Nova pesquisa dá vitória folgada a Joe Biden

Faltam 22 dias para a eleição presidencial norte-americana e as pesquisas seguem ampliando a vantagem de Joe Biden sobre Donald Trump, com Covid-Relâmpago e tudo mais.

Hoje foi a pesquisa da ABC News- The Washington Post aumentar de dez para doze pontos a vantagem do candidato democrata sobre o atual presidente republicano, registrando 54% a 42% das intenções de voto contra 54% a 44% na segunda quinzena de setembro

Nela, impressiona a rejeição a Trump no eleitorado feminino e entre os que se declaram independentes em relação aos dois partidos e politicamente moderados.

A vitória no voto popular tornou-se virtualmente impossível para Donald Trump e ele não esconde que seu alvo agora são os votos por via postal, que alega estarem sendo fraudados.

O sistema de registro como eleitor nos Estados Unidos é complexo, com prazos variando de estado para estado, bem como não é uniforme o prazo para fazer o voto postal e para que este seja recebido como válido. Como é permitido votar antecipadamente por via postal, 6% dos eleitores depositaram suas cédulas, o que faz prever que, por conta da pandemia, esta forma de votar seja muito maior do que antes, chegando perto da metade do total, o dobro do que aconteceu em 2016.

Se o resultado em estados-chave, onde as pesquisas mostram pouca diferença, ninguém tenha dúvidas de que Trump levará sua derrota para o “tapetão”.

Por isso sua pressa em aprovar logo a indicação de Amy Coney Barrett para a Suprema Corte, na esperança de que possa tentar um golpe judicial.

Tudo o que se imaginar de jogo sujo até o dia 3 de novembro e nos dias em que seja necessário que a contagem defina quem foi o vencedor será pouco perto do que se dispõe a fazer Donald Trump.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *