O ‘chilique’ de Paulo Guedes é com o fim da capitalização

Todo mundo achando que Paulo Guedes estaria feliz por ter emplacado um corte na Previdência bem próximo do trilhão que dizia querer?

Errado!

O Posto Ipiranga de Jair Bolsonaro estrilou feio hoje, ao sair de um encontro com empresários italianos.

“Eu não vou criticar, eu estou esclarecendo e vou respeitar a decisão do Congresso. Agora, é importante que os deputados, que o relator, se aprovar a reforma do relator, que são R$ 860 bilhões de cortes, [digam que] abortaram a nova Previdência. Mostraram que não há compromisso com as futuras gerações.” (…) O que o relator está dizendo é ‘abortamos a nova Previdência e gostamos mesmo é da velha Previdência”. 

Formalmente, disse que o motivo da sua indignação eram as regras de transição mais suaves para os servidores públicos.

De fato, porém, sua irritação é com a morte da proposta de capitalização, com a qual pretendia jogar bilhões de reais no sistema financeiro. Como projeto de lei, a capitalização não se sustenta constitucionalmente: se não fosse assim não a apresentaria na PEC, que exige teto maior.

A tal “Nova Previdência” era para ele a arapuca da capitalizaçã, abolindo do “cangote” dos empresários – como diz seu chefe –  a contribuição previdenciária  para o empregado e esfaqueando o bolso do trabalhador, para arrancar um naco do seu salário para os bancos.

Paulo Guedes perdeu metade de seu “índice de tchutchucagem” frente à turma dos bancos. Vendeu um “grande negócio” a eles, mas não conseguiu entregar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

21 respostas

  1. “Se a reforma da previdência não passar, eu largo tudo e vou morar nos EUA”.
    E aí, Guedes, já comprou a passagem?

  2. Esse negócio da capitalização é tão aberrante que não resiste cálculos básicos de matemáticas.
    O guedes é tão delinquente quanto seu chefe ,bandido da pior espécie.

  3. Fernando Brito, sua última frase está perfeita.
    Achei uma Brastemp o ataque histérico/hipohormonal/síndrome de desespero/pé na cova do gal. Heleno com a declaração do Lula sobre a facada fake do bozo. É aquilo que todo mundo já sabe, mas é preciso investigar. E dito pelo Lula (subiu 0,45 pontos em 100 no meu conceito e já está atingindo níveis inéditos de 0,52 pontos) vai despertar investigações na paz de cemitério em que se arrastava esta questão. Esta facada fake para fugir dos debates (se não o bozo não chegaria sequer ao 2º turno) deveria ser o próximo assunto trepidante, junto com o dossiê da Intercept, para abalar saudavelmente a nação!

  4. Mais suaves como ?? Esse cara é um canalha mesmo…..desafio a qualquer um informar onde está a suavidade.

  5. Exatamente. Vendeu a capitalização como presente aos bancos e grandes seguradoras mas não entregou. Ficou mal para ele, agora sua turma vai argumentar que o aumento dos déficits do INSS não é motivado pela pasmaceira da economia e pelo desemprego mas pela “não aprovação da capitalização salvadora”. Essa gentinha do governo Bozo é toda como o Moro: mentem descaradamente e depois, quando são pegos na mentira, dizem que foi “descuido”.

  6. Interessante é esta meta inexplicável de juntarem um trilhão. Será que isso foi inspirado na famosa economia de um trilhão de marcos que o Hitler teve de fazer para começar a reconstrução da Alemanha? Não, claro que não. Hitler, apesar de ter sido a aberração mais terrível que a história já produziu, fez a tal economia para financiar a construção da maior rede de infraestrutura de transportes e energia que a Alemanha já tinha visto, dando emprego não a milhares, mas a milhões de pessoas. E o trilhão do Guedes seria para construir apenas a alegria de uma dúzia de bilionários (Aliás, “bilionário” está se transformando em palavrão. Ninguém quer ser chamado de bilionário. O Guardian coloca acima de suas reportagens: “Não há nenhum bilionário por trás disso”.)

  7. O mais curioso é que ninguém explica porque o “mercado” financeiro saliva de excitação para abocanhar esse negócio que eles mesmos consideram “falido”, “deficitário”, “insustentável”…etc. Bandidos f.d.p.

  8. Essa maluquice de Capitalização só passaria com uma Ditadura. Felizmente, ele só conseguiu o candidato a ditador.

  9. ???????????????????? A TCHUTCHUCA TA REVOLTADA?????? ????????????????????????????VAI SE FUDER GUEDES. VAZA DAQUI. #NAOAREFORMADAPREVIDENCIA #NAOACAPITALIZACAO #FORABOLSONARO

  10. Juíza de SUM PAULO que abriu mão do caso do TRIPLEX e encaminhou LULA para a LAVA-JATO EM CURITIBA pode aparecer em breve entre os contatos do Serginho Narciso Moro…
    Serginho Narciso vai afundar o Judiciário!
    Esse Serginho é DEMAIS!

  11. O guedes estava tão raivoso que se enrolou todo e disse que a tal da capitalização seria para as pessoas de “renda mais alta”. E desde quando os bilionários necessitam fazer “poupanças” para garantir suas velhices?

  12. Guedes não entende que Bozo foi eleito para GOVERNAR, não para DITAR uma Constituição do zero.

    Procuradores da República já manifestaram oficialmente que a proposta de capitalização é ANTICONSTITUCIONAL, porque colide frontalmente com um princípio basilar (mais do que uma cláusula pétrea) da Carta de 1988.

    Presidente da República não tem mandato para revogar a Constituição. Muito menos um ministro que parece não ter lido a Carta Magna.

    1. Ora, quando foi anunciado como ministro, Guedes não conhecia nem a lei orçamentária. Bateu boca com o então senador Eunício Oliveira, durante a transição, porque queria a todo custo aprovar no Congresso um orçamento a seu bel-prazer. Tomou uma invertida épica de Eunício, que, segundo relatos, chamou-o de “moleque”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *