Whatsapp pago não é ‘apoio voluntário’, é crime eleitoral

A reação do deputado Jair Bolsonaro às denúncias de que empresas pagaram para que centenas de milhões de mensagens do aplicativo Whatsapp, chamando de “apoio voluntário” o que é um crime não o exime das consequências do fato, que vai muito além da punição por propaganda eleitoral irregular, o que seria passível de multas.

É que o uso de recursos empresariais em campanhas politicas não é propaganda em desacordo com as normas, mas financiamento da campanha (que é, essencialmente propaganda) com recursos ilegais. A questão central, juridicamente, é o dinheiro, não a corrente de whattsapp que a admissão do nosso TSE deixou correr frouxa.

É, para usar a  expressão popular, pior que “Caixa 2”, porque esta seria apenas o uso de recursos não  declarados ou contabilizados, mesmo que, na época, não fosse ilegal doação de empresa. Como agora é, passam a ser valores ilegais, criminosos.

Embora seja importante o fato, denunciado pelo PT, de que há provas de que Bolsonaro pediu este tipo de ajuda a empresários, durante jantares, ele ter conhecimento ou não dos detalhes das operações, do ponto de vista legal, não muda o crime, porque o beneficiário é ele.

É o famoso brocardo jurídico do Cui prodest? dito por Cícero, usando as palavras de Sêneca em Medéia: “cui prodest scelus, is fecit”-  “aquele que lucra com o crime foi quem o cometeu”.

A agora presidente do TSE, Rosa Weber, no julgamento da Ação de Inconstitucionalidade movida pela Ordem dos Advogados e acolhida por 8 votos a 3 pelo Supremo disse que ““a influência do poder econômico culmina por transformar o processo eleitoral em jogo político de cartas marcadas, que faz o eleitor um fantoche.”

Resta saber se a Doutora vai deixar que o jogo prossiga com as cartas marcadas e que Jair Bolsonaro ascenda ao governo pelo crime.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

78 respostas

  1. A corrupção no Brasil muda de nome de acordo com o partido:

    1-CONTRA O PT: “PROPINA”

    2-CONTRA O PSDB: “CAIXA 2”

    3-CONTRA BOLSONARO: “APOIO VOLUNTÁRIO”

    A mídia e o TSE vão fazer de tudo para varrer mais essa para debaixo do tapete… é preciso pressionar todas as instituições e a imprensa!!!

    1. Comprovada a irregularidade e cancelada a votacao do dia 7 tem que exigir que is apoiadores de Bolsonaro banquem do próprio bolso(naro) um novo primeiro turno.

      1. EXATLY!!!!! Se têm dinheiro para bancar uma fraude eleitoral….que banquem uma nova rodada de eleições…Aliás, olho nesses resultados “surpreendentes do nada” Esse PSL é mais do que SUSPEITO…..Tem cheiro de GANG.

    2. Com dor no coração e a alma angustiada, concordo contigo. O “sistema” originado e liderado pelo império lançou seus tentáculos e alcançou todas as, até a pouco tempo chamadas, instituições republicanas.

  2. Não se avexe, Brito. Daqui a pouco o general Villas Bôas ou outro das fardas e coturnos- seja ela da ativa ou da reserva – manda recados ameaçadores a essa pusilânime presidente do TSE; ràpidamente a falsa onça se converterá numa sonolenta, remelenta e dorminhoca gata borralheira. O poodle de Gilmar Mendes, cujo nome não preciso declinar aqui, lambe agora as botas do general que agora preside e pauta as votações no STF: Fernando de Azevedo e Silva, que até o início do ano era chefe do Estado maior Do Exército e responsável pela áreas de tecnologia e cibernética. Bolsonaro, seus bolsomílions e bolsomínions navegam em águas tranqüilas; a turma dos coturnos e faradas coordenada toda essa eleição farsesca e fraudulenta.

  3. Surpreende que seja a Folha que botou isso no ar,qual é o jogo deles ???
    Já estamos nas prévias do autoritarismo ,na prática ele já acontece,nas datas ,se a maioria dos brasileiros ( que não vota no asno fascista)tiverem um dia de consciência ,forem a votar ,não o fizerem em branco ou anulando,ganharemos.
    Os votos dos alienados ,esses,não virarão,
    Mas,como alguém já sugiriu,o Haddad deveria convocar a imprensa internacional e meter pressão,criar fatos,denunciar,prevenir aos medios internacionais sobre o que nos espera .É A SUA OBRIGAÇÃO IR PARA O CONFRONTO,depois que a vaca for pro brejo,AS BOCAS SERÃO CALADAS.
    Isso vale pra os blogueiros ,pra nós,que sem dúvida seremos “os infiéis” do regime .Não perde tempo e dignidade como o sociólogo putrefacto,ou o togado mensaleiro , e pior (segundo a Ban-dida) ele teria dito que a farsajato teve aspectos positivos ,isso é verdade ou fake??? se falou isso,condenou o Lula a perpétua.

    1. Disse que teve aspectos positivos, mas criticou a soltura rápida dos empresários corruptos e a manutenção de suas fortunas. Disse que a condenação de Lula foi um erro jurídico, pois não existem provas e que seria revertida em instâncias superiores. Tudo foi dito em entrevista ao SBT.

      1. Esse é o problema ,a rejeição deveria ser frontal ,clara e precisa,existem inúmeros argumentos para CONDENAR essa farsa.

  4. Estão explicadas as “votações fenomenais” da “Loura do Banheiro”, do Kim-becil et caterva imunda!

  5. Esse jogo está duro de vencer – tiraram a jogadora principal sem cometer falta, compraram o juiz, compraram os bandeirinhas, excluíram o melhor jogador do banco e o trancaram em Curitiba, cometem faltas graves sem nenhum apito e agora, finalmente, compraram a torcida.
    Agora mudou o slogan de Eleição sem Lula é fraude,para ELEIÇÃO NO BRASIL É FRAUDE.

  6. E os deputados eleitos na esteira do Bolsonaro? O Bolsonaro Jr, o Kim Kataguiri, será que usaram o mesmo esquema?

    1. Sim…..Esse PSL e apoiadores do “chefe”….tem cheiro de GANG, apoiada por EMPRESARIADO DE GÂNGSTERS….
      MILITARES que se alinham a isso deveriam se envergonhar e entregar as JAPONAS….

      1. No caso de Militares que tenham participação voluntária nisso, a coisa é bem pior…CRIME MILITAR

    2. So foram na onda
      E nem so psl. No Rio e Minas devem tomar providências como o anestesia tucano e o payz do mdb que vao tomar uma linda pisa de candidatos fantasmas

  7. Bastariam10 reais de financiamento pra derrubar o Haddad. Nao é mesmo, delegados que apoiam o Bolsonaro pois crime é crime nao importa o valor.

    1. Se não tivessem encontrado o triplex como desculpa, acabariam condenando Lula por outra coisa – digamos, um erro de dez centavos no ajuste anual do imposto de renda.

  8. É importante que algo seja feito, NÃO PODEMOS NOS ACOSTUMAR COM A INJUSTIÇA, se nos acostumarmos a isso amanhã será pior, as pessoas se acostumaram no processo do Lula, se acostumaram no impeachment da Dilma, isso é errado, estamos em mais um divisor de águas, é preciso justiça ou declarem a ditadura imediatamente.

    O PT deve bater nessa tecla até o final, como água, água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Não avancem na campanha sem cassar a candidatura do Bolsonaro !

  9. Nem uma palavra no g1… Até quando a globo acha que vai ditar a pauta do que acontece (ou não) em nosso país ? Acham que vão esconder ? Simplesmente “não passou na globo então não aconteceu” ? Isso acabou. A molecada hoje se informa exclusivamente por TW, FB, whatsapp, instagram. Minha filha tem uma tv empoeirando no quarto, nunca ligou. Acordem!!! Vão PERDER o restinho de credibilidade que ainda tem?

  10. Brito, por favor leia e publique urgentemente os comentários no seu post sobre a matéria da folha de são Paulo.

  11. a posição democrata não é saber se TSE ou STF vai cumprir a lei – é deixar claro para toda a sociedade – nacional e internacional – que a democracia brasileira não é covarde e não aceita legitimar uma fraude contra o brasil, os brasileiros e contra todo o campo democrata global – o momento exige firmeza – a beira do abismo surge uma oportunidade para resgatar institucionalidades criminosamente fraudadas em escala nada vez mais global – o projeto de tomar o pais de assalto no primeiro turno falhou e o intrigante ar contrariado do primeiro colocado e maior beneficiado em todos os níveis de representação política agora se torna compreensível – os democratas desse pais não podem fraquejar nem pensar pequeno buscando nacos de vantagem entre si – houve fraude já no primeiro turno – todo o sistema representativo foi violado e contaminado – se existem democratas de centro também à direta temos agora uma oportunidade de iniciar a erradicação do ódio no campo politico e retomar um processo eleitoral com legitimidade, expurgado de toda essa brutalidade que só tem alimentado o ódio em todos os níveis da sociedade, começando na própria intimidade das nossas famílias – o que assistimos é uma violação do espaço público e dos espaços privados pela cobiça sem limites e total ausência de escrúpulos – TSE e o STF que se virem para assimilar esse fato que cabe a nós agora brasileiros tornar consumado e definitivo com repercussões para a defesa da democracia ameaça em todo o planeta. a história cobrará a fatura dos covardes e oportunistas

  12. E os agentes da CIA instalados em CURITIBA farão algo? NÃO! São pagos pela CIA para acabar com o PT.
    E os marinhos e seus TROMBONES SOBRE: “e o pt NÃO vai faze auto-crítica?”
    E o senador eleito pelo PDT do Ceará repetirá aos “babacas”: “tem que fazer auto-critica”.
    É tudo muito trágico!

