Nas costas de um jacaré…

A repórter Natuza Nery, da Folha, publica hoje uma inteligente e bem-humorada análise da sucessão presidencial, chamando a atenção para a originalíssima situação de cada candidato, hoje, ter um apoiador – o presumível apoiador – com potencial eleitoral maior do que o dele próprio.

Dilma tem Lula. Ressalve-se que, neste caso, a situação tem boas diferenças das demais. Lula fez Dilma existir como candidata e, nestes três anos quase de Governo não se viu uma divergência pública entre ambos, ao contrário. O ex-presidente, em todas as oportunidades, tem reafirmado ser “cabo eleitoral” da Presidenta e é até muito menos econômico que ela nas declarações eleitorais, até porque ela, como governante, se obriga a maior resguardo verbal.

Eduardo Campos, agora, tem Marina Silva. Com o dobro e até o triplo das intenções de voto do pernambucano, a tentação de “porque não o inverso?” será um fantasma permanente nesta geléia que reúne personagens tão distintos como Ronaldo Caiado, Jorge Bornhausen, Luiza Erundina e Alfredo Sirkis.

E Aécio Neves “tem” José Serra, que abriu o olho, mostrou os dentes e depois voltou a ficar imóvel, esperando para ver.

O texto, imperdível, de Natuza segue abaixo:

Sombra

Natuza Nery

Tudo bem, Marina Silva entrou no PSB dizendo apoiar Eduardo Campos como líder de chapa à Presidência da República e se dispondo a ser vice.

Tudo bem, Lula já repetiu zilhões de vezes que sua candidata é Dilma Rousseff para acalmar os mais assanhadinhos do PT que desejam sua volta ao poder.

Tudo bem, José Serra ficou no PSDB e, ao que consta, não prometeu nada a Aécio Neves.

A surpresa da aliança sacramentada no último sábado produziu um fato curioso. Agora, religiosamente, todos os presidenciáveis até aqui posicionados têm, em comum, um candidato no banco de reserva a fungar-lhes a nuca.

Eis outra esquisitice: todos os “jogadores suplentes” têm hoje mais intenção de voto do que o primeiro time.

As pesquisas de opinião assombrarão os titulares aqui e ali. Haverá, tal qual uma análise combinatória, cenários eleitorais ora com o plano A, ora com o plano B de cada partido. Se o primeiro piscar, a duplicata chega junto.

Marina é o caso mais excêntrico. Trocou seus 26% de intenção de voto pelos 8% de Eduardo Campos. Chamou o ingresso no PSB, em confuso marinês, de “filiação democrática e transitória”. O nome é até pomposo, mas de inevitável tradução chula: partido hospedeiro.

Ninguém nega, porém, que a união dos dois em uma única terceira via adicionou charme à chapa, com o perdão da aliteração. Mas trouxe riscos. Não só à dupla, também aos outros.

Para Aécio, o efeito colateral é fazer crescer sua sombra, Serra, e animar tucanos que ainda apostam que o mineiro pode amarelar na reta final. Para Dilma, o perigo é ressuscitar o bloco, ora dormente, do “volta, Lula” e diluir parte do apoio doméstico à presidente da República.

Já não é preciso fazer gráfico, tirar a média ponderada e calcular o desvio padrão para deduzir que, dessa equação política, uma coisa é certa: o mercado político, daqui por diante, virou campo muito mais fértil a intrigas.

PS. Não tenho como deixar de lembrar uma frase que o velho Leonel Brizola vivia repetindo: a política ama a traição, embora um dia termine por abominar o traidor.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Gente! Olha que chique essas fotos do EDUARDO CAMPOS junto com o HUGO CHAVEZ e o LULA em visita as obras de refinaria que a Petrobras está construindo em parceira com a venezuelana PDVSA em Pernambuco:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lula-Ch%C3%A1vez-AbreueLima.jpg

    Tem essa aqui também:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/files/gallery_assist/3/gallery_assist638152/1920FRP9164.jpg

    Por isso que a Marina disse que estava se juntando ao Eduardo Campos para combater o “chavismo” no Brasil! KKKKKKKK!!

  2. Lula está olhando na direção certa, ou seja, o Norte. Mas não se moveu, ele está vendo para onde a situação está indo e sabe como lidar. Na eleição passada ele olhava para a mesma direção.

    Espero que ele continue a não errar, ou seja, não perder o rumo. E Lula, deixa de medo e faz as mudanças que o país quer.
    O Lulismo está estruturado e tem mais trinta por cento, mobiliza logo o lulismo e politiza o país, meu querido.

    Poliitizar o Lulismo isto é fudamental para o projeto de pais que tem estado a dar certo. É imprescindível

  3. …Alias… ninguém disse que o PSB não vai por a Marina como cabeça de chapa… e o campos como vice.
    E SE FOR ASSIM ?

  4. Nada impede uma união MARINA para presidente e Aécio de vice. Não existe mais qualquer diferença entre PSB e PSDB. Campos vicaria com um ministério ou com a casa civil, ou sairia para o Senado.

  5. Coitado do Aércio . Vai ser esfaqueado , chutado, beliscado e mordido pelas costas. Com o apoio de Serra ele vai longe. eh eh eh eh he :)

    1. O time dos sonhos. O atacante Aércio na frente, apoiado por FHC no meio de campo armando as jogadas, e Serra no gol. Esse time vai longe.

  6. O melhor que podia acontecer a Lula foi essa traição do Eduardo Campos. Campos era o único fora do PT a quem Lula deveria alguma consideração em 2018. Lula agora ficou livre, leve e solto para voltar com força total em em 2018.

  7. nesse jogo do “mercado político”, focado em personalidades, onde se encaixa o projeto de país ?

    a um ano do sufrágio, estamos percebendo que o período eleitoral já começou: à direita e à “esquerda”, correm as negociações de bastidores em troca de apoio (de políticos e empresários) a esta ou aquela candidatura, e ninguém ousará propor mudanças estruturais, para não levantar polêmica e pôr em risco a “popularidade”.

    Que venham agora, os marketeiros e publicitários profissionais, para apresentar seus candidatos como comercial de margarina ou pasta de dente, num processo eleitoral absolutamente despolitizado e viciado pela televisão e pelo dinheiro. Ah, e com a copa do mundo no meio deste deserto ideológico.

  8. Como pode uma pessoa muquirana,a Dra Mayra,ser tão cara de pau assim?É como vc bem discreveu Brito,agora queremos vê-la pegando nas mãos dos mais pobres para pedir votos sem luvas.Essa tranqueira travestida de patricinha,só poderia se filiar ao PSDB,o partido de pilantras e safados,na verdade,ela só está indo para o citado partido por reconhecer sua raízes…

  9. E no entanto, aqui no RJ e em SP, partidos que hoje dominam determinados sindicatos e grêmios acadêmicos convocam esse movimento para participar em seus atos e radicalizá-los. Estão, por assim dizer, promovento o ‘LEVANTE’ bastante ‘JUNTOS’ … (juntos e misturados, na realidade). Não são coisas isoladas e nem apartidárias. Assemelham-se muito, em suas práticas abusivas, aos coxinhas raivosos com máscaras de ‘anonymous’ das manifestações de junho.

  10. Hello Nice blog site. Do you need to visitor post on mine someday? If that’s the case make sure you let me know by means of email or perhaps reply to this particular comment since I signed up for announcements and will understand should you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *