TRATA DE UMA FARSA(POR EXEMPLO, UMA CARTA ESCRITA PELO EMPRESÁRIO A MANDO DA PF), JÁ QUE A CARTA FOI ENCONTRADA COM O EMPRESÁRIO E NÃO COM LULA. É a velha presunção de inocência que o fascismo em vigor neste país, praticado pelos Marinhos e seus capachos, como Merval; quer ignorar.

  18. Quem pratica o crime de vazamento de processos sigilosos à luz do dia é que se considera intocável!

    Se Lula se considerasse “intocável” esse Merval estaria na mesma cadeia em que Wladimir Herzog esteve. E “posando” para foto na mesma posição…

  19. Esse Merval é de uma ignorância absurda. A primeira vez que ouvi falar dele e o ouvi e vi na televisão, pensei: ele é de um baixo nível à “altura” da Globo; mas até então, essa mídia tentava colocar profissionais com ar de maior competência. Merval, além de tendencioso, é incompetente, faz um trabalho de péssima qualidade, assim como o tal de Sardenberg… incompetentes contumazes que só falam asneiras e “peleguices”.

  20. Assim como Gilmar (PSDB-MT), Merval (PSDB-SP) também promove o capanguismo. Os interesses em jogo não são claros, os interessados desconhecidos, mas o poder dos capangas e as ferramentas que tem para manipular maiorias é massacrante.

  21. Esse Merval é que nem o Moro: se acha todo poderoso. Acha que pode falar o que quiser, fazer o que quiser, sem ter que dar satisfação a ninguém. Esse é um dos que vão me dar um prazer imenso ver indo pro ralo qdo o PIG cair.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *