Guerra comercial de Trump estressa mercados mundiais

cnn

Não vai ser por falta de aviso que os mercados mundiais deixarão de dar um baita “tombo” no Brasil.

A queda de 1,8% do Dow Jones, outra vez, hoje joga a Bolsa de Nova York para um patamar menor do que o atingido no minicrash  do início de fevereiro.

A Casa Branca dá sinais de que vai estender as tarifas de importação editadas para o aço e para o alumínio também para equipamentos eletrônicos e de informática.

Atingiria em cheio a China, claro.

Os chineses, por sua vez, insinuam que podem reduzir suas posições em títulos do Tesouro americano, dos quais são os principais detentores: nada menos que US$ 1,17 trilhão, em dezembro. Apenas um pouco menos do que todo o PIB da Rússia, para que você tenha ideia do valor.

Nada autoriza a certeza de que o tempo não vá “fechar” no comércio mundial, onde repousa boa parte dos sinais tênues de estabilização de nossa economia.

Sem investimento, sem mercado interno, sem emprego e sem salário (leia-se consumo) estamos reféns de algo onde não temos influência, nem mesmo a pequena que já tivemos recentemente.

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

    1. Meu filho de 18 me disse que o capitalismo já morreu, só esqueceram de enterrar. Eu digo que se tornou um zumbi, mas que o maior problema são os clérigos do capitalismo, que há muito tempo deixou de ser ciência para se transformar em uma religião que só admite a fé cega em seus dogmas.

  1. Vai quebrar, não há saída, é questão de tempo. Pode demorar menos ou mais, mas os EUA estão falidos. Como disse um analista internacional: Trump é o Gorbachev dos EUA.

    1. O Yankes deram o tiro no pé, achando que haviam eleito a “redenção”…O charlatão Trump está monetizando descaradamente (pleonasmo) o cargo em causa própria ! Assistam a Série “NA ROTA DO DINHEIRO SUJO” da Netflix, cujo último episódio é exatamente sobre o Charlatão Trump, suas carreira de falcatruas e o uso da Casa Branca, como Casa de Negócios Particulares do Canastrão Presidente…O Yankes já viram a MERDA que fizeram elegendo o Mr. “AMERICAN FIRST” !!!

  2. é briga de cachorro grande no tabuleiro da geopolítica mundial. me parece que, com a derrota do grupo que tinha obama e hilary como porta-vozes para o grupo de trump, este está cumprindo a promessa de olhar pro próprio umbigo e os outros que se fofam…

  3. É por essa razão que os antigos já diziam: Quem se abaixa demais, acaba mostrando as calcinhas. Temos a impressão que vem por aí uma Mega Blast crise tipo 1929, os EUA não concordam em perder a hegemonia de jeito nenhum, China e Russia ou confrontam ou caminharão para insignificância ,e nós aqui no Brasil, no pior momento de nossa economia em 518 anos de história. Golpistas malditos: CANALHAS CANALHAS CANALHAS…

  4. Um dos comentarista ou é catastrofista ou é inimigo na trincheira. Sei, não, falando de coisas que só ele sabe. Nem vou responder para ele, pois pode muito bem ser um troll disfarçado, querendo semear desânimo e desesperança. Podem ir ver os comentários dele no discus, só negatividade e desesperança, não acredito que ele seja de esquerda

  5. É sem falar na crescente e impagável divida de 20 TRILHÕES de dólares que é a estadunidense. Papéis pintados de verde. Até qdo?

  6. Trump pensa que o mundo é a sua casa. Li que a China tem 1 trilhão e mais de 100 bilhões de dólares em títulos do tesouro norte-americano e de empresas idem multinacionais. Para quem não tem ideia do que seja isto, é quase o PIB da Rússia e pouco mais de 1/3 do PIB brasileiro. Se ela em poucos dias jogar no mercado, nas bolsas, uma pequena parte desta grana ela quebra os EEUU. E o mundo fica mais favorável a seus negócios a ponto de se poder dizer o impensável: que a China por enquanto, é um país pacifista e tolerante.

    1. E, esse é realmente o maior perigo para a China. Há ver, a história europeia quando os maiores devedores se uniram para além de não pagarem as dividas ainda se apropriarem da grande fortuna dos credores. Os templários não foram os únicos perseguidos e exterminados.

    2. Os chineses possuem a famosa paciencia oriental (é da cultura). E o Trump é um cara televisivo (do tipo que faz discurso pra platéia). A verdade é que os chineses abatem seu enorme superavit comercial comprando titulos do tesouro americano (sem o que sua moeda ficaria excessivamente forte) e os americanos com o financiamento chinês continuam comprando mercadorias…. é a famosa rota de mão dupla do Pacífico. Entretanto como se sabe, o capitalismo em seu estágio atual vive uma crise tríplice: superprodução, financerização e desemprego tecnológico: ou seja, existe um tsunami de mercadorias à cata de mercados consumidores(que estão minguando devido ao desemprego tecnológico e subemprego…). Todos os países querem vender para clientes cada vez mais escassos….e ninguém quer ver suas industrias nacionais serem destruídas pela concorrencia estrangeira e seu povo desempregado. Não precisa ser nenhum expert em economia para saber que países que fizerem a besteira de esvaziar seu mercado consumidor interno, vão ter que se virar aos tapas com os tubarões do mercado internacional….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *