Federação dos Engenheiros: Temer quer demolir empregos

ponte2

Ontem, publiquei aqui a notícia de que o governo estudava flexibilizar as regras para permitir que as empreiteiras estrangeiras viessem fazer grandes obras no Brasil – as nossas estão proibidas ou desmontadas para fazê-las – trouxessem livremente engenheiros estrangeiros para tocá-las.

A coisa, porém, é pior, como relata a nota que recebo da Federação Nacional dos Engenheiros, leia só:

O governo federal anunciou o envio de um projeto de lei, ao Congresso Nacional, com o objetivo de flexibilizar a regulamentação profissional de engenheiros estrangeiros. Isso significa que, mesmo diante de um trágico cenário de desemprego na engenharia brasileira, o governo irá privilegiar profissionais de outros países. Esta é uma medida entreguista que aprofunda a desnacionalização da economia e o desmonte da engenharia e da soberania. Atualmente, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) há, pelo menos, 8.239 obras paralisadas em todo o país, num total de investimentos de cerca de R$ 32 bilhões. Esse cenário significa milhares de engenheiros desempregados no Brasil sem reposição dos postos de trabalho. Este processo foi iniciado pela Operação Lava Jato, que priorizou a penalização das empresas, no lugar das pessoas. Repudiamos a corrupção e reivindicamos a punição de responsáveis, mas não podemos permitir esse método, que desmonta a engenharia brasileira e criminaliza as empresas.

Com o aquecimento da economia, entre os anos de 2002 e 2014, o país viveu um período de pleno emprego da engenharia. A preservação das empresas nacionais, o investimento público em infraestrutura e a valorização dos engenheiros brasileiros representam saídas para a crise econômica, uma vez que o mercado de trabalho da engenharia tem relação direta com o crescimento do país. O Brasil possui uma geração de engenheiros e de engenheiras altamente competentes com excelência tecnológica que, inclusive, foi responsável por uma das mais notáveis descobertas mundiais: a prospecção de petróleo em águas profundas, técnica que possibilitou a descoberta do pré-sal.

A justificativa do governo federal para “destravar o mercado da construção civil – imobiliário e de infraestrutura – para estrangeiros” é falaciosa e tem a finalidade de entregar o Brasil e os empregos a estrangeiros. Há que se destacar que não existe reciprocidade em outros países para a entrada e a admissão de engenheiros brasileiros.

Repudiamos, veementemente, esta medida e convocamos todos os profissionais, estudantes e entidades representativas dos profissionais e empresas de engenharia do Brasil para se mobilizar contra esta medida que acaba com o mercado para os profissionais e empresas brasileiras.

Sobre o assunto, recomendo também a leitura do texto do engenheiro e  professor Francis Bogossian , presidente da Academia Nacional de Engenharia, publicado pouco tempo atrás em O Globo.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

13 respostas

  1. Acredito que Federação Nacional de Engenharia deveria também mobilizar os estudantes das nossas Universidades sobre o que ocorre no Brasil. Fazer faculdade para que? Que futuro terá a nossa juventude e agora com a dificuldade de emprego um entre quatro que cursam o segundo grau estão desistindo para arranjar qualquer coisa para se sustentar. Qula é o futuro do Brasil?
    Do blog 247: Instrução Normativa nº1.743 (IN 1.743), que altera a Medida Provisória 795 (MP795), e que pode entrar na pauta do Senado ainda nesta terça-feira (17), prevê zerar a tributação sobre a importação de navios, o que poderá levar os estaleiros nacionais ao colapso; somente em Pernambuco, o EAS, que emprega 3,5 mil trabalhadores, teve suspensa uma encomenda de cinco navios, uma vez que o cliente, agora, espera a possibilidade de importar os navios de estaleiros asiáticos sem impostos de importação

  2. Sou obrigado a concordar com os comentários que a maioria dos diplomados foram para rua apoiar o golpe, isso que na época anterior e no governo do FHC engenheiro passava fome e mudava de profissão, foi no Governo Lula e Dilma que a mão de obra da engenharia foi absorvido, praticamente não havia profissionais desempregados. Como disse alguém trate um cachorro com respeito e ele não lhe morderá a mão, mas com o ser humano é diferente.

  3. Definitivamente o golpista Termer é louco e neste exato momento tenta destruir a industria naval brasileira e tudo de pior que acontece neste momento com o Brasil é sim de total responsabilidade da Rede manipuladora Globo e seus artistas golpistas.

  4. Relembrar é preciso.

    Em determinado momento do governo LULA, tínhamos tanta carência de engenheiros no Brasil que o governo , mediante convênios, buscou a revalidação automática de diplomas de engenheiros formados em Portugal ou Espanha.

    Muitos jovens, diante da perspectiva generosa, optaram por engenharia quando escolheram uma carreira, mas o eterno senso do atraso da nossa “elite” econômica frustrou mais uma vez nossa juventude e o sonho de construção de uma NAÇÃO na “pátria do evangelho” segundo determinada corrente religiosa que aqui se cria.

    Imagino que seja o evangelho segundo Satanás.

    Quanto a esse des-governo, que siga o desmonte a que se propõe, desmoralizando as forças do atraso a cada dia, até que o POVO tome vergonha e se levante, parta pra briga, cansado de tanta humilhação, se assim alma tiver.

  5. Sinto muito, mas eles pediram isso. Foda-se! Estão na mesma escala dos pobres. Lhes foram tirados os direitos.

  6. É verdade.

    A classe dos engenheiros do Brasil de meu povo nada fizeram para impedir o golpe e são fiadores.

    Da série de Agnaldo Silva e Benedito Rui Barbosa:O Golpe deu Erradíssismo,Graças Adeus!;o Brasil passa mais uma vergonha a nível mundial e dessa vez a chinelada de hoje foi da OIT.

    Temer,Drogado,Cunha,Lava Jato,PAULO SKAF,mídia podre,classe merdia,parabéns a todos!

    Vocês apertaram o botão errado do elevador e fomos parar no inferno.

  7. tem um monte de engenheiro trabalhando de uber, defendo bozonaro, atacando o pt… tem mais é que se f#%@ mesmo…

  8. A CULPA É DO LULA

    Coreia do Norte diz que guerra nuclear pode começar ‘a qualquer momento’
    REUTERS

    Em declaração ao comitê de desarmamento da Assembléia Geral da ONU, o embaixador adjunto da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Kim In Ryong, disse que o país é o único do mundo que foi submetido a “uma ameaça nuclear tão extrema e direta” dos Estados Unidos desde a década de 1970, e que tem o direito de possuir armas nucleares para defesa própria

    Já comprou o seu spray anti-radiação?

    Quase você não encontra nos supermercados.
     

  9. Parabéns a todos os engenheiros e outras categorias de idiotas que vestiram a
    camisa da seleção brasileira e foram pra rua pra tomar na bunda.

    Meus Parabéns!!!!

  10. As associações de engenheiros, ao que me lembre foram contra o golpe, os CREAs tb me parece. diferente da OAB, que se pronunciou diretamente a favor do golpe. Claro que, nesse, assim como em todos os meios, teve gente que foi a favor e foi contra. Os médicos, por exemplo, foram muito piores, com grandes turmas nas postas das faculdades postando cartazes do Aécio….arrgghhh!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.