Por que não fabricam gasolina privada? Ora, porque tem de investir pesado

uolpetr

O UOL  publica uma ingênua reportagem sob o título Se Petrobras não tem monopólio, por que mais empresas não fazem gasolina?.

A pergunta é boa, mas as respostas oferecidas pelo texto não passam nem perto da causa essencial para que isto não aconteça.

O Brasil já teve (e ainda tem) refinarias privadas, mas de pequeníssimo porte ou inviabilizadas econômica ou operacionalmente, por exigências ambientais que ainda agravam mais o principal problema de sua construção e funcinamento: são caríssimas e exigem um imenso prazo para amortização do investimento que representam.

E por importarem em imobilização gigantescas de capital não interessam aos grupos empresariais, que preferem importar derivados refinados, aproveitando a capacidade ociosa do parque de refino estrangeiro (o norte-americano, sobretudo) e, em relação ao potencial do pré-sal, que nos fará  superavitários na produção de petróleo bruto, exportar o óleo sem refino, com vantagens competitivas no frete em relação ao Oriente Médio e com características diferentes dos centros fornecedores mais próximos ao EUA: a Venezuela (quase que exclusivamente óleo pesado) e México (60% óleo pesado).

O capital privado não investe e não vai investir em refino no Brasil. Ou será o Estado ou não será ninguém e passamos mais de 20 anos, desde o Governo Geisel até o período Lula sem construir refinarias.

Refino de petróleo é infra-estrutura estratégica, como energia elétrica e sistemas de transportes. Investimento de longa maturação e retorno duvidoso.

Podemos ter refino privado no Brasil em escala maior do que os resíduos de produção pelos quais, hoje, respondem refinarias privadas. Sim, podemos, mas da pior maneira possível: vendendo a preço de banana as refinarias que nos custaram bilhões e, certamente, com financiamento público de longuíssimo prazo para subsidiar esta compra.

E nem assim é fácil atrair interessados, porque importar é mais barato e remunera mais rapidamente, uma vez que há excedente mundial em capacidade de refino.

E um gargalo no Brasil, onde as refinarias em construção nos períodos Lula e Dilma estão em estado de semiabandono, quando não em abandono total.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

    1. E os, salafrários que assaltaram o poder e mantém Lula preso com a ajuda dos facínoras do judiciário e MP a serviço dos interesses imperiais dos EUA, ainda querem privatizar e desnacionalizar as poucas refinarias brasileiras públicas existentes! #LulaLivre #Lula2018

  1. HAHAHAHAHAHAAH LIBERALISMO PIADA!!!

    1-Por que as empresas não procuram Petróleo igual a Petrobrás???
    2-Por que as mineradoras não procuram o próprio minério???
    3-Por que as Universidades particulares não investem em pesquisa???
    4-Por que os bancos privados em livre concorrência não baixam os juros???
    5-Por que as montadoras não criam um carro nacional???
    6-Por que empresas não produzem navios no Brasil???
    7-Por que não se fazem plataformas no Brasil???
    8-Por que empresas não criam rodovias em lugar de querer apenas privatizar???

    É POR QUE SEU MALDITO LIBERALISMO DE MERDA NÃO FUNCIONA!!! É POR CAUSA DISSO!!!

    ESSE PAPO FURADO LIBERAL JÁ VIROU PIADA!!!

    SE NÃO INVESTIR… NADA SAI DO LUGAR NESSE PAÍS!!!

    NOSSA INICIATIVA PRIVADA É ARISTOCRÁTICA E ATRASADA…. EXISTE UMA DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA… JUROS INVIABILIZAM QUALQUER EMPREENDIMENTO DE LONGO PRAZO…

      1. E os canalhas vendidos aos interesses imperiais dos EUA, salafrários que assaltaram o poder e mantém Lula preso com a ajuda dos facínoras a serviço dos interesses imperiais dos EUA, ainda querem privatizar e desnacionalizar as poucas refinarias brasileiras públicas [email protected] #LulaLivre #Lula2018

    1. Nunca mais vote nesses partidos golpistas que estão destruindo o Brasil: Não vote no PSDB, PMDB, DEM, PSD, PP, PR, PTB, PSC.

      Vote nos partidos de esquerda #LulaLivre: Vote 13!
      PT, PCdoB, PSOL, PCO, PSTU, PDT.
      E vamos ser maioria no congresso para derrotar toda a corja golpista que está destruindo o Brasil!
      Precisamos votar para ter um congresso de esquerda já!
      Congresso de esquerda para derrotar o golpe!
      Compartilhe essa mensagem!

    2. E os, salafrários que assaltaram o poder e mantém Lula preso com a ajuda dos facínoras do judiciário e MP a serviço dos interesses imperiais dos EUA, ainda querem privatizar e desnacionalizar as poucas refinarias brasileiras públicas [email protected] #LulaLivre #Lula2018

  2. talvez eles achem que toda indústria tem a mesma facilidade que a de telefonia celular, onde basta algumas antenas pra cobrir a maioria da população…

  3. “E um gargalo no Brasil, onde as refinarias em construção nos períodos Lula e Dilma estão em estado de semiabandono, quando não em abandono total.”

    Por responsabilidade do Partido do Judiciário, junto com o TCU, que se acham cheios de razão para apontar defeitos, mas, na hora de indicar um único caminho sequer alternativo de solução para as obras embargadas, ficam calados de forma HIPÓCRITA e desmoralizante. Geraram perdas de bilhões e milhares de empregos jogados fora para, depois, saírem de mansinho, dizendo não ter nada a ver com isso. Prendessem os corruptos, mas não inviabilizassem as empresas. Porém, ah, porém…

    Parece que seus interesses eram outros mesmo…

    1. E os, salafrários que assaltaram o poder PSDB, Temer, FHC, Serra, Aloysio Nunes Romero Kucá mantém Lula preso, com a ajuda dos facínoras do judiciário e MP a serviço dos interesses imperiais dos EUA, ainda querem privatizar e desnacionalizar as poucas refinarias brasileiras públicas existentes! #LulaLivre #Lula2018 Fora

  4. Não dá nem para ler. É muito desconhecimento do mercado de petróleo no Brasil. A Petrobras é auto-suficiente, tem capacidade de refino praticamente no nível da demanda. O pouco que pode faltar é provido por importações. Não dá para investir numa refinaria nessas condições, sem mercado firme. Para ajudar esses que se sentem desejosos de ver outra empresa atuando no refino, o gestor da empresa está tentando vender refinarias, entregar ao capital internacional a Petrobras, certamente para desfazer o equilíbrio que tem a Companhia como empresa totalmente integrada que é, do poço ao posto, que a gerência eficiente do Estado e a aplicação do monopólio estatal do petróleo permitiu.

  5. Para este pensamento colonial que roubou o poder no Brasil petroleo é igual a rapé: manda pro estrangeiro que eles compraram. Só que petróleo é poder geopolítico e ai ele continuam tratando como rapé: enfiando no nariz!!!

  6. E os canalhas vendidos aos interesses imperiais dos EUA, salafrários que assaltaram o poder e mantém Lula preso com a ajuda dos facínoras a serviço dos interesses imperiais dos EUA, ainda querem privatizar e desnacionalizar as poucas refinarias brasileiras públicas [email protected] #LulaLivre #Lula2018

  7. E os canalhas vendidos aos interesses imperiais dos EUA, salafrários que assaltaram o poder e mantém Lula preso com a ajuda dos facínoras a serviço dos interesses imperiais dos EUA, ainda querem privatizar e desnacionalizar as poucas refinarias brasileiras públicas existentes! #LulaLivre #Lula2018

  8. E os, salafrários que assaltaram o poder PSDB, Temer, FHC, Serra, Aloysio Nunes, Romero Jucá mantém Lula preso com a ajuda dos facínoras do judiciário e MP a serviço dos interesses imperiais dos EUA, ainda querem privatizar e desnacionalizar as poucas refinarias brasileiras públicas [email protected] #LulaLivre #Lula2018

  9. O liberalismo só existe porque as políticas progressistas os sustenta.Por exemplo: os neoliberais criaram a crise das Suprime com o ultra liberal governo Bush .Uma crise que quase quebrou o mundo,no entanto foi com políticas keynesianas que os EUA reagiram.Quem não sabe os bilhões de dólares dos cofres públicos que não foram gastos para salvar bancos ,grandes empresas e para recuperar o mercado. Alguém conhece um país que foi salvo de uma crise com economias liberais,ou seja, de livre mercado. Política liberal é o direito que se dá ao homem de fazer o que bem entender na economia sem a intervenção de ninguém. È o direito do mais forte destruir o mais fraco. È a mesma política das selvas.Para mim um liberal não passa de um criminoso e chegará um dia que ser liberal vai ser regulamentado como criminoso de lesa pátria.

  10. O NEOLIBERALISMO E O SANTO MERCADO

    O santo mercado com sua politica de privatização de todos os ativos do estado, assim como a suposta meritocracia da iniciativa privada, propagada aos quatro cantos pelo neoliberais como a panacéia à resolver todos os problemas da nação é o mais virulento e desprezível conceito de gerenciamento patrimonial, só sustentado pelos vira-latas e entreguistas desse país. Até o FMI já reconheceu o fracasso dessa politica econômica e no mundo não há um só exemplo de sucesso. Todos os países, sem exceção, que transformaram-se em grandes potências econômicas, o fizeram através de investimentos maciços do estado, desenvolvendo sua infraestrutura e criando grandes empresas estatais. A história do Brasil nao é diferente, de 1930 até 1970 o Brasil foi um dos países que mais se desenvolveu no mundo, com índices de crescimento de fazer inveja até a China (até 11% ao ano), tudo graças a verdadeiros patriotas como Getúlio Vargas e JK, que investiram pesado na infraestrutura do país. Em 1970 o Brasil já tinha um parque industrial que produzia mais de 1 milhão de automóveis por ano, enquanto a china só sabia plantar arroz. Hoje a China produz quase 30 milhões de automóveis ao ano e no Brasil o percentual da industria brasileira em relação ao BIP declinou de 30% para desprezíveis 11%.

    Em contrapartida, o que faz governos neoliberais como FHC ou o golpista Temer? Tentam se desfazer de todo o patrimonio público, dando ao primeiro que aparecer, a qualquer preço e deixando ainda a divida pro estado. Esses caras não sabem produzir riqueza para a nação e seu povo, não sabem nem mesmo gerenciar o que os outros já produziram e não se prestam nem mesmo no papel de negociadores sérios. São verdugos sanguessugas da riqueza e do trabalho de milhões de brasileiros, que com seu suor e dedicação almejam construir um país rico e soberano.

    Porém com governantes como esses vendilhões da pátria, fica difícil qualquer avanço. Os meliantes agem como o larápio da esquina, que furta nosso relógio para vendê-lo ao primeiro que aparece. Assim querem sempre ou se apropriar ou doar as conquistas e riquezas da nação, vendendo as empresas estatais estratégicas a preços ridiculamente abaixo dos valores de mercado, quase sempre à apadrinhados ou ao capital estrangeiro, avido por lucro fácil. O exemplo mais grotesco foi a venda da Companhia Vale do Rio Doce que era a maior empresa de mineração do mundo, com mais de 7 mil jazidas catalogadas como patrimonio. A Vale do Rio Doce teria sido avaliado por nada menos do que 12 Trilhões de dólares. E quanto o governo criminoso de FHC arrecadou com sua venda? Nada mais do que 6 bilhões. Já no primeiro ano após a venda a Vale gerou mais lucro do que o valor gasto com a compra. Um crime e um insulto a todos os brasileiros. Esse sim foi o maior crime de corrupção em tempos modernos ocorrido no planeta. E essa corja de abutres e piratas saqueadores não desistem de depenar o país, continuam firme no intuito de desmantelar qualquer vestígio de soberania ou autodeterminação nacional. Obviamente com o apoio da mídia entreguista, dos rentistas lacaios da politica mais destrutiva aos interesses nacionais que existe na fase da terra e tutelados pela avidez das grandes corporações transnacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *