O fim da crise só virá com eleição livre

montanaro

Transcrevo trecho de um interessante artigo escrito, em seu blog, pelo professor Fernando Nogueira da Costa, do Instituto de Economia da Unicamp onde, a propósito de comentar texto “Os riscos da democracia”, de seu colega Guilherme Santos Mello, que ajuda a explicar como são frágeis as  fumaças de recuperação econômica, tão festejadas pelo Governo e pelos comentaristas neoliberais da grande mídia.

A “bicicleta” da economia não tem nada a impulsioná-la, apenas desliza numa conjuntura favorável. A força do consumo e do investimento que  ele engendra, afinal, não estão sendo postas no pedal da produção. Ainda que a estrada não fique mais áspera,  inércia não  é capaz de fazê-la acelerar.

Risco político ou  desprezo pela democracia?

Fernando Nogueira da Costa (trecho)

O fato de o crescimento ter se concentrado na agricultura (do lado da oferta) e nas exportações (como variável de demanda), mostra a fragilidade da recente pequena expansão da atividade. Ela é dependente de boas safras, preços internacionais de commodities e condições climáticas propícias à agricultura.

A atual queda expressiva dos investimentos e a recorrente retração do consumo das famílias apontam para uma perspectiva nada animadora para o crescimento no período restante do governo temeroso. Apesar da rápida desaceleração da inflação, a demanda continua se retraindo por causa do efeito desemprego sobre a massa de rendimentos reais.

Assim, fracassa a estratégia neoliberal das atuais autoridades econômicas: a queda da inflação não provoca o aumento da renda real, apenas limita sua queda. Com a perda de direitos trabalhistas menos renda do trabalho haverá para promover a retomada do consumo. Com a queda das vendas, não há como recuperar a con­fiança do empresariado. O retorno dos investimentos depende da redução do grau de endividamento, da expectativa de lucros com vendas, de esgotamento da capacidade produtiva ociosa e de eventual inovação tecnológica com lançamento de nova linha de produtos.

Se a estratégia neoliberal da austeridade econômica, iniciada com Levy em 2015 e aprofundada por Meirelles, ao aprovar a PEC do teto de gastos, tivesse sido bem-sucedida em promover algum crescimento sustentado, retomando a renda e emprego das famílias, certamente ela encontraria mais apoiadores dentro da sociedade. A função popularidade não estaria tão baixa, em que pese o enorme esforço midiático dos neoliberais em louvar um governo impopular e suas perversas reformas contra o povo.

Os golpistas encontram-se isolados, no Distrito Federal, “pela completa incapacidade de sua estratégia entregar o mínimo de bem-estar social para a grande maioria da população, enquanto mantém e garante os privilégios da minoria de ricos e grandes proprietários”.

O que torna os riscos políticos dos governistas tão decisivos é o fato de que, “após três anos de experimentação desastrosa, a austeridade e o liberalismo fracassaram em entregar o que prometeram. Sendo assim, a população tende a novamente, assim como já havia feito nos últimos quatro pleitos eleitorais, escolher projetos políticos e econômicos que entreguem crescimento e distribuição de renda, ao invés de desemprego e aumento da pobreza”.

Mello destaca que “é isso que assusta tanto os analistas econômicos de plantão, que insistem em profetizar o desastre caso as políticas que defendem sejam revertidas. Por trás do discurso de ‘risco político’, observa-se um profundo desprezo pela democracia”.

Apenas um governo legítimo, com credibilidade proferida pelo voto popular, será capaz de implementar um projeto de desenvolvimento, seja ele qual for. Negar a possibilidade ao povo brasileiro de escolha entre diferentes projetos de nação em disputa, sob o argumento de “risco político”, ou mesmo defender que não há outra alternativa a não ser aquela representada por sua ideologia neoliberal, é uma forma de incentivar outro golpe na democracia, inviabilizando a candidatura e a posse de um novo governo eleito pelo voto popular.

O texto, na íntegra, está aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. O Brasil deve continuar ser passado a limpo vemos que acusações fraudadas não obtiveram exito contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e muito menos da também mãos limpas Dilma Rousseff insistimos quem tiver acusação contra estes dois estadistas impares que apresente “mas” não vale diz que me disse e muito menos sonhos! Nos a maioria dos brasileiros sabemos separar o “joio do trigo” e vemos em que siglas (PSDB, DEM, PMDB e PP) estão os “corruptores e corruptos” comandados pelo chefão “Michel Temer” por todo Brasil. Oxalá Deus continue dando entendimento a polícia (PF) nos trabalhos da limpeza na vida pública por todo Brasil.

  2. Comprei ontem o dvd do show do artista Rogério Tacla Durán gravado em Maringá.

    A melhor música:se apertar a casa cai.

    Realmente mais um produto de primeira da Lava Jato records.

  3. E a Mídia e a Globo mentindo, como sempre, dizendo que o PIB se recupera e é o fim da recessão e emprego aumenta, sempre acreditando que o número de idiotas só aumenta.

  4. Caravana de Lula mostra que como os nordestinos não são bobos e sim lutadores e trabalhadores dignos, o resto do Brasil, uma grande maioria, com certeza não tem mais duvidas para onde o Brasil deve caminhar. Para a democracia, para a força que Lula nos ensina dia apos dia com sua incrivel resiliência, humildade e inteligência impar. Somente aqueles com muito odio no coração ficam ainda fustigando o povo brasileiro que é o unico que mantem a visao clara e o coração firme para a luta. A oligarquia brasileira lambe botas do Tio Sangue precisa ser enfrentada junto com Lula para presidente em 2018. Inegociavel, imperativo ! Ponto !

    1. Lula em Teresina …

      https://www.brasil247.com/pt/247/piaui247/315294/Lula-quem-deu-o-golpe-n%C3%A3o-consegue-explicar-por-que-o-Pa%C3%ADs-s%C3%B3-piora.htm

      Nada como um ano apos o outro. Nos primeiros meses de 2016 esse blog mesmo estava infestado de gente desprezando o Lula; diziam que o PT estava morto; diziam que Lula não tinha mais dentes; diziam que Dilma era burra, não tinha senso de humor, era uma Anta, era tudo que obviamente refletia a misoginia ambiante. Qdo alguém inocentemente levantava a questão de todos irem para a rua e lutar pois um golpe estava se armando, preferiam esses senhores e senhoras criticar o PT, tudo que este fazia, tudo que não fazia. Enfim desejavam que Dilma voasse como uma super woman e Lula fosse o spider man eterno. Alguns faziam, e ainda fazem questão de estabelecer, antes de qualquer papo, o fato de não ser do PT (como se esse fosse sujo, menor e não digno ). Tenho uma colega de trabalho que sempre gostou e apoia Lula mas fazia questão de dizer que não gostava do PT e achava o Dirceu um descalabro. Mas quando perguntada do porquê ela repetia o que tinha visto no faceburro ou alguém tinha lhe dito. Esta pessoa e outras estão hoje disfarçando e mudando de assunto. Ainda bem né FB que você tem tudo gravado nesse blog, todos os horrores que certamente nenhum de nos permitiria em nossas casas ou em nossos blogs. Claro, isso em nome de algo que até hoje ainda não entendemos muito bem. Mas como você acha tudo isso sem importância, ja que o mais importante é achar que o Brasil holista é uma realidade e que so nos resta seguir a linha da democracia racial, a cordialidade brasileira e outras fantasias e ideologias bonitas mas vazias, proprias para boi dormir. O que Darcy Ribeiro, que dizia odiar os homens porque estes fediam, estaria hoje dizendo de tudo isso ?
      De repente senti que como sempre Lula e Dilma so foram aceitos por uma certa esquerda elitista e cega porque ambos se dispuseram a botar a cara pra bater, pegaram e estrada e foram à luta. Não foi graças a esse blog, nem ao apoio que afinal foi pouco nas horas cruciais. A falta de respeito que essa mulher excepcional ainda é tratada nesse blog é triste. A referencia ao Lula com adjetivos que ninguém aqui permitiria sobre um filho, uma filha, uma amiga, um namorado, ainda menos em referencia aos nossos pais, passam por aqui com a mesma banalidade que muitos, num domingo em que Lula da’ mais um pouco do seu sangue, se comprazem e se sentem bem em falar de suas grandezas, de apontar o dedo para o outro, em vez de trocar, de interagir. Posição confortavel de controle, de micropoder, um quase panoptico.

      E Viva o Grande Lula com sua quase absoluta certeza que se ele não fizer por si e pelo Brasil junto ao povo que o ama, nada podera esperar do corporativismo atavico de sociedades arrogantes e distantes de si mesmas.

  5. Sobre o fim do infame ‘mor(T)o’ e o fim da crise nazigolpista!

    MAIS UM MEGAESCÂNDALO ENVOLVENDO OS NAZIGOLPISTAS!

    Da Série advogado “[Rodrigo] Tac(l)a Dura(n) no CUnha do ‘mor(T)o’”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    TACLA DURÁN PAGOU ESPOSA DE MORO, DIZ NASSIF

    O jornalista Luis Nassif denuncia a conexão entre o advogado Rogério Tacla Durán e a advogada Rosângela Moro, esposa do juiz Sergio Moro; segundo ele, Durán, que hoje denuncia abusos na Lava Jato, fez pagamentos à esposa do magistrado paranaense

    3 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 05:58

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro#.WatTylGrSH0.facebook

    1. Mais um nome integrante da quadrilha!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      (…)
      Segundo a inocente explicação de Moro, Zucolotto teria sido contratado por Duran para tirar cópia de um processo em Curitiba.
      Desde o início, estranhava-se que as delações ainda não tivessem chegado ao Judiciário. É possível que essa escrita seja quebrada com o fator Tacla Duran..
      O advogado Santos Lima
      Conforme anotou o leitor Francisco de Assis, nos comentários, entre os recebedores está o advogado Leonardo Guilherme dos Santos LIma, também do Paraná, e cujo sobrenome coincide com o do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima

      Por egrégio e destemido jornalista Luís Nassif
      em
      Advogado espanhol fez pagamentos a Rosangela Moro

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro#.WatTylGrSH0.facebook

  6. COM TEMER, INDÚSTRIA RECUA OITO ANOS NO TEMPO

    Com grande capacidade ociosa e investimentos baixos, o setor industrial volta ao patamar de 2009, conforme aponta o PIB industrial registrado entre abril e junho; o resultado negativo de 0,5% no período, em comparação aos primeiros três meses do ano, foi puxado principalmente pelo desempenho negativo da construção civil, que responde por cerca de um quarto da indústria e foi afetada também pela crise das construtoras investigadas na Lava Jato; já na comparação com o mesmo período do ano anterior, a retração foi de 2,1%

    3 DE SETEMBRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/315305/Com-Temer-ind%C3%BAstria-recua-oito-anos-no-tempo.htm

    1. Será que é porque a verdade tá incomodando? Quando o TRF4 julgar o recurso de Lula, você vai fingir que não aconteceu nada porque é mais confortável?

      Eu só falei isso: ano que vem teremos eleições livres, só não sei se o “santo” de vocês vai estar livre pra concorrer.

      Falei alguma mentira?

      1. Caro Fernando, me afastei do seu blog e de outros por não suportar ver esses vermes fascistas bostejando suas pérolas por aqui. Já basta termos que aturar essas antas, analfabetos funcionais, no trabalho, nas ruas, nas redes de TV, etc. Aguentar a idiotice em estado bruto também nos blogs progressistas é demais. Bloqueie essa escumalha, eleitores do bolsolixo, que seu blog ficará muito melhor. Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.