Lula, contra o precipício

Espetacular a lucidez do artigo de Eleonora de Lucena, hoje, na Folha de S. Paulo. Memória, história e realidades, para nos mostrar o que temos pela frente, o que temos às nossas costas, a nos empurar para a resistência e que esta resistência tem um nome: Lula.

Agosto

Eleonora de Lucena

Com cabos de vassoura, paralelepípedos e barras de ferro, o grupo avançou pela rua e parou em frente a uma loja de carros importados. Entraram quebrando tudo: vitrines, para-choques, estofados.

Uma centena de metros antes, tinham atacado uma cervejaria estrangeira. A raiva explodira e deixava um rastro de destruição. Inconformados, incrédulos, desesperados percorriam a cidade. Uns berravam; outros choravam.

Era o que meu avô contava daquele agosto. Pelo rádio, a “Carta Testamento” trouxe a denúncia sobre o complô promovido por grupos internacionais e seus aliados internos. Expôs ataques à Petrobras, à Eletrobras e às leis trabalhistas.

Isso em 1954.

A morte de Getúlio Vargas adiou o golpe por dez anos, costumam apontar os historiadores. Pois cá estamos, em 2018, no meio de um golpe que ainda tenta derrotar a Petrobras, a Eletrobras, as leis trabalhistas. Além delas, outras conquistas de muitas décadas estão na mira: a Embraer, o SUS, o BNDES, os programas sociais, a educação universal.

Marielle e Anderson são assassinados. Violência e preconceito crescem. A mortalidade infantil aumenta. O desemprego, o desassossego e a desesperança campeiam. O retrocesso civilizatório é amplo, geral e irrestrito. Cotidianamente, a democracia e a soberania são enxovalhadas.

De costas para tudo isso, uma parte do empresariado não tem constrangimento em flertar e apoiar um candidato que defende o assassinato de pobres. Ignorando princípios básicos da civilização pós-iluminista, promovem encontros de olho apenas nos seus rendimentos de curto prazo.

Herdeiros de grandes nomes da burguesia se alinham a arrivistas para cortejar quem quer que diga defender os seus ganhos. A direita —que gosta de ser chamada de centro e que alimenta o fascismo— reza para que o tempo de TV seja a salvação da lavoura, da sua lavoura, claro.

Há uma complicação inexorável para a direita: o voto universal. Coisa que os alardeados mercados não cansam de dizer que causa “tumulto”, “incerteza”, “imprevisibilidade”. Para eles, seria melhor que não houvesse eleição.

Assim, seguiria, sem maiores percalços, o ataque aos fundos públicos, ao Estado. E a entrega de patrimônio construído por décadas. E o alinhamento subserviente ao Norte.

Ocorre que o líder nas pesquisas está preso. Um processo questionado por renomados juristas é instrumento para deixá-lo de fora da disputa —que poderia vencer até em primeiro turno.

A direita finge que Lula não existe, que é carta fora do baralho, que deve abandonar o jogo e indicar um substituto. Já quando ele foi preso, obituários encheram páginas e páginas, decretando o fim de um mito.

Mas, até agora, a maior parcela dos eleitores está com ele. Votar em um preso, nessa conjuntura, significa um protesto, uma revolta silenciosa, uma forma de derrubar, pela via eleitoral e legal, a malta que saqueia o país e seus cidadãos. Nada a ver com letargia. É uma ideia de futuro que move os eleitores.

O que ninguém sabe é o que vai acontecer se Lula não estiver na urna em 7 de outubro. Ou se os votos dados a ele forem cassados pela Justiça. As eleições serão consideradas legítimas? É certo que um dos objetivos da direita sempre foi afastar o povo da urna. A ideia do voto não obrigatório é uma face desse antigo projeto.

É possível que a exclusão de Lula da eleição coloque a própria democracia em risco ainda maior. Os golpistas, que jogam o país no precipício, têm poucas semanas para sacramentar sua estratégia. Já os defensores da democracia precisam se unificar em torno da sua: Lula livre! E candidato.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

37 respostas

  1. Todos os golpistas e coxinhas deveriam ler sem paixão; idem os seus superiores no Judiciário, no Legislativo e no Executivo, sem esquecer as FA. Um pouco de brasilidade para essa turma seria benéfico ao país.

