“EUA têm Cabo Canaveral, quer Alcântara pra quê”. Por Samuel P. Guimarães

canaveral

Os Estados Unidos, além de suas frotas de porta aviões, navios e submarinos nucleares que singram todos os mares, possuem mais de 700 bases militares terrestres fora de seu território nacional nos mais diversos países, em muitas das quais instalaram armas nucleares e sistemas de escuta da National Security Agency (NSA).

Os Estados Unidos têm bases de lançamento de foguetes em seu território nacional, como em Cabo Canaveral, perfeitamente aparelhadas com os equipamentos mais sofisticados, para o lançamento de satélites.

Os Estados Unidos não necessitam, portanto, de instalações a serem construídas em Alcântara para o lançamento de seus foguetes.

O objetivo americano não é impedir que o Brasil tenha uma base competitiva de lançamento de foguetes; isto o governo brasileiro já impede que ocorra pela contenção de despesas com o programa espacial brasileiro.

O objetivo principal norte americano é ter uma base militar em território brasileiro na qual exerçam sua soberania, fora do alcance das leis e da vigilância das autoridades brasileiras, inclusive militares, onde possam desenvolver todo tipo de atividade militar.

A localização de Alcântara, no Nordeste brasileiro, em frente à África Ocidental, é ideal para os Estados Unidos do ângulo de suas operações político-militares na América do Sul e na África e de sua estratégia mundial, em confronto com a Rússia e a China.

O Governo de Michel Temer tem como objetivo central de sua politica (que nada mais é do que o cumprimento dos princípios do Consenso de Washington) atender a todas as reivindicações históricas dos Estados Unidos feitas ao Brasil não só em termos de política econômica interna (abertura comercial, liberdade para investimentos e capitais, desregulamentação, fim das empresas estatais, em especial da Petrobras etc.) como em termos de política externa.

À politica externa cabe cooperar com a execução deste programa de Governo, cujo objetivo é atrair investimentos estrangeiros, além de ações de combate à Venezuela, de afastamento em relação aos vizinhos da América do Sul, de destruição do Mercosul, a partir de acordo com a União Europeia, cavalo de Troia para abrir as portas de um futuro acordo de livre comércio com os Estados Unidos, de adesão à OCDE, como forma de consolidar esta política econômica, e de afastamento e negligência em relação aos países do Sul.

Nesta política geral do Governo Temer, o acordo com os Estados Unidos para a utilização da Base de Alcântara configura o caso mais flagrante de cessão de soberania da história do Brasil.

Os Estados Unidos, se vierem a se instalar em Alcântara, de lá não sairão, pois de lá poderão “controlar” o Brasil, “alinhando” de fato e definitivamente a política externa brasileira e tornando cada vez mais difícil o exercício de uma política externa independente.

  • Samuel Pinheiro Guimarães foi Secretário Geral do Itamaraty (2003-2009) e Ministro de Assuntos Estratégicos (2009-2010)

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. O Problema do Brasil não é os Estados Unidos, o problema do Brasil é a elite brasileira, que tem uma cabecinha pequenininha.
    A elite brasileira pensa muito pequeno, uma cabecinha minuscula, e por isso que o Brasil é essa porcaria. Eles pensam que se os americanos tomarem conta o Brasil vai ficar rico, não vai. Os Estados Unidos não quer que o Brasil e a América latina se desenvolva. Os Estados Unidos não estão nem aí pra nós, e não vão permitir que surja uma potência mundial abaixo da linha do equador. Ou a elite brasileira aprende isso de uma vez por todas, ou estamos perdidos. Mas parece que a elite tupiniquim também não quer que o Brasil se desenvolva e se torne potencia, não querem que o Brasil seja uma nação. Repito, o problema não são os americanos, é a nossa elite que mantém esse país no atraso.

    1. Thiago, falou tudo! Toda a vez que olho para essa desgraceira toda, me sinto totalmente impotente! Precisamos de atitude para parar essas monstruosidades contra o Brasil e brasileiros. Não incluo para isso a atrasada e burra elite brasileira, que há muito tempo precisa ser defenestrada.

  2. Boa tarde,

    além de monitorar a região, manter a hegemonia na região por achar que todo o continente é dele( do Norte ao Sul). E além disso tem os lambe saco, pois acha que vai morar no U.S e ser Americano. Lá a classe rica não passará de latinos como qualquer outro latino que entra lá.

  3. Só a revolução popular irá desbaratar essa quadrilha que tomou o poder. Sem o povo nas ruas, sem sangue, sem resistência, estaremos entregues à própria sorte. Fome, miséria, desorientação, desemprego e todo tipo de desgraça se abaterá sobre o povo brasileiro e é isso que interessa aos poderosos grupos financeiros. Um povo desorientado é melhor dominado. Trata-se de dominação minha gente. E essa dominação conta com a ajuda de primeira hora da “elite” mais atrasada do planeta. Eles não se importam em morrer de fome, desde que o povo morra primeiro. São ignorantes, sabujos e sem qualquer apego ao país. Amam Miame e desprezam o RJ. Nosso elite é atrasada, escravagista e doente. Ou tomamos o poder e destruímos essa “elite” nojenta, ou seremos escravos eternos. O Brasil precisa de um grito de independência real, não aquele comprado de Portugal por D. Pedro I. Ou reagimos com rigor e sem piedade, ou nosso presente e nosso futuro estarão destruídos e sem chance de retorno. ACORDO POVO BRASILEIRO.

  4. é o Michel silverio dos Reis.
    Ate a alemanha acaba de descobrir (!) que precisa ter seus satélites proprios e fora do controle e monitoramento dos Usa. E esta produzindo para isso 4 de uma vez, ja orçados. O pior é que os nossos fazem contratos desses de 50 anos. Dentro de quinze anos o patrão da matrix ja estara debilitado e sem aquele poder de pressao e chantagemde antes: o centro estará em Pequim. Mas ai os vendidos mais que burros estarão amarrados por mais 35 anos!

  5. há um outro lado.
    esse espalhamento militar americano mundo afora cunta caro, muita grana.
    pagar com que? o petrodolar está afundando, e o narcodolar tem lá seus limites.

  6. Nem sabemos se de fato a Base de Alcantâra interessa aos Estados Unidos ou se é falácia da mídia suja e canalha brasileira.A questão são as eleições de 2018, algo para ferrar a candidatura LULA. Do ponto de vista militar nenhuma importância visto que os Estados Unidos têm armas intercontinentais e satélites espalhados por todo espaço sideral. Na verdade tem o mundo nas mãos. Acontece que o governo Temer por ser puxa-saco dos estrangeiros, principalmente, dos americanos do norte fica oferecendo tudo a troco de propina. Não vamos entrar nessa discussão, ela é estéril, inútil e inoportuna. Precisamos de nossa energia para tirar do governo esse traste chamado TEMER…

  7. RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Brasil rejeitou um esforço informal da Arábia Saudita para convencer o principal produtor de petróleo da América Latina a se juntar aos cortes de produção liderados pela OPEP, destinados a aumentar os preços atingidos por excesso de oferta, disse uma autoridade brasileira na terça-feira.
    Marcio Felix, secretário do petróleo e gás do Brasil, disse à Reuters que recebeu uma ligação na semana passada de um conselheiro do Ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, “sondando” sobre possíveis cortes na produção.

    http://www.reuters.com/article/us-brazil-saudi-oil/brazil-rejects-saudi-arabias-overtures-on-oil-output-cuts-idUSKBN1D72GR

  8. Eles já estão há um bom tempo com uma missão de “colaboração” com o governo argentino,no aeroporto de Resistencia (Chaco) ,a poucos quilômetros do Paraguay e ao alcance direto da tríplice fronteira.Também na Colômbia e Perú ,de Chile nem se fala,sempre foram colaboracionistas com as potências,vide o comportamento dos mesmos na guerra das Malvinas.
    Em soma ,a ideia parece ser ,deixar claro por meio da colocação de SUAS PATAS em território brasileiro que não mais serão permitidas” aventuras sociais e políticas de independência” como as praticadas pelos pts ,em sua aliança com os Brics.
    Meus sinceros desejos de VNTC aos cidadãos brasileiros adoradores do tio sam,que virarão portoriqueños de 2° categoria.

  9. Na campanha presidencial Trump prometeu bombardear a já devastada Síria e colocar a exxon para pegar o petróleo. Foi infinitamente mais fácil meter a mão no petróleo por aqui e de bônus estão ganhando uma base.
    República de Bananas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *