Guerra comercial de Trump estressa mercados mundiais

cnn

Não vai ser por falta de aviso que os mercados mundiais deixarão de dar um baita “tombo” no Brasil.

A queda de 1,8% do Dow Jones, outra vez, hoje joga a Bolsa de Nova York para um patamar menor do que o atingido no minicrash  do início de fevereiro.

A Casa Branca dá sinais de que vai estender as tarifas de importação editadas para o aço e para o alumínio também para equipamentos eletrônicos e de informática.

Atingiria em cheio a China, claro.

Os chineses, por sua vez, insinuam que podem reduzir suas posições em títulos do Tesouro americano, dos quais são os principais detentores: nada menos que US$ 1,17 trilhão, em dezembro. Apenas um pouco menos do que todo o PIB da Rússia, para que você tenha ideia do valor.

Nada autoriza a certeza de que o tempo não vá “fechar” no comércio mundial, onde repousa boa parte dos sinais tênues de estabilização de nossa economia.

Sem investimento, sem mercado interno, sem emprego e sem salário (leia-se consumo) estamos reféns de algo onde não temos influência, nem mesmo a pequena que já tivemos recentemente.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

23 respostas

    1. Meu filho de 18 me disse que o capitalismo já morreu, só esqueceram de enterrar. Eu digo que se tornou um zumbi, mas que o maior problema são os clérigos do capitalismo, que há muito tempo deixou de ser ciência para se transformar em uma religião que só admite a fé cega em seus dogmas.

  1. Vai quebrar, não há saída, é questão de tempo. Pode demorar menos ou mais, mas os EUA estão falidos. Como disse um analista internacional: Trump é o Gorbachev dos EUA.

    1. O Yankes deram o tiro no pé, achando que haviam eleito a “redenção”…O charlatão Trump está monetizando descaradamente (pleonasmo) o cargo em causa própria ! Assistam a Série “NA ROTA DO DINHEIRO SUJO” da Netflix, cujo último episódio é exatamente sobre o Charlatão Trump, suas carreira de falcatruas e o uso da Casa Branca, como Casa de Negócios Particulares do Canastrão Presidente…O Yankes já viram a MERDA que fizeram elegendo o Mr. “AMERICAN FIRST” !!!

  2. é briga de cachorro grande no tabuleiro da geopolítica mundial. me parece que, com a derrota do grupo que tinha obama e hilary como porta-vozes para o grupo de trump, este está cumprindo a promessa de olhar pro próprio umbigo e os outros que se fofam…

  3. É por essa razão que os antigos já diziam: Quem se abaixa demais, acaba mostrando as calcinhas. Temos a impressão que vem por aí uma Mega Blast crise tipo 1929, os EUA não concordam em perder a hegemonia de jeito nenhum, China e Russia ou confrontam ou caminharão para insignificância ,e nós aqui no Brasil, no pior momento de nossa economia em 518 anos de história. Golpistas malditos: CANALHAS CANALHAS CANALHAS…

  4. Um dos comentarista ou é catastrofista ou é inimigo na trincheira. Sei, não, falando de coisas que só ele sabe. Nem vou responder para ele, pois pode muito bem ser um troll disfarçado, querendo semear desânimo e desesperança. Podem ir ver os comentários dele no discus, só negatividade e desesperança, não acredito que ele seja de esquerda

  5. É sem falar na crescente e impagável divida de 20 TRILHÕES de dólares que é a estadunidense. Papéis pintados de verde. Até qdo?

  6. Trump pensa que o mundo é a sua casa. Li que a China tem 1 trilhão e mais de 100 bilhões de dólares em títulos do tesouro norte-americano e de empresas idem multinacionais. Para quem não tem ideia do que seja isto, é quase o PIB da Rússia e pouco mais de 1/3 do PIB brasileiro. Se ela em poucos dias jogar no mercado, nas bolsas, uma pequena parte desta grana ela quebra os EEUU. E o mundo fica mais favorável a seus negócios a ponto de se poder dizer o impensável: que a China por enquanto, é um país pacifista e tolerante.

    1. E, esse é realmente o maior perigo para a China. Há ver, a história europeia quando os maiores devedores se uniram para além de não pagarem as dividas ainda se apropriarem da grande fortuna dos credores. Os templários não foram os únicos perseguidos e exterminados.

    2. Os chineses possuem a famosa paciencia oriental (é da cultura). E o Trump é um cara televisivo (do tipo que faz discurso pra platéia). A verdade é que os chineses abatem seu enorme superavit comercial comprando titulos do tesouro americano (sem o que sua moeda ficaria excessivamente forte) e os americanos com o financiamento chinês continuam comprando mercadorias…. é a famosa rota de mão dupla do Pacífico. Entretanto como se sabe, o capitalismo em seu estágio atual vive uma crise tríplice: superprodução, financerização e desemprego tecnológico: ou seja, existe um tsunami de mercadorias à cata de mercados consumidores(que estão minguando devido ao desemprego tecnológico e subemprego…). Todos os países querem vender para clientes cada vez mais escassos….e ninguém quer ver suas industrias nacionais serem destruídas pela concorrencia estrangeira e seu povo desempregado. Não precisa ser nenhum expert em economia para saber que países que fizerem a besteira de esvaziar seu mercado consumidor interno, vão ter que se virar aos tapas com os tubarões do mercado internacional….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.