A direita pode estar construindo a vitória de Lula no 1° turno

lulacomiciobh

Reparem o que aconteceu nos últimos dias, depois que passaram a apresentar a pesquisa Ibope como “Lula e Jair Bolsonaro vão disputar 2° turno”.

Os demais candidatos praticamente desapareceram do noticiário.

Lula, ao contrário, precisa ser “desaparecido”, como fazem com as imagens de sua caravana, como esta, ontem à noite, em Belo Horizonte.

A estratégia da “marquetagem jornalística” para não dizer, simplesmente, que Lula é o favorito na disputa presidencial acaba antecipando um “2° turno” na cabeça do eleitor, inclusive e principalmente naqueles que, mesmo com restrições a Lula, passam a admitir votar nele diante da brutalidade bolsonarista.

Ajudam, assim, a atenuar a rejeição que eles próprios construíram com seus três anos de bombardeio pesado.

Pode, sim, produzir o mesmo efeito na cabeça dos que desenvolveram ódio ao petista, levando alguma água ao quase indeglutível  Bolsonaro,  candidato do partido…qual mesmo?

O resultado é um estreitamento do espaço de outras candidaturas. E, portanto, reduzindo o “bolo” que vai se somar ao segundo colocado para – com os números de hoje, tentar somar mais votos que Lula e levar a uma segunda rodada eleitoral.

Ou alguém tem dúvida de que Bolsonaro constituiu-se numa barreira à expansão de João Doria? Ou que funciona também como uma rolha a bloquear a intenção da invenção Luciano Huck? Ou que mesmo para o desanimado Alckmin tira votos – sobretudo em São Paulo – que sempre pertenceram aos tucanos sempre que eles conseguiram abarcar a direita sob suas asas?

Aí está a razão pela qual Lula não radicalizará sua campanha.Radicalizam por ele, construindo contra ele uma “solução” que, ou será judicial ou será com um candidato policialesco.

Repulsiva, portanto, aos sentimentos democráticos que sobrevivem na maioria da população.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

23 respostas

  1. … Há muito tempo o matuto velho vem profetizando:
    LULA TRI TRI TRIPRESIDENTE!
    E em primeiríssimo turno!

    Viva o [verdadeiro] honesto, sapiente, generoso, leal e impávido povo trabalhador brasileiro!
    Viva o [verdadeiro] Brasil!

        1. e quem esta desrespeitando ? ..DILMA é SEXISTA ..misandrina ..só sabe explicar as suas incompetências por suas calcinhas ..PRESTA ATENÇÃO querida ..muito do que passamos, das conquistas perdidas, por estes CÃES raivosos da direita estarem soltos, foi devido aos erros do governo de DILMA ..na economia foi uma tragédia ..como líder, um fracasso ..até serve pro senado, mas como mandatário foi muito mais que decepção ..TRAIU o povo e o eleitorado como poucos ..NÃO !!! DILMA não representa as mulheres do país ..conheço duzias delas muito melhor preparadas ..mas que fique bem claro ..apesar dos pesares, mesmo eu NÃO ter votado nela pro SEGUNDO mandato (votei branco), acho que JAMAIS deveriam ter lhe dado um golpe (mesmo por sua traição) ..um golpe que afinal atingiu a TODOS nós, ao BRASIL

          1. Votou em branco, rapaz? Diante da alternativa Dilma x Aécio, como se não fizesse muita diferença? Vê-se que tua raivinha de Dilma já vinha de longe…
            Se ela “traiu o povo” foi só no início de segundo mandato, que, aliás, os então futuros golpistas nem deixaram acontecer, vamos combinar. Até acho que foi um erro político, tentar conciliação depois de uma campanha sanguinária, em que a esquerda ganhou por pouco. Mas quem elegeu o pior congresso do mundo foi o povo, e era com ele que Dilma tinha que governar.
            Foi por pouco, e não contamos com o teu voto. Acho que traidor aqui é você.
            Em tempo: misandria, rapaz? Esse conceito não se sustenta. Você alguma vez voltou pra casa a pé na madruga com medo, não de ser assaltado (esse medo é comum a homens e mulheres), mas de ser estuprado?
            Vai dizer também que o movimento negro é racista, por trabalhar com o corte de raça?

  2. Bolssosauro tem tanta fibra que EU não descarto a po$$ibilidade dele de$i$tir e alegar não ter base partidária, ou não achar que é o momento ..ele sabe que sua fama é de ALGODÃO DOCE, não tem conteúdo, é vento ..e em ele desistindo sobra pro CHUCHU, visto que o L.Uqui e o Escória não com essa bola toda não

  3. A direita está órfã de candidatos VIÁVEIS (ou seja, que governariam para TODA a população). Tudo o que eles têm é candidatos que governariam exclusivamente para os bancos (dória, huck, meirelles, Alckmin) ou legítimos nazistas que iriam correndo dar a bunda para os americanos como o bolsonaro.

    Eu me pergunto se eles (a direita) percebem que é simplesmente impossível ganhar uma eleição HONESTAMENTE com esse tipo de candidatos, ou se eles são incapazes de aceitar que um presidente não deve governar somente para uma meia dúzia de endinheirados.

  4. A direita não tem candidato mas pode fabricar um com apoio do PIG o maior e mais influente partido da direita.
    O golpe e continuado e a certeza é que com a gang de fascistas golpistas no poder em Brasília tudo é possível.

  5. Não haverá segundo turno , LULA leva no primeiro e de lavada ,segundo turno só na cabeça de coxinha e da mídia golpista.

  6. A direita vai investir pesado no domínio do congresso. Se a esquerda não acordar a possibilidade de ter Lula como um presidente refém da direita golpista é enorme. O que levaria facilmente a outro golpe de estado. Por isso mesmo os partidos progressistas deveriam buscar eleger o maior número de deputados possível. Veja desde a primeira eleição do Lula a esquerda só perdeu a composição do congresso eleição após eleição. Acharam que o sucesso do presidente em si levaria naturalmente a eleição de mais deputados e senadores. Na mesma levada,desde a eleição do Lula era visível o crescimento de bancadas da extrema direita como a da bancada da bíblia do beef e da bala. Alguns dos quais até apoiaram o governo mas depois aliaram-se aos golpistas.

  7. Eu tenho a impressão que a progenitora do Romancelli que tambem não teve competência para encarar Cunha, votou com as calcinhas mais ou menos limpas, como era seu dever.

  8. Bom dia Fernando Brito,

    A vitória de Lula é certa no primeiro ou segundo turno. O problema é essa justiça partidária que não vai deixar ele ser candidato. Ai cabe ao povo fazer uma visita ao TSE e deixar de ser “paz e amor” e republicano demais, e agir ao estilo do que foi feito no congresso do Paraguai e aprender a resistencia do povo da Venezuela contra a intervencao dos EUA ou dar o tratamento aos politicos golpistas daqui o que os Ucranianos deram a certos políticos de la… é um direito do povo resistir contra governos tiranos e autoritarios!

    É chegado o tempo da queda da bastilha, esses caras do PMDB e do PSDB tão fazendo do povo gato- sapato.

  9. Pré-sal – entregue.
    Base de Alcântara – entregue.
    Espionagem em massa – Ativa
    Minérios – Entregue.
    Programa nuclear- Entregue.
    Empresas brasileiras – Entregue.
    Indústria Brasileira – Sucata.
    Programas sociais – Destruídos.
    Minha casa minha vida – Cancelado.
    Fome zero -Cancelado
    Empregos – 15 milhões de desempregados.
    Situação social – 20% vivendo a baixo do nível de pobreza.
    Educação – Entregue ao setor privado.
    Saúde – Entregue ao setor privado.
    Divida brasileira – 76 % do PIB
    Taxa de Juros – 9.25 – altíssima para uma economia totalmente parada.
    Instituições – Não funcionam.

  10. O Lula vai fazer o pais crescer novamente com a força extraordinária do povo brasileiro
    E ai os golpistas e & cia vão tomar e roubar o povo de novo.

  11. O PT e o Lula não pode cair na armadilha de querer decidir as eleições no primeiro turno, mesmo que exista essa possibilidade.
    Foi essa pressa em decidir as eleições que vez o PT se aliar ao PMDB, PR, PP partidos que fora poucos quadros tem uma visão oposta ao que o PT se propõem a fazer no governo. Assim o PT tem que ser mais humilde, ter menos tempo na TV e diminuir ou evitar alianças no primeiro turno com os aliados do Temer.
    Até porque esses partidos mais a direita não dão apoio efetivo aos governos do PT, só votam nas questões mais simples, nas mais reformistas são sempre contra o PT.
    Porque com Lula favorito, esses partidos vão querer se aliar ao Lula, até para ter frutos regionalmente, tanto para deputados, senadores e governadores. Erro maior de Lula e PT que para garantir a vitórias para presidente em 2006/10/14, cedeu os votos de seus eleitores p/ eleger deputados e senadores de outros partidos (PMDB/PR/PP e outros) que na prática sempre fizeram oposição ao PT.

    1. Heitor, respeitando o seu ponto de vista sem discordar e apenas, acrescentando que se houver condições politicas para a candidatura LULA vencer no 1º turno isso seria fulminante. Tenha certeza de que a positividade e autenticidade dessa vitoria, trará um leva de novos congressistas que se aliarão imediatamente ao LULA. Aí sim, devem ser feito in continenti, o revendo revogatório das medidas lesa pátria do governo golpista; reforma do judiciário; do ministério público;convocação de uma constituinte exclusiva para atualização e adequação de toda legislação constitucional e revogação de leis absurdas e imperiais; regulação da mídia e incluindo, a lei de abuso de autoridade, no novo código penal. Em fim, passar de fato o Brasil a limpo…

  12. Não gosto do Bolsonaro, mas perigoso mesmo são os tucanos, que têm a imprensa e o judiciário como aliados.

  13. “um candidato policialesco” eu diria truculento para exprimir melhor a figura grotesca e imbecil de um militar tido como terrorista para às próprias forças armadas.A direita tíbia e vacilante age como naufrago, pega qualquer coisa que esteja boiando, mesmo que seja um pedaço de isopor. Uma analise bem politica da candidatura Bolsonazi é decorrente do desespero e da falta de opção que a direita se encontra. Apelar para o judiciário como única alternativa possível para inviabilizar a candidatura LULA é 100% presumível muito embora esse judiciário tenha de ficar desacreditado e inconfiável como poder republicano.A pesquisa embora fraudulenta e falsificada não indica sobre 2018, visto que a realização de eleição presidencial ainda é duvidosa.Os sintomas da não disputa ao cargo de presidente serão vistos ao longo de 2018, se aparecerem ocorrências de assaltos, crimes violentos, enfim, atos de bandidagem, bancos explodidos, carros forte assaltados e roubados, apagões, redes de eletricidade derrubadas, aí já prenunciam que as eleições, principalmente, para presidente, não ocorrerão. A direita não irá jogar no lixo todo o trabalho do golpe, também correrá o risco de eclodir uma guerra civil…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.