O “fim da história” não veio, mas talvez estejamos na história do fim

novaordem

Nos tempos do neoliberalismo – aqui matizado de Collor a Fernando Henrique Cardoso – fazia sucesso entre os microcéfalos um livro – e uma teoria – chamado “O Fim da História”, do norte-americano Francis Fukuyama, defendendo a tese (na verdade uma meia-sola na ideia hegeliana) de que com o fim do socialismo e já tendo sido destruído o fascismo, a historia humana passaria a ser linear, com o triunfo, per omnia seculo seculorum, da democracia liberal ocidental, para qual todo o mundo caminharia, inexoravelmente.

Faltava apenas “resolver uns probleminhas” com o islamismo, que ainda representava valores relativamente “duros de matar”. Mesmo a “primavera árabe” deu chabu.

Os últimos resultados da democracia liberal ocidental, vide as notícias que vêm da Alemanha, mostram que tipo de fenômeno o aniquilamento das ideias de esquerda naquela década de 1990 está nos trazendo.  Pela primeira vez em quase 60 anos do pós-guerra, um partido de inspiração fascista ganha representação no parlamento alemão, onde só entram os que obtiverem ao menos 5% dos votos nacionais.

E a AfD, Alternativa para a Alemanha, simplesmente chegou – indicas as projeções – a mais de 13,5% dos votos, o que a coloca como terceiro maior partido da Alemanha, nos calcanhares do outrora poderoso Partido Social Democrata, que teve  21,6%. E não é um mero agrupamento de fanáticos, de “Holidays” germânicos, não. Foi criado por economistas liberais de prestígio acadêmico e líderes empresariais.

A Alemanha é só um pedacinho desta ascensão da loucura. Em toda a parte ela está implantada, sinal de que, provavelmente, não é apenas uma loucura.

A financeirização do poder se descolou até as corporações industriais, da produção e assumiu uma natureza que, de conexão com a realidade, conserva apenas as commodities como valor material. O resto é controle da  tecnologia e do conhecimento, que é vendido logo que desenvolvido.

Na Europa e nos EUA, a imigração foi um fenômeno estimulado e provocado, quando se dependia de força de trabalho vil. O desenvolvimento da tecnologia e da automação a tornou dispensável em larga escala, embora ainda seja interessante em relação à “máquina de chupar cérebros”.

A “reciclagem” do capitalismo, ao longo da história, foi marcada por guerras. A Primeira Guerra Mundial rearrumou o imperialismo colonial; a segunda, a ascensão de padrões de valor universais, antessala da globalização que seria atingida em 30 ou  40 anos com a eliminação das fronteiras comerciais e financeiras.

Há, de novo, cheiro de guerra no ar e só o imponderável do poder nuclear de China e Rússia é responsável por, ainda, deter a guerra de saneamento capitalista.

Agora para eliminar os excedentes inúteis no modo de produção mundial.

E o excedente, do capitalismo moderno, são pessoas, é gente.

 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

26 respostas

  1. Realmente essa hoje foi feroz.

    Se tem algo de consolo,de todo modo o nosso nazifascismo aqui de 2013,2014,2015,2016,golpe,Farsa Jato,mídia corrupta,irmãos Koch,FIESP,FEBRABAN,JUDICIÁRIO E MP,já deu erradíssimo além de servimos na atualidade de péssimo exemplo para o mundo.

    Espero que sejamos o primeiro a sair desse pesadelo ano que vem.

    Candidato já tem para resolver essa questão na América Latina e um só:Lula,já!

  2. Sem dúvida, a proposta implícita das forças de extrema direita que hoje aspiram ao poder no Brasil é simplesmente extermínio da população pobre, bem como, de quem quer que ouse defendê-la. E isto tem que ser explicitado com todas as letras para essa multidão de incautos, cujas opções de sobrevivência, nesse contexto, serão tornar-se soldado do fascismo ou morrer.

  3. Marotamente, ficou faltando o neoliberalismo do Meirelles, nos governos Lula, do Tombini no primeiro governo Dilma e o da dupla Levy-Tombini, reforçada por Tony Volpon, ainda no BC, no segundo governo Dilma. Se é lembrar, sejamos completos.

    1. Meireles e Tombini eram responsáveis pelo Banco Central, não pela política econômica do país… marotamente você misturou tudo… você sabe a diferença ou o curso de panfleteiro de Facebook do MBL não incluiu essa parte?

      1. Apesar da prática fascista da desqualificação do oponente, vou dar a tréplica. Os imbecis e truculentos merecem algum esclarecimento.

        Em uma economia financeirizada e periférica, o poder do BC é muito maior do que você imagina. A taxa de juros, a de câmbio e a banda inflacionária são decididas pelo Banco. Infelizmente assim é e os governos petistas, querendo você ou não, seguiram à risca o modelinho pra lá de ultrapassado de metas de inflação, mesmo depois da crise de 2008. Foram governos de parcas políticas compensatórias e servis em políticas cambial e de juros. Sem mencionar os perdões aos sonegadores e as isenções e renúncias fiscais que não resultaram em absolutamente em nada. Talvez o capital usou essa grana para derrubá-los do poder, tamanha a inépcia desses governos.

        Na próxima, podemos comentar salvação da Globo da falência no primeiro governo Lula e a destruição do equilíbrio econômico do setor elétrico, no segundo governo Dilma.

        E tem mais, muito mais. Mas chorar é bom. E na cama, que é lugar quente.

        1. Apesar da prática fascista da desqualificação do oponente, vou dar a tréplica[NÃO TE DESQUALIFIQUEI MAIS DO QUE SEUS PRÓPRIO COMENTÁRIOS IDIOTAS]. Os imbecis e truculentos merecem algum esclarecimento[SIM!!! NOS TRAGA A LUZ… CHEGOU A HORA DA CRACOLÂNDIA MOSTRAR O SEU VALOR… VAMOS VER O QUE SAI…].

          Em uma economia financeirizada e periférica, o poder do BC é muito maior do que você imagina[NÃO ME DIGA… VOCÊ DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DO BANCO CENTRAL SOZINHO??? AINDA BEM QUE VOCÊ DISSE ISSO… AGORA NOS ESCLAREÇA POR QUE DIABOS UM LIBERAL NO BANCO CENTRAL TORNA O PAÍS LIBERAL… QUER DIZER QUE PAÍSES COM BANCO CENTRAL INDEPENDENTES SÃO COMANDADOS PELO DIRETOR DO BANCO??? SE O BANCO CENTRAL DA SUÉCIA FOR LIBERAL… O PAÍS SE TORNARÁ LIBERAL POR PASSE DE MÁGICA]. A taxa de juros, a de câmbio e a banda inflacionária são decididas pelo Banco[JUROS E INFLAÇÃO NÃO TEM PORRA NENHUMA A VER COM LIBERALISMO!!! SÓ NA ESCOLINHA DO MBL QUE VOCÊ FREQUENTA!!! JÁ COMEÇOU MAL…]. Infelizmente assim é e os governos petistas, querendo você ou não, seguiram à risca o modelinho pra lá de ultrapassado de metas de inflação[UAU!!! O “MODELINHO ULTRAPASSADO” IMPOSTO PELO FMI A FHC NA TERCEIRA QUEBRADA DO PAÍS É SIMPLESMENTE USADO NO MUNDO TODO HA DÉCADAS… SE SOUBER DE UM MODELO MELHOR COLOQUE AÍ!!! EM QUE CARTILHA DE ECONOMIA VOCÊ LEU QUE COMBATER INFLAÇÃO É SER LIBERAL???], mesmo depois da crise de 2008. Foram governos de parcas políticas compensatórias e servis em políticas cambial e de juros[FRASE DE EFEITO TÍPICA DE PANFLETEIRO DE FACEBOOK… INAUGUROU A POLÍTICA DE QUEDA DE JUROS… QUE FEZ UM BEM ENORME AO PAÍS… PODERIAM TER FEITO MAIS COISA? CLARO! MAS FOI O MELHOR QUE APARECEU ATÉ O MOMENTO]. Sem mencionar os perdões aos sonegadores[CITE-OS AQUI] e as isenções[ÓBVIO! MAIS UMA VEZ… ISENÇÕES QUE DERAM ÓTIMO RESULTADO E A INDUSTRIA TEVE OS MELHORES RESULTADOS DOS ÚLTIMOS 30 ANOS] e renúncias fiscais que não resultaram em absolutamente em nada[NÃO DERAM NADA… ENTÃO RENUNCIOU QUE IMPOSTO??? O IMPOSTO NÃO É SOBRE A PRODUÇÃO??? PARA RENUNCIAR TEM QUE PRODUZIR…SE NÃO DERAM EM NADA… ENTÃO NÃO HOUVE RENUNCIA… SUAS FRASES DE EFEITO SÃO MEIO VAZIAS… SÓ FUNCIONAM NO FACEBOOK MESMO]. Talvez o capital usou essa grana para derrubá-los do poder, tamanha a inépcia desses governos.[MAS SE NÃO DEU RESULTADO… DE QUE CAPITAL VOCÊ TA FALANDO?? MESMO COM A INÉPCIA DO GOVERNO, O CAPITAL APARECEU??? FICOU MEIO CONFUSO… COMEÇOU FALANDO QUE NÃO DEU RESULTADO… DEPOIS QUE O RESULTADO FOI USADO PARA DERRUBAR DILMA… ALÉM DE CONTRADITÓRIA A FRASE É BURRA…]

          Na próxima, podemos comentar salvação da Globo da falência no primeiro governo Lula [COMENTE… POR FAVOR… É SÓ OBVIEDADES QUE SAEM DOS SEUS COMENTÁRIOS??? O CURIOSO É DAR ESSE TOM DE REVELAÇÃO A UM ASSUNTO 100% DISCUTIDO À EXAUSTÃO] e a destruição do equilíbrio econômico do setor elétrico, no segundo governo Dilma[MAIS UMA… TÍPICA DE MBL… SÓ SABE REPETIR ISSO… SE APERTAR, NÃO SAI NADA!!! ].

          E tem mais, muito mais. Mas chorar é bom. E na cama, que é lugar quente.[VOU CHORAR… MAS AGORA CHEGOU MINHA HORA DE PERGUNTAR AO BONZÃO… ]

          1-EM QUEM VOSSA SENHORIA VOTOU???
          2-CITE SEUS ÍDOLOS DA POLÍTICA E SEUS GOVERNOS… PRA GENTE DAR AQUELA COMPARADINHA BÁSICA PRA VER QUEM SE SAI MELHOR…

          FICO NO AGUARDO.

          1. Uma tropa de choque nesse nível vai assustar os novos colaboradores. Tem que arrumar uma defesa mais educada, mais equilibrada. Mas, pensando bem, pode ser que atraia colaboradores desse quilate.

          2. HEHEHEHEHEHE

            ESPERAVA MAIS DE VOCÊ… NÃO DUROU 2 POSTS E JÁ COLOCOU O RABO ENTRE AS PERNAS….

            TODA VEZ QUE EU VER SEU DISCURSINHO NO ESTILO MBL AQUI EU VOU FAZER QUESTÃO DE TE DESMASCARAR.

            É ATÉ DIVERTIDO VER SUAS FRASES PRONTAS VIRANDO PÓ… ELEITORZINHO DE AÉCIO NEVES…. VAI CHAFURDAR NA LAMA DA VEJA OU DO ANTAGONISTA… VAI VOMITAR ESSAS PORCARIAS NO SITE DO G1… VAI LANÇAR SUAS FRASES PRONTAS PROS SEUS AMIGOS OTÁRIOS DE FACEBOOK… LÁ VOCÊ GANHA LIKE…

            NINGUÉM AQUI TÁ INTERESSADO NESSA PASMACEIRA.

          3. São Roque, São Roque, São Roque…

            Se a cada comentário a porta do canil se abrir e a matilha atacar, das duas uma: ou os apoiadores darão no pé ou só vai atrair mais bestas sedentas.

          4. QUE MATILHA??? QUE TROPA DE CHOQUE??? DO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO, INFELIZ??? AQUI FOI SÓ EU E VOCÊ… EU FIZ PERGUNTAS E TE QUESTIONEI DA MESMA FORMA QUE VOCÊ FAZ AQUI COM QUEM ESCREVE O BLOG E COM OUTRAS PESSOAS…

            VOCÊ INSULTA O BLOGUEIRO, OS OUTROS COMENTARISTAS… VOCÊ ME INSULTOU PRIMEIRO… TOMOU UMA PAULADA E AGORA VEM COM MIMIMI!!!

            NO PRIMEIRO POST FALOU PRA EU IR CHORAR NA CAMA… QUEM TÁ CHORANDO AGORA???

            SE NÃO AGUENTA QUESTIONAMENTOS SOBRE A PORCARIAS QUE ESCREVE… NÃO QUESTIONE OS OUTROS… SE NÃO AGUENTA SER INSULTADO… NÃO INSULTE OS OUTROS…

            SE NÃO CONSEGUE SUSTENTAR ESSAS SUAS AFIRMAÇÕES EM UMA DISCUSSÃO SIMPLES… DESISTA DE DISCUTIR POLÍTICA.

            VAI FICAR DE MIMIMI SE FAZENDO DE VÍTIMA AGORA??? ACORDA MOLEQUE!!!

  4. Nesse contexto se incluem os direcionados pelas forças da extrema direita no Brasil representados por membros do poder judiciário, políticos golpistas, líderes empresariais e banqueiros, mídia e o bando de tolos que os seguem ( basta ver o que aconteceu nos últimos 3 anos0. Notar que os militares, em que pese algumas manifestações recentes contra a demora na solução da crise institucional, não se alinham a esse grupo pois creem num Brasil soberano e nacionalista, embora com um viés conservador. Quem acredita no Brasil tem que se unir e lutar para que não sejamos varridos por essa onda perigosamente fascista que está se formando na Europa e EUA. O que tem acontecido no mundo parece que justifica algumas teorias conspiratórias de dominação pelas seiscentas e poucas famílias que dominam o planeta e que se reúnem periodicamente para definir os destinos da humanidade. Pelo que se divulga há algumas brasileiras e latino americanas nesse grupo. Seria uma boa reportagem investigativa.

  5. Sem dúvida vivemos um momento confuso da humanidade. Mas vale a pena refletir se esta confusão ocorre apenas nas hostes capitalistas. A China, potência número um do mundo em alguns anos, não é necessariamente um modelo de democracia e respeito a direitos civis. A Rússia também não é um bom exemplo, em especial de respeito aos direitos dos homossexuais. O capitalismo não é santo, mas outros modelos de regime também não o são. Como desenvolver modelos mais justos de sociedade é sem dúvida um desafio global.

    1. Já não sei se essa seria uma discussão de modelos de produção (capitalismo ou socialismo), pois, independente de bandeiras ideológicas, comportamentos fascistas como a intolerância de diversos tipos e, o supremacismo são muito mais um mal cultural, enraizado em séculos de formação de determinados países e regiões.

      Haja vista que o sentimento homofóbico institucionalizado é algo comum desde os tempos czaristas na Rússia.

      Na China, desde os tempos imperiais se definiu como necessária a supressão de determinados direitos e povos, para que todo o território pudesse se unificar a Oeste (com tibetanos e uigures que possuíam seu próprio orgulho nacional).

      Por isso, ainda creio que o que estamos vendo é uma reascenção do ultra-nacionalismo clássico europeu e americano, a reboque de um discurso de enfrentamento como forma de oposição à Globalização pura. E, para atender ao desespero de milhões ainda em desemprego, buscando uma solução “fácil” por fora da política desacreditada.

  6. Triste constatação, pois sabemos o que o modo de pensar selvagem capitalista valoriza a nada a questão humana.

  7. O excedente agora são pessoas, tese do apavorante Horror Economico, de Viviane Forrester.

  8. O mais preocupante de sermos tolerantes com vozes e partidos intolerantes, deixando-os que se manifestem livremente e integrem o sistema político, é que, uma vez que eles cheguem ao poder, desaparecemos nós – os tolerantes e as tolerâncias. Foi assim com o nazifascismo europeu e não será diferente, por aqui, com os trumps, bolsonazis e evangélicos censores.

    1. A senhora tocou num ponto super preocupante hoje que é os evangélicos e também gente da igreja católica como os padres Paulo Ricardo,os Arns no Paraná,etc,etc.

      Essa é uma questão gravíssima e de difícil solução,já que esse pessoal está com um um poder ilimitado nas mãos hoje.Da

      Vejam só o poder deles nos últimos 30 anos:emissoras de televisão do quilate da tv Record(herança maldita que Silvio Santos vai deixar de legado),estações de rádio,quem paga as contas de canais de televisão insignificantes como Rede TV e Bandeirantes são eles,poder político incrível e já conquistando nada mais nada menos
      que a Prefeitura do Rio de Janeiro,influentes no Judiciário,Ministério Público,etc,etc.

      Eles tem um poder de narrativa hoje muito poderoso e todo mundo agora vai ter que passar pela ponte deles se quiser algo como na política,por exemplo.

      Me desculpe se a senhora é evangélica,mas esse sim é um dos grandes problemas do momento.

      1. Nada contra evangélicos em geral. Ao contrário, respeito. Mas tudo contra evangélicos fascistas, quer apoiem ou não Bolsonazi, os quais, longe de conviverem com e respeitarem a diversidade (inclusive a religiosa), tentam destruí-la, matá-la.

  9. Quem usou o seu precioso tempo para conhecer a história deve estar preocupado com a ascensão da extrema e mortal direita alemã, bolsonazis perto da crueldade dessa gente são samaritanos … confesso que estou exitado com a idéia desses novos tempos, os mais novos que não fazem idéia da ressaca histórica por vir talvez venham finalmente conhecer o que é o mal verdadeiro o sofrimento de um parto de um novo tempo… ele virá e o poder do dinheiro não terá força nenhuma sobre os novos acontecimentos… nossa esquerda progressista tornou se gorda e preguiçosa e … conservadora.

  10. O neoliberalismo já produziu excrescências no Brasil, como congelamento de preços, de salários, confisco de poupança, paridade da moeda com o dólar – uma cópia tupiniquim do plano Cavallo na Argentina, que nunca dará certo em lugar nenhum do mundo -, além do plano Real, que nos levou a uma inflação de 2.700% em pouco mais de um ano. Essa política econômica que permite aos bancos cobrarem 650% a.a. nos cartões de crédito é a mais predatória do mundo. E agora, a “cereja do bolo azedo” para o empresariado é o fim da TJLP. Com os juros que serão cobrados pelos bancos privados, nenhum empresário terá acesso a juros mais baixos. Com um agravante: o dinheiro que os bancos “administrarão” é do FAT, ou seja, eles pagarão taxas minimas por esse dinheiro e cobrarão as taxas máximas. Mais um “reforcinho” de caixa nos já excelentes lucros que apresentam a cada trimestre. Preciso desenhar quem vai pagar mais essa conta?

  11. Com a ascensao desse partido AfD parece que parte do povo da Alemanha tambem nao aprendeu nada com a história…

  12. Muito bom FB, não fosse o desenvolvimento bélico da Russia e China, ambos já teriam sucumbido ao EUA e europa ocidental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.