Na Folha, Ciro não “miou” para o mercado nem rugiu para o PT. Assista

sabatciro

As respostas de Ciro Gomes, hoje, na “sabatina” em que a Folha inquire os candidatos à Presidência estiveram bem longe de ser os “acenos ao mercado” que a maioria dos presidenciáveis vem fazendo.

Duas questões de destacam: as promessas de revogação da emenda constitucional do teto de gastos públicos e a reforma trabalhista.

São, junto com a venda de patrimônio público (especialmente no setor de petróleo), aquilo que o golpe conseguiu entregar ao “mercado”e que Ciro promete reaver.

Desta vez não tocou na entrega das jazidas do pré-sal – que já tinha anunciado estar disposto a retormar de seus compradores, indenizando o que estes pagaram – mas sinalizou que este pode ser o caminho se consumada a venda da Embraer à Boeing.

O candidato do PDT também foi desagradável à turma da bufunfa quando falou em criar limites mais rígidos ao pagamento de juros e em aumentar a carga tributária dos ricos e das operações financeiras, uma maldição para o mundo do rentismo brasileiro.

Na política, seguiu sua estratégia mais recente de não polemizar com o PT e nem sequer colocar um acordo com os petistas como ponto central de sua agenda política.

Um bom desempenho para quem quer crescer ao centro e à esquerda. Dureza, mesmo, só para Jair Bolsonaro.

E que há muita água para rolar em relação à candidatura Lula, que segue sendo a mais forte, disparado, entre todos e que só seus adversários acham que pode desaparecer com um estalar de dedos do Judiciário.

O bate-boca com Ciro é o pior caminho para quem quiser evitar que ele tome, na prática, terreno ao PT.

Se ele está errado ao crer que o favoritismo e o peso de Lula estão fadados a desaparecer, está errado. Mas não vem aceitando, de tempos para cá, a polêmica com os petistas, numa estratégia que tem como maior obstáculo seu comportamento explosivo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

70 respostas

  1. Engraçado… nenhum dos projetos e propósitos do Ciro, mencionados acima, integram um programa de governo do Lula ou do pt que, aliás, não existe. Lula e o pt prometem o paraíso de dentro da cadeia, como bem diz PHA. Dizem, lá do fundo do cárcere, que vão repetir todas as benesses que os 13 anos de governo do pt fez ao povo. Mas o Brasil é outro, a história girou e nosso país se modificou radicalmente e o Lula e o pt não se dão conta. Cada vez me convenço mais que a destemperada e ofensiva Gleise e sua turma estão mesmo é preocupados no oba oba dos admiradores do Lula e performando um go go go em benefício de suas próprias candidaturas.

    1. Calma, amigo. Não é assim. O programa de governo do PT está sendo elaborado cuidadosamente. E a educação, por exemplo, não vai ser baseada em princípios genéricos, mas em uma pauta cimentada na experiência real e na evolução teórica a partir daquilo que Mangabeira Unger nem sonha que exista, ou tenha existido, enraizada no pensamento de gente como Paulo Freire e outros cobras brasileiros de igual valor. Ciro é bom, mas é pequeno diante da tarefa.

      1. Onde esteve essa pauta antes? Aquela galera da paulista, que não usa educação pública, utilizou a educação como uma das razões pelo qual o pt deveria cair. O pt teve mais de 10 anos pra implementar isso que você diz que vai implementar, mas não o fez. E não estou aqui desmerecendo o o pt por isso e nem falando que o Ciro ou outro fará melhor pela educação, pq acho realmente que eh mto difícil pro governo federal fazer algo pela educação básica. E tenho ctz q o Lula queria mto resolver esse problema da educação, mas executar algo nesse sentido eh difícil.
        Se fosse o Brizola eu até acreditaria.

      1. Só petista burro como voce não vë que não vão deixar Lula ser candidato. Ao inves de criticar esses imbecis desses jornalistas v. vem faltar com o respeito à quem tem opinião.

    2. O que Lula e o PT prometem? Quem tem prometido muito é Ciro, resta saber se as promessas dele são exequíveis…

    3. PHA……quem o acompanha que te compre….. parece o Ciro…..já chamou Lula de um monte de coisas e depois volta a tras……. o problema do PHA é a Globo……e sempre será….. o meu também….. mas diferente do problema dele, que é revanche e recalque

    4. Ciro pode ser sim uma alternativa à esquerda, mas só depois, muito depois! Por enquanto é #LulaLivre #Lula2018

    5. Levar o vendido PHA a sério diz muito sobre você. Chamar Gleisi de “destemperada e ofensiva”, como se Ciro fosse anjo de candura, também.

    6. Verdade, mas é que essa turma ganha com Lula preso e candidato, ganham um símbolo, um mártir a explorar, e o povão que se dane.

  2. Ciro apresentou-se como é. Preparado, seguro e sereno, democrata, experiente, estudioso. Sobretudo, consciente das responsabilidades de um presidente, no pós-golpe, com a harmonização da normalidade do ambiente político e social, respeitando todos, mas cumprir os compromissos assumidos com seus eleitores e estruturar a ação de governo visando o bem estar de todos os brasileiros. Excelente!

      1. Ciro apresentou ideias, propostas e assumiu compromissos. Todos os demais também o farão, nos mais diversos canais de comunicação. A sociedade, a partir dessas entrevistas, do horario eleitoral obrigatório e dos debates, poderá comparar e decidir o que é melhor para o país.

        1. Pois é bolsonaro também apressenta idéias, porém, as piores possíveis, mas piores para alguns e não para outros, igual Ciro apresenta idéias boas para 5% e não tão boas assim para 95%
          Para este país EMANCIPAR de novo só LULA do povo.

          1. Lula está preso, e provavelmente vai ficar lá um bom tempo. O que espera? Um milagre? Um julgamento consciente? Uma revolução?

          2. É assim, Mauri, na democracia. Os candidatos apresentam suas idéias, propostas e compromissos para a sociedade, soberana, decidir. Quem ganha, governa. Quem perde, fiscaliza.

      2. O que tem a ver a intenção de votos com estar preparado ou não?

        Se for assim, Bolsonaro está preparadíssimo pra ser presidente, considerando sua alta intenção de votos (atrás apenas de Lula)

  3. O Ciro tem esta vantagem de acreditar que o próximo governante do país, para ser eleito, vai precisar dos votos do povo. Ao contrário de Dórias, Meirelles e Alckmins da vida, que até agora não dirigiram uma única palavra ao povo, e que só falam ao mercado, só querem agradar ao mercado, só pensam no mercado, por acreditarem que a eleição será decidida por alguma junta eleitoral escolhida exclusivamente pelo mercado, para o mercado e pelo mercado.

  4. ta se fazendo de coitadinho para ganhar voto do esquerdista sentimental!!!..esse só engana trouxa!!!

  5. Ciro é tão confiável como um macaco armado,hoje está posando de “revolucionário”,amanhã fará um aceno a direita do tipo “não foi bem isso que diz” .E assim vai fazendo sua campanha ,tentando agradar o branco e o preto,os golpistas e os democratas ,e ISSO NÃO É POSSÍVEL.Sua candidatura não decola ,porque curiosamente tanto à direita como à esquerda,não é confiável.
    A consequência de sua postura dúbia ,é que os da direita pensam que ele é esquerda ,já os da esquerda pensam que é direita.Morrerá abraçado com sua pregação indefinida .
    Não é tempo para habitantes de cima do muro.

    1. Tipo o pt, de esquerda ate o dia da eleição, e depois de eleito, centro direita descarado. Temos provas recentes disso..

  6. Como bom político profissional Ciro Gomes sabe adequar seu discurso ao momento e à platéia. Depois dos constrangimentos causados por seus acenos ao mercado (Benjamin Steinbruch como vice, por exemplo) ele agora acena à esquerda retomando promessas de reverter os males que Temer causou.

  7. O PSDB é o partido mais antinacional que existe neste país, o resto dos outros partidos é de ladrão de galinha….Aí me vem o Ciro e diz que pós eleição estará aberto a diálogo com essa máfia do PSDB, que tem uma lavanderia particular de dinheiro público, que drena recursos até de merenda escolar….que faz remessa vultuosas de dinheiro para o exterior para não investir um centavo no Brasil…. Que aparelhou judiciário … Ministério Público….PF… PM o diabo à quatro…TODOS FAZENDO CARA DE PAISAGEM pra as falcatruas do PSDB….Aí NÃO DÁ NÉ CIRO!!!! Tenha santa paciência!!!!!

    1. Ué, o Lula e a Dilma deram ministério para o PP de Maluf e de Bolsonaro. Ou deu aminésia?

  8. “NÃO VEM ACEITANDO, DE UM TEMPO PARA CÁ, AS POLÊMICAS COM O PT!”
    ORA, QUEM SE POSICIONOU CONTRA FOI O PRÓPRIO CIRO BOQUIRROTO GOMES”
    CIRO DISSE QUE NÃO TEM PAUTA COMUM COM O PT!
    ENTÃO, ELE QUE FAÇA A SUA ELEIÇÃO!
    E, O PT FAREMOS A NOSSA!
    LULA 2018!

  9. O ciro não merece a menor confiança. Cada hora fala uma coisa. Quanto a não bater no PT, é relativo. Colocou o pha, o miguel do rosário e outros menos conhecidos para fazer o serviço sujo para ele.

  10. O Ciro não precisa falar nada. Não falta pena de aluguel para brigar com o PT por ele. Fiquei contente que o Miguel do Rosario tenha saído do armário. Aí assustou-se que foi criticado. Debateu com o Attuch (com o Attuch!!!) e balbuciava como um tolo. Os argumentos de quem defende o Ciro são patéticos de tão covardes. A blogosfera achou que tinha uns milhares de pessoas no cabresto.

  11. Não confio! Vai e volta… Foi PSDB e agora diz que é de esquerda… Se diz amigo do Lula há mais de 30 anos, mas sempre dá uma cutucada nele… Enfim, não é de esquerda, direita ou centro. Simplesmente, ele não é!!

  12. Um erro grande do Ciro e também do Lula é a aliança que fizeram com Eunício Oliveira (MDB e golpista-mor), que vem demonstrando apoio a reeleição de Camilo Santana (PT), no Ceará, e parece que vai apoiar Ciro para presidente. Dizem que o próprio Lula também apoiou a aliança Camilo/Eunício.

    Pra mim foi uma grande decepção. Prova de que embora Lula e Ciro tenham boas intenções com o povo, esse tipo de política imunda se perpetua.

    E o Ciro que disse que se eleito destruiria o MDB por vias democráticas? E só chamava o MDB de “ajuntamento de ladrões”? E até pouco tempo atrás só não chamava o Eunício de santo?

    Vou votar no Ciro ou no PT, por falta de opção e receio que a direita ganhe. Mas essa aliança de Lula e Ciro com Eunício causou o cúmulo do asco.

  13. Bom para o Ciro. Quanto mais gente falar contra o golpe será melhor para a democracia. Mas a maioria quer votar no Lula! E isso não vai mudar, o povo sabe o que quer. O momento é de Ciro apoiar a vontade da maioria e não o contrário.

  14. As origens, o percurso político e as ligações de Ciro, inclusive um pato de FIESP que acha que trabalhador pode almoçar em 15 minutos, não recomendam. Promessa por promessa, prefiro as do PT e do Lula. O PDT de Lupi não tem nenhum vestígio de Brizola e Ciro é inconfiável por si mesmo.

  15. Gosto do site e comento aqui faz muito tempo.
    Considerando que nunca feri as regras do site, ofendi alguém ou ao blogueiro, solicito a retirada de meu nome da lista de moderação.
    Obrigado.
    (ou pelo menos que eu seja informado sobre o motivo da moderação)

  16. “…comportamento explosivo” ái, ái, úi,úi! Bééeéééé ! Bééééééééé ! Foi um monte de nego frouxo, conchavando nos umbrais q nos trouxeram a este desastre. Grande Ciro que sabe fazer todas as contas: As de mais, as de menos, as de multiplicá e as de dividivir.

  17. Triste é ver blogs supostamente progressistas atacando virulentamente o Ciro, tirando de contexto suas falas e apresentando manchetes sensacionalistas que pouco tem a ver com o conteúdo das próprias reportagens

  18. Nem vou ouvir porque já ouvi o Ciro nos últimos vinte anos, desde que ele se desvinculou do governo FHC. Jamais tive pé atrás com Ciro, sempre o admirei, mas isto agora mudou e muito, por suas mais recentes posições.
    O problema do Brasil não é saber qual o candidato que sucederá Lula, o problema é que Lula está VIVO e sendo massacrado pelo GOLPE.
    Então NADA mais pode ser discutido no Brasil de forma “trivial”, há um GOLPE em curso, há um estado de exceção vigente. NENHUM projeto, NENHUMA promessa de candidato vale NADA neste estado.

    1. Nunca mais vote nesses partidos golpistas de direita que estão destruindo o Brasil: Não vote no PSDB, PMDB, DEM, PSD, PP, PR, PTB, PSC e outros lixos golpistas que só ferram a vida do povo e destroem o Brasil.

      Vote certo, vote nos partidos nacionalistas que fazem o melhor para o povo e para o Brasil. Vote 13, vote no PT, PCdoB, PSOL, PCO, PSTU, PDT.
      E vamos ser maioria no congresso para derrotar toda a corja golpista que está destruindo o Brasil! 
      Precisamos votar para ter um congresso de esquerda já!
      Congresso de esquerda para derrotar o golpe!
      Compartilhe essa mensagem!

  19. O Coronel Ciro engana muita gente de esquerda no Sul do país.? Ciro trabalhou para eleger Tasso Jeireissati para o Senado. Fez uma jogada de mestre, trocou apoio ao candidato do PT se indicasse o senador Mauro Filho (candidato fraco, oriundo do PSDB e posto para perder), e também o candidato aliado aos Ferreira Gomes de dentro do PT (Camilo Santana). Na época, o PT caminhava para uma candidatura própria tanto para Governador, tanto para o Senado. Alguém sabe explicar porque Ciro e seus aliados são blindados pela Globo no Ceará???

  20. Concordo em gênero, número e grau com Antonio Passos. Antonio Passos, você pensa historicamente e não apenas no imediatismo de uma eleição, que, de resto, não sabemos sequer se vai acontecer!

  21. Claro que ele não precisa diretamente “polemizar” com os petistas. Ele está fazendo isso através de um certo blogueiro que agora, todos os dias, faz posts em seu blog nos chamando de fanáticos.

  22. Mais um aderindo ao Ciro que já manifestou desejo de se aliar ao PSDB, seu velho ninho! É lamentável!

  23. Acompanho o tijolaço desde o tempo do Brizolinha e atualmente nenhum comentário meu é colocado, raramente horas depois, quando o debate esfriou. Lamentável esse controle onde passa comentários ofensivos e não se considera outros.

  24. Eu queria perguntar pro Ciro Gomes que diabos ele vai fazer com esses concurseiros? Será que vai pedir licença pro Moro e pro resto da picaretagem?

  25. Baixei pra deixar exatamente essas palavras: nem vou ouvir! KKK 5 gomes contava certo com um convite do Presidente Lula. E aí está! Mais perdido do que cachorro que cai de mudança.

  26. A esquerda não pode polemizar um desencontro Ciro x Lula, isso está sendo orquestrado pelo golpe (CIA), é de interesse deles essa polêmica. Lula e Ciro são inteligentes e experientes políticos para evitar. Tudo tem sua hora. Como disse Magalhães Pinto: Política é como nuvens, muda toda hora.

  27. nem deve ouvir, pois para lulista o q Ciro falou vai doer nos ouvidos.
    enquanto dois idiotas ( um chamava Ciro de “vc” e outro de “deputado”) Ciro, como sempre, se saiu muito bem, inteligente, com dados e propostas.
    A parte mais curiosa foi o retardado q curiosamente chamava de deputado, perguntar ao final por que Ciro faltava as sessões!(justificando porque o tratava de deputado, só para fazer esta pergunta ao final)
    ótima resposta do CIro(não poderia esperar menos) “este registro e do fechamento das sessões, vá ver o da entrada”
    em uma câmara presidida por Michel e e liderada por cunha…ta de parabens mesmo se realmente tivesse faltado!
    e sobre rugir para o PT…Não se chuta cachorro morto!

  28. Duvido que Ciro Gomes acredite que o poder de Lula tenha desaparecido. Ele não tem dito isso e colocar essa ideia como sendo sua, é no mínimo problemático. Quem está de saia justa é a direção do PT, principalmente de sua presidente que foi infeliz ao dizer que Ciro não passa no PT nem por reza brava. A direção do PT precisa ser mais inteligente na tática e na estratégia.

  29. Lula está neutralizado, o Judiciário não irá coloca-lo na rua, fora os outros processos. Dito isso, temos um candidato que até o momento é ficha limpa, possui experiência administrativa e politica, porque não dar um voto de confiança? Não é esquerdista “puro sangue”, mas e daí? Alias nem a ex-guerrilheira cantava mais essa música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.