  13. O capitão nunca tem responsabilidade de nada. Não é responsável pela violência que incita nos seus seguidores, não foi responsável pelo medo que gerou no moco desequilibrado que o esfaqueou, não é responsável pelos fakes news no WhatsApp, não tem responsabilidade para debater com o oponente diante do povo
    em rede nacional, nem nada. Portanto, ele deve se sentir livre para fazer o que quiser com o país. Depois simplesmente vai dizer que não tinha controle de nada.

  14. Era tudo muito estranho mesmo,em um sábado milhões de mulheres saem as ruas e pedem #elenao,ai você imagina,agora ele cai nas pesquisas,muito pelo contrario,começa a disparada sem nenhum fato novo,nem na semana da facada cresceu tanto.

  15. Depois de tudo que foi e tem sido feito pelo judiciário, isso não vai dar em nada! Canalhas fascistas!!

  16. não fossem as ôtôridades responsáveis aquilo q sabemos q são seria o fim da candidatura do bolso. Mas elas são bem aquilo q imaginamos q sejam. Logo… Ah, mas se fosse o Haddad o beneficiado..

  17. … Hoje, eu já virei dois votos!
    E foi mais fácil do que retirar pirulito da boca de criancinha chorumela!
    São os argumentos das verdades, estúpido!

  18. Vai dar nada, já “pedalada” inventada pelo TCU derruba Presidenta honesta. O jogo já está jogado há muito tempo.

  19. O capitão já saiu na frente usando fakes news contra Haddad e polarizando a campanha o que prejudicou também os demais candidatos. Se ele tivesse jogado limpo, eles teriam a mesma chance dele de ir para o segundo turno. A verdade é que a polarização mingou os votos de Alkimin e Marina. E eu ressalto ainda: essa polarização foi alimentada por fakes news. Todos os partidos têm razões para reclamar. Não basta o TSE apenas punir ou rechaçar as fakes news agora no segundo turno. Eu insisto: A eleicao tem que ser anulada e o eleitor tem que ter a oportunidade de rever seu voto sem a influência de fakes news. O eleitor tem que saber que o capitão e seus aliados foram beneficiados com essa prática criminosa e tem que ter a oportunidade de prestigiar uma terceira via.

  20. O Brasil é a quarta democracia do mundo, só perde em número de eleitores para Índia, EUA e Indonésia e, além de populoso, é muito grande territorialmente. Desde 94 só disputam PT e PSDB, os analistas falam de uma forte barreira à entrada de uma terceira via. Ou seja, de um grupo político sem a estrutura partidária do PT e PSDB. Quem justamente quebra essa barreira foi a candidatura de Bolsonaro que “coincidentemente” foi quem manipulou a eleição nas redes sociais. Hoje, por exemplo, recebi em grupos diversas mensagens de Zap que Haddad colocou no seu plano de governo que vai soltar presos. É uma coisa que não para e todo mundo percebeu que é algo em escala industrial.

  21. 1 – Pois bem: quando se tratava do Lula, ele tinha que saber de tudo, ninguém aceitava o fato dele não ter controle… porém, nesse caso o Bolsonaro não deveria saber de tudo? O dono da Havan está entre os empresários, há inúmeras fotos dos dois juntos e ele não sabia de nada?

    2 – Não tem controle sobre os apoiadores violentos, não tem controle sobre o vice, não tem controle sobre essas empresas que cometeram crime eleitoral…

    Não tem controle sobre ele mesmo e quer governar o nosso país?

  22. Caraco!
    Estou cansado de ver este papo de apelar para a justiça. Até parece que esses paspalhos tem culhões para decidir algo em favor do PT.

  23. Como explicar a não eleição da DILMA e do SUPLICY????? No dia 28/9 Dilma tinha 28% e o Suplicy 26%….Ninguém vê nada estranho nisso????

  24. Li no UOL: bolsonaro não vai participar debates: ‘isso é secundário’. É claro que é secundário!! O principal na campanha dele é a disseminacao de fake news. Ele pensa que nao precisa de mais nada para vencer. Ele quer que o povo o eleja sem saber quem ele é apostando na desmoralização do adversário.

  25. Parece que o cinismo não tem fim.Vá ser canalha , onde quiser, mas no judiciário isso tem nome: prevaricação.

  26. Cancelar as eleições de presidente a deputado estadual e marcar novas bancadas pelo dono da havan. e tirar YouTube e whatsapp do ar ate o dia seguinte (zero hora) e cancelar registro de novo e psl.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *