O novo ‘round’ Globo x Bolsonaro: quem vai piscar?

Não é uma decisão exclusiva da redação publicar-se uma matéria com a que foi ao ar ontem no Jornal Nacional.

42 anos de jornalismo permitem dizer que qualquer editor experiente vai puxar todas as pontas soltas e checar: é improvável dar crédito a uma declaração de que o “seu Jair” autorizou o ingresso de Élcio Queiroz, cúmplice do suposto assassino de Marielle Franco e de Anderson Gomes, sabendo que há – como a reportagem registrou, a presença de Jair Bolsonaro em Brasília.

Na entrevista que deu à Jovem Pan, o advogado de Bolsonaro disse que foi informado pelo repórter da rede Globo que havia dois depoimentos do porteiro do condomínio dizendo isso.

Mais grave: a planilha que registra a entrada de Élcio no condomínio não foi apreendida na portaria, mas no celular da mulher do acusado do assassinato, como regista O Globo, hoje:

O interesse pelos registros de entrada e saída surgiu porque em outubro, após a perícia dos celulares apreendidos com Lessa, foi encontrada uma imagem da planilha enviada a ele por sua mulher, Elaine Lessa, em 22 de janeiro deste ano. O envio ocorreu quando ambos ainda estavam em liberdade.
Elaine enviou o conteúdo a Lessa dois dias antes do depoimento dele à Polícia. Junto com a imagem que mostrava o pedido de Élcio para acessar o condomínio, Elaine escreveu: “Liga para o Élcio” e Lessa respondeu: “Ok”.

Portanto, a planilha era um problema, seja porque alegava um acesso à casa de Bolsonaro, seja porque informava um encontro entre os dois, Élcio e Ronnie Lessa.

Não há, ao que se possa ver, nenhum interesse do porteiro em fraudar a verdade. Nem é crível que ele não soubesse que suas ligações para as casas dos condôminos fossem gravadas.

O que o levaria a mentir, em dois depoimentos, sabendo que havia áudios, certamente apreendidos pela polícia, que o desmentiriam?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

18 respostas

  1. Que tem algo errado nesse troço, hah isso tem.
    Interessante seria analisar os áudios e registros escritos anteriores ao crime – tipo meses atrás – para saber se Elcio visitou Bolsonaro ou o Carluxo em algum momento, já que eles alegam desconhece-lo.

    1. A propósito, a polícia curiosamente ‘perdeu’ as imagens do dia do crime. E as imagens anteriores? Por acaso se procurou saber se Elcio vivia entrando e saindo daquele condomínio? Carluxo estava em casa e mentiu porquê?
      Acho muito importante o relato acima de Leonardo Vilano. A planilha de ligações tem que ser devidamente periciada e confirmada.
      Enfim, tem muitas pontas soltas neste babado. Essa turma pode me pular, porque a mim eles não enganam não.

    2. Soube agora que Ivan Valente disse o seguinte: “Se o porteiro mentiu, por que o MP consultou a PGR?”.
      Eu aproveito e pergunto: se os áudios apareceram pelas mãos do Carluxo somente hoje que diabo de perícia técnica é essa?
      Por que um porteiro iria mentir sem mais e nem menos num caso sério como esse envolvendo até o presidente?

  2. O interesse poderia ser justamente o de criar uma barriga jornalística gigante para depois o seu Jair sair fortalecido e como vítima.
    Além de desacreditar futuras revelações que estas sim podem ter maior fundamento.
    Enfim, tem algumas possibilidades. Mais improvável é que o MP RJ esteja mentindo quanto ao conteúdo da conversa gravada.

  3. E quem vazou o depoimento do porteiro que estava sob investigação ? Polícia civil ? MP ? Governador ? Há muita coisa errada nisso. E se tudo for jogo de cena ? o Bolsonaro saiu como vítima nesta história.

  4. O mais interessante nisso tudo, é a briga,ENTRE GOLPONISTAS JURAMENTADOS.Os GOLPISTAS,ESTÃO EM LUTA,PELA DIVISÃO DO BOTIM

  5. Bom dia
    Sou porteiro com mais de 20 anos de profissão nesse caso especifico:
    Agiria da seguinte forma:
    Anotaria no caderno a entrada do cidadao ligaria para a casa 58 recebendo autorizacao autorizava a en
    trada do carro vendo na CVTV que o carro foi para casa 62.
    Retornaria a ligacao para casa 58 relatando que o carro foi para a casa 62 caso recebendo ok da casa 58 do conhecimento da mudanca de rota.
    Faria uma terceira ligacao para a casa 62 anunciando a entrada do Élcio, recebendo autorizacao da casa 62 estaria tudo certo.
    Entao pode ter ocorrido que duas ligacoes foram apagadas da planilha.

    1. A turma da tecnologia da informação pode responder se teria como apagar as linhas de vozes e/ou ligações respectivas?
      A perícia do MP confirmou que a voz era do Lessa. Mas confirmou também a integridade do arquivo de áudio? Que eu saiba foi o Carluxo que os trouxe à baila. O mesmo Carluxo que mentiu que estava na Câmara quando estava em casa.

    2. A turma da tecnologia da informação pode responder se teria como apagar as linhas de vozes e/ou ligações respectivas?
      A perícia do MP confirmou que a voz era do Lessa. Mas confirmou também a integridade do arquivo de áudio? Que eu saiba foi o Carluxo que os trouxe à baila. O mesmo Carluxo que mentiu que estava na Câmara quando estava em casa.

  6. Fernando Brito. Preste atenção. Jair Bolsonaro é psicopata. Por isso, ele pode ser burro, grosseiro, inculto, mas não é bobo, é malandro, esperto. Ele sabe que não adianta renunciar e aguardar no aeroporto o povo dele pedir o volta Bolsonaro. Dar uma de Jânio Quadros não irá funcionar. O que ele faz então? Trabalha as aparências, aproveitando ou criando as oportunidades. Bolsonaro forjou essa situação para sair de bom moço. Ele já sabia que a planilha da portaria tinha sido apreendida no celular. Provavelmente tem gente vazando pra ele o andamento das investigações. Então o que Bolsonaro faz na sequência? Explico: Ele declara que soube da citação a ele no dia 9/10/19 por intermédio do Governador do Rio (ele está mentindo aí, como parte do plano para acusar o rival Witzel), que teria dito que o caso está no Supremo. O que ele faz então? Ele busca a informação junto ao Procurador Geral e, provavelmente, faz chegar até o procurador os registros da Câmara dos Deputados que indicava ele lá. Com isso o Procurador dá um parecer devolvendo o caso para a Justiça do Rio, porque a declaração do porteiro não era factível. Bolsonaro faz vazar para a globo o depoimento do porteiro. Antes de a globo publicar o vazamento, ele solta o vídeo do Leão e das Hienas. Quando a globo solta a matéria, ele faz uma “live” (o destempero dele no vídeo é minuciosamente estudado. É calculado. Ele quer passar a imagem de um homem indignado com a matéria), acusando o Witzel, a globo, e por extensão, o sistema político. No dia seguinte, o MP do Rio informa que o porteiro está mentindo. E o que Bolsonaro consegue com isso: 1) mostra para o público dele que ele estava certo no vídeo do leão; 2) coloca o público dele contra o Witzel, que disputa o campo bolsominion; 3) mostra para a população que a globo é o que é; 4) tira o foco do Flávio; 5) coloca em descrédito qualquer matéria que tente ligá-lo a milícia; 6) passa a controlar de longe o inquérito sobre a Mariele; 7) prepara o terreno para uma tentativa de golpe. (lembre-se: 25 anos atrás ele disse que se fosse Presidente ele fecharia o congresso, e que só uma guerra civil para matar uns 30 mil faria o Brasil melhorar. Por isso, Joice, Frota, Del. Waldir, e eu mesmo com esse texto, devemos ficar espertos porque seríamos os primeiros a morrer nessa guerra. Uma Chilenização do Brasil seria o “incêndio no Reichstag” dele. A desculpa perfeita. É nesse cenário que ele vai tentar radicalizar. Ele acusou a globo na Live de querer isso. Na verdade é ele que quer)

    E onde entra o porteiro nessa? Porque o porteiro foi lá dizer o que disse se seria pego na mentira? O Bolsonaro tem a resposta. Foi Bolsonaro que manipulou para isso acontecer. Se a Globo não tiver um contra-ataque agora, ficará válido perante o público dele o vídeo indignado de Bolsonaro vítima do sistema. E o porteiro não tem o que temer, por enquanto. Ele próprio Bolsonaro já isentou o porteiro na Live, e insinuou que o Governador do Rio plantou a versão para o porteiro assinar. Na verdade, se investigado, o porteiro dirá que assinou aquilo que deram para ele assinar. Sérgio Moro por exemplo se presta a esse tipo de papel.

  7. Não dá para acreditar que a Globo tenha recuado definitivamente e vá permanecer calada. Chega a ser até absurdo pensar que a Globo já não esperasse por tudo o que aconteceu de reação. Um comentarista internacional falou que gente poderosa deveria estar por trás do porteiro, ou ele não se atreveria a dar informações tão comprometedoras.

  8. A questão chave é: Lula, depois Dilma, não souberam enfrentar a mídia canalha desse país. Tiveram medo de enfrenta-la, de coloca-la em seu devido lugar. Deu no que deu. Bozo, com sua loucura explícita, fez o que tinha que fazer: mostrou quem manda no país.

  9. Fernando, nessa briga de aliados do golpe, preste atenção na mensagem dessa Profecia bíblica sobre o Brasil, desde o golpe e, como e o que vem acontecendo com todos os protagonistas, aliados e simpatizantes que apoiaram o golpe e, por todo mal que o povo é obrigado a aceitar, mire nos julgamentos em andamento.
    Veja e meditem nessas palavras das Escrituras, pois elas, por serem proféticas, têm poder e, se aplicam perfeitamente, ao Brasil atual (as palavras entre parêntesis são locadas por nós, para dar sentido as partes fortes da Profecia), pelo mal que estão fazendo com ele, o nosso país.
    “Então o tal ímpio se manifestará (os atores golpistas que agem contra e desrespeitam: a Constituição Federal, a democracia, o estado de direito, a justiça e o poder outorgado pelo povo). Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca (com a verdade e com a Sua justiça imparcial) e o aniquilará com o resplendor da sua vinda (na hora da prestação de contas dos seus atos e, do julgamento exemplar de todos os culpados, que representam o mal). A manifestação do ímpio (identificada pela ambição, idolatria ao dinheiro e poder material, autossuficiência, egoísmo, vaidade, soberba, traição, prepotência, arrogância, sentimento de onipotência, etc) será acompanhada, graças ao poder de Satanás (indução: a confusão, a mentira, a maldade, ao egoísmo, ao divisionismo, a vaidade e a ilusão de poder absoluto, etc), de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores (Falsidade, insinuação, corrupção, traição, golpe, engano, senso de impunidade, etc,). Ele usará de todas as seduções do mal (promessas: de riqueza fácil, de poder político permanente, de vaidade e desprezo a Deus, de ilusão de superioridade, de impunidade , etc,), com aqueles que se perdem (parte da imprensa golpista, religiosos oportunistas e infiéis a Deus, falsos e infiéis representantes do povo, magistrados e agentes públicos antiéticos e traidores da confiança e da esperança de justiça do povo, etc,) por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará (desconfiança e desentendimento entre os aliados, inveja, cobiça, acusações mútuas, delações e brigas pelo poder, autodestruição, etc), e os induzirá a acreditar no erro (que o golpe seria legal e perene, que a impunidade seria garantida, que o povo aceitaria o golpe e a destruição do Brasil, com passividade. etc). Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal.” (2Ts 2, 8-12).
    Paz e bem.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.