    1. Semana passada o ministro Toffoli nos deu uma bela dica: na presidência do STF vai ter de atuar contra suas convicções. Num voto extremamente confuso, a ministra Rosa Weber falou o que pensava e deu voto contrário ao seu pensamento. Entre os integrantes do Judiciário, da PF, do MPF, no Executivo, em muitos parlamentares, até na grande mídia, existe o conhecimento da verdade. Só que eles estão lendo e executando uma partitura orquestrada e regida por alguém mais forte, de fora do nosso país. Os enganados são parte do povo brasileiro, não todos, confundidos exatamente pela mídia podre, que está aí para esse serviço sujo.

        1. Tem ameça, com certeza…ma tem muito rabo preso. E tem o comprometimento com a Grande Loja.

  2. Texto PERFEITO. #LULA LIVRE E CANDIDATISSIMO ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  3. A juventude do pt devolveu à Marilia a candidatura ao governo de Pernambuco. Viva os jovens! O precipício do pt é a idade provecta de suas lideranças, principalmente em termos mentais e de comportamento político. O pt só tem uma saída se quiser sobreviver: é abandonar o caudilhismo, o sebastianismo e ser substituído por sangue novo. As práticas lulistas da governabilidade e do republicanismo é que abriram uma avenida de oportunidades para a direita dar o golpe e hoje o lulismo volta à mesma senda, aos mesmos erros como se nada tivesse acontecido. Fora velharada. Viva a juventude. Está nas mãos de sangue novo a saída para o Brasil e a esquerda.

  4. Se os golpistas conseguirem forçar a barra e emplacarem o Ladrão de Merenda, o Bozo ou até mesmo o Cirubu, eles terão um GIGANTESCO problema: governar. Sim, pois a meta deles é espalhar miséria, desemprego e opressão. E isso é como botar fogo no paiol de pólvora. Na hora em que houver um levante popular selvagem, muitos desses safados fugirão para Miami. Joaquim Barbosa, esperto, já se antecipou e foi pra lá.

    1. Dá para entender sim. Mais do que entender, esta população que insiste em votar em Lula, apesar de toda execração pública e de ele estar preso, esta fazendo história.

      1. pode até ser
        mas votam em Lula por outros motivos, e não por conhecer a História

  5. Compartilhem esse texto por favor. Sou idosa e doente. Não tenho como fazê-lo. Deixo isso para vocês que são jovens e antenados.

  6. Já tivemos a experiência da derrubada da Dilma através da participação confessa do stf. Não há outra expectativa, eles, os togados, vão manter o golpe não deixando Lula se eleger.
    Só há uma alternativa urgente: O LEVANTE POPULAR ESPONTÂNEO, PORQUE NEM LIDERANÇA TEMOS!

  7. Parabéns, à `repórter. Conseguiu em poucas frases sintetizar o nosso momento. Tomara que muitos leiam.

  8. Os 117 mil mi e bilionários tão nem aí.
    Eles sobrevoam o país em suas belonaves, usam salas Vips, moram em mansões e “esconderijos” inacessíveis a mortais como nós. Mas isso não é prá sempre.
    Suas empresas e negócios são conhecidos e seus principais endereços também.
    Eles tem famílias, amigos e até fiéis empregados. Mas que são trabalhadores que tem família e amigos.
    Esses mi e bilionários demandam serviços e produtos de outros trabalhadores.
    Mesmo escondidos, aqui no Brasil eles nunca se sentirão seguros. E não devem se sentir mesmo!

  9. “Para eles, seria melhor que não houvesse eleição”… Ironicamente, os partidos deles, em suas siglas, invocam a palavra Democracia nos nomes.

  10. Enquanto não se fizer uma faxina no estado, especialmente judiciário, e também não se promover um enquadramento da mídia, estas coisas se repetirão de tempos em tempos neste bananal.

  11. VOU COM VOCÊS.

    RitaCandeu – #AnulaGolpeJá • em 2 horas
    sem conhecer a nossa história, fica impossivel entender os fatos de agora

    9
    •Responder•
    Avatar
    Claudio • em 2 horas
    Histórico, Sintético e Abrangente, esse texto de Eleonora de Lucena

    9
    •Responder•
    Avatar
    Bernