Voto em Haddad atinge mesmo potencial de Lula, admite Ibope

Então, nas entrelinhas, a pesquisa Ibope revela aquilo que, nas manchetes, procuraram esconder de você.

A transferência de votos de Lula para Fernando Haddad vai ser total, ou bem perto disso.

A reportagem Potencial de transferência de votos de Lula para Haddad aumenta, diz Ibope , no Estadão, deixa isso claro com simples operações aritméticas.

Diz-se lá que  se pergunta aos eleitores se, com Lula declarando apoio ao ex-prefeito de São Paulo, “eles com certeza votariam, poderiam votar ou não votariam de jeito nenhum em Haddad”.

22% disseram que “com certeza” o fariam, 9% a mais do que na pesquisa anterior, há apenas 13 dias.

Outros 17% aformaram que poderiam fazê-lo, contra 14% no levantamento anterior.

Não é preciso “chamar o Meirelles” para fazer a conta: 22% + 17% somam 39%, resultado compatível com o que as pesquisas anteriores davam ao próprio Lula: 37% no mesmo Ibope de agosto e 39% no Datafolha do mesmo mês.

Portanto, meus caros leitores e leitoras, não entrem na”onda” da mídia de que fulano ou sicrana “levam” o eleitorado de Lula. O mesmo dado “escondidinho” do Ibope informa que 60% dos eleitores que declaram voto em Ciro e metade dos que o fazem a Marina Silva, se informados de que Lula apóia Haddad migrariam para ele.

Se não bastasse, a negativa de voto em Haddad, que era de 60%, baixou para 53% e baixará ainda mais, até perto de 40%.

Ou vocês acham que a verdadeira metralhadora de ações de Amoêdo e Bolsonaro para tirar Lula dos programas de TV do PT e sua coligação e a ação de Geraldo Alckmin contra a inclusão do nome de Haddad no Datafolha devem-se a quê?

Eles contam poder sonegar à população que Lula é Haddad e que, portanto, na eleição, Haddad é Lula.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

43 respostas

  1. Mas Lula ganha em 1º Turno, mesmo com fraudes na apuração. Com Haddad será fraude nos dois turnos.

    1. A luta dos progressistas é por ai com certeza, de olho nas fraudes. A luta tbm vai muito além pois se Haddad ganhar haverá tbm mais pressão para derruba-lo. Assim vai o país do golpe… E Lula certamente está atento e matutando com seu companheiro Haddad, seu representante direto. Salve #LULA ????

    2. É. Verdade! Estou sempre dizendo que é tudo que a direita quer! E tem muita gente que não confia no Haddad, se ele perdeu para o Dória quanto mais para o candidato da direita!

    3. Não vão deixar Lula ser candidato. Insistir nisso e tirar de vez a chance do PT/Esquerda voltar ao poder. Talvez Ciro tivesse alguma chance sem candidato do PT na jogada, mas ai seria justamente fazer o jogo dele, que desde o início deixou claro que sua prioridade é ele na presidência e não a democracia brasileira e a volta do progressismo. Se ele tivesse pensado no que é melhor para o Brasil, teria aceitado o posto de vice e as chances da chapa vencer em primeiro turno seriam imensas.

  2. Tem gente suficientemente ingênua ou muito esperta para imaginar que os 54milhoes de votos que foram caçados na última eleiçao migrariam para um candidato que participou ativamente ou com seu silêncio para isso?

      1. Há que insistir com Lula até a última possibilidade. Mas, em se consumando-se a impugnação de Lula, como é provável, tem que usar o mote completo como slogan de campanha, isto é “Lula é Haddad, Lula é 13, Haddad é 13”, pois na hora de votar ninguem vai digitar Lula ou Haddad, vai digitar 13.
        Isto serve também como uma forma de amarrar Haddad ao projeto de governo e diminuir a chance de um novo Lenin Moreno.

        1. Pois se isso acontecer, é importante que Lula se pronuncie porque até agora não vi Lula dizer que seu candidato é Haddad e tem muita gente aqui querendo ouvir Lula!

    1. Se Haddad fosse Lula ele estaria na cadeia, eu não vejo mais a campanha sobre, eleição sem Lula é FRAUDE! E é tudo que a direita quer para legitimar o golpe.

      1. Tirar Lula das eleições é golpe político, como foi golpe de Estado tirar Dilma da Presidência da República. Dois processos farsescos e políticos. Tudo o que para nós é Golpe, para os golpistas é necessidade. Agora as eleições embora manietadas por razões óbvias (os golpistas seriam facilmente derrotados com Lula candidato como eles próprios sabem já há pelo menos um ano), são junto com os partidos de esquerda nossas últimas armas. O mundo não é o ideal, é o que encontramos. Nós é que com nossa ação podemos aproxima-lo do que imaginamos ideal e melhor para todos.

  3. Calma, Brito. Calma! Haddad não é Lula, para começo de conversa. Haddad é candidato a vice-presidente, pessoa incumbida de elaborar o plano de governo do ex-Presidente Lula e de ser o interlocutor com os setores liberais-conservadores, sobretudo a turma da bufunfa, da alta finança. Haddad foi escalado por Lula para fazer o mesmo papel de Antônio Palocci, lá nos idos de 2002. Haddad e seus auxiliares diretos chegaram mesmo a elaborar uma versão 2.0 da “Carta aos Brasileiros” ainda mais leniente e afinada com o neoliberalismo privatista e entreguista. O ex-prefeito paulistano, em entrevista a Reinaldo Azevedo, num evento patrocinado pelo BTG-Pactual cometeu ato falho revelador, declarando-se do PSDB e não do PT; ele também passou atestado de honestidade para Geraldo Alckmin e admitiu votar no tucano, caso este viesse/venha a disputar um hipotético 2º turno com o nazifascista Jair Bolsonaro.

    Fernando Haddad é o candidato que os golpistas, os ‘oficiais’ e os enquistados na máquina partidária do PT, estão impondo. Ao contrário do que podem sugerir as 3 “denúncias” recentes do MP-SP contra o ex-prefeito paulistano – todas elas sem fundamentação jurídica e ineptas, já que nenhuma pessoa pode ser acusada, em processos distintos, sobre os mesmos fatos objeto de investigação – e a “lulificação” repentina de Fernando Haddad, essas ações fazem parte de uma estratégia: CRIAR O FATO CONSUMADO DE QUE FERNANDO HADDAD É O SUBSTITUTO DO EX-PRESIDENTE LULA NA DISPUTA PRESIDENCIAL, SOB PENA DE CASSAÇÃO DA CHAPA COMPLETA. Considero mais do que duvidosa essa alegada “transferência de votos” dos eleitores do Ex-Presidente Lula para Fernando Haddad. Fraco polìticamente e cooptável pelos golpistas, Fernando Haddad tem apoio do chamado “PT jurídico-judicial”, facção interna do PT que quer expurgar a ala social, militante-estudantil e sindical a que pertencem o ex-Presidente Lula, José Dirceu e José Genoíno, para citara somente três lideranças que sofrem perseguição implacável dos golpistas enquistados no sistema judiciaário brasileiro.

    O PT não pode e não deve abrir mão da candidatura do Ex-Presidente Lula. Qualquer capitulação, sobretudo aceitando colocar como candidato aquele que os golpistas (do PIG/PPV e da direita oligárquica, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista) querem impor ao PT e à Esquerda significará a legitimação do golpe de Estado. Seja perdendo, seja vencendo a disputa com o nazifascista Jair Bolsonaro, aceitar a imposição de Haddad como candidato significa legitimar o golpe e perder o discurso e narrativa histórica que até agora o PT e a Esquerda democrática conseguiram estabelecer.

    1. Tenho a impressão que você está querendo que o PT não apresente candidato à presidência. Isso é tudo que os fascistas estão querendo.

      1. Foi a impressão que me passou. Conversa mole para favorecer os golpistas ou talvez tentar favorecer Ciro.

    2. Êpa! …a ala social, militante-estudantil e sindical a que pertencem o ex-Presidente Lula, José Dirceu e José Genoíno… não é bem assim não. Estes três aí encima citados foram os que expulsaram os jovens e estudantes do pt naquele expurgo stalinista que houve nos anos 90 de onde fortaleceu-se a direta petista à qual Lula, Dilma e todos os demais citados pertencem. Eu estava lá e sei do que estou falando. Estes são os entreguistas e traidores que desvirtuaram o pt a pretexto de poderem ganhar as eleições e chegarem ao poder (com carta ao povo brasileiro do Palocci e tudo, a mesma que o Haddad quer fazer para “acalmar o mercado”… Conheço essa gente de longa data, sei da composição de que suas personalidades são constituídas.

      1. Agora entendi tua bronca com o PT. Vc tem uma historia vivida com o partido. Compreensivel. Cada um sabe de sua dor e de sua propria realidade.

  4. O ste casou o direito de 60 milhões de brasileiros de votarem no LULA. O ste/stf tiram o direito de 60 milhões de brasileiros escolherem que eles querem para presidente, LULA.
    O ste existe para que mesmo? Para garantir a vontade da globo em impedir quem ela quer?
    Que vergonha!
    Voto 13 em toda e qual quer urna. Voto bem e contra bandidos de todos os naipes.

  5. Fernando, infelizmente discordo, seriam 39% dos 39% dos votos em Lula que ele consegue transferir!!!

  6. Lula é Haddad! Haddad é Lula. São duas pessoas com uma cara só. Diferente de Fachin que é uma pessoa só, com duas caras!

  7. Eu estimo tanto essa possibilidade. Vou também fazer mais campanha. Minha militancia será mais intensa. Nunca foi mais petista

  8. essa é a “eleição” pós golpe e tenho certeza que está sendo e vai ser a maior frade da historia brasileira.

  9. Galera, Tem gente ja querendo votar no Ciro por causa daq fake pesquisa de ontem. *facepalm * : e isso o que eles querem ,enganar voces .Não tenha ilusões meus camaradas petistas : E Lula ou Haddad ate o final. Não desistam .

    1. Um determinado site dito de esquerda, na sua ânsia de tentar encaixar o Ciro, está fazendo uma análise da pesquisa com dados do nordeste que me parece má fé.

  10. “(…)Eles contam poder sonegar à população que Lula é Haddad e que, portanto, na eleição, Haddad é Lula.”

    Eis um outro bom motivo porque a Globo gosta do desemprego como “política econômica anticíclica”: é que os desempregados não têm acesso à internet, nem Netflix, então só podem se contentar com a TV aberta e sua pauta alienante.

  11. Calma lá pessoal. 39% representam 15,2% dos atuais eleitores que gostariam de votar no Lula. Menos da metade deles tem grande chances de transferir o voto para Haddad. Faltam, portanto, ver o que acontece com os outros 61%.
    Estou raciocinando com base no que li acima, apenas.

    1. Respondi em seu outro comentário, mas repito: sobre o total de eleitores, 22% dizem que votariam em Haddad se Lula o apoiar e mais 17% (de novo, do total) poderiam votar.

    1. Meu caro, as informações são do Ibope e se referem, como está claro no texto, aos percentuais de respostas sobre o total, à pergunta se os eleitores votariam com certeza, poderiam votar e não votariam em Fernando Haddad caso o Lula o apoiasse.

      1. hahahahaha eu que sou da area de literatura, entendi… Deve ter muito artista aqui lendo texto técnico e pensando em suas obras artisticas… rsrsrsrs

  12. “Se não bastasse, a negativa de voto em Haddad, que era de 60%, baixou para 53% e baixará ainda mais, até perto de 40%.”
    Pois é Fernando. Hoje Haddad tem 15% dos eleitores de Lula.

    Então, na pior das hipóteses, hoje Haddad garante o segundo turno. Aí leva…se a globo não conseguir melar né, é bom não esquecer desse detalhe. A sorte está lançada. Bolsonaro X Haddad.

  13. Tem uma conta errada aí. 100% dos que votariam em Lula dá 39% do eleitorado nas pesquisas. A respostas da pesquisa de transferência diz que 39% dos 39% dos votos que o Lula tem votariam ou poderiam votar no Haddad, e não 100%. Acho que houve um erro de interpretação. Não estou dizendo que as pesquisas estão certas, mas os dados são essas, e por eles o raciocínio do texto não faz sentido.

  14. Tenho trabalhado todos os dias para esclarecer a importância de não deixarmos os golpistas voltarem. Vou distribuir em minha cidade a relação com os nomes dos golpistas. Voto 13.

  15. Depois de ver a entrevista de Haddad na GolpeNews tenho certeza: ele vai chamar os votos de Lula. Está completamente preparado. Basta aparecer na Tv . A Globo não vai poder esconde-lo para sempre.

  16. O maior ingênuo é aquele que não quer ver. É questão de acompanhar uma IDEIA, e não uma pessoa.

  17. POR FAVOR VAMOS MULTIPLICAR ISSO E COBRAR Se um policial que passou a vida toda se expondo a criminoso não pode usar armas apos a sua aposentadoria porque um ex-militar como e o caso do bolsonaro pode ? vou mais longe, afinal essa arma a metralhadora que ele usou em um ato político no acre e uma arma das forças armadas ou e particular? se for das forças armadas e crime pelo fato de usar coisa publica em ato de campanha, se for de particular quem e o dono pelo que sei somente as forças armadas e policia pode ter esse tipo de arma com a palavras a globo, STF, CNJ, PF MPF e os babacas de amarelos…

  18. Será que esse povo acham que o brasileiro é tão burro assim. Monstro da democracia

  19. #Haddad13 #ManuelaDavila65 #LulaLivre #RuiCosta #PTBA #CNB #JaquesWagnerSenador #MariaDelCarmen (Estadual) #JoseildoRamos (Federal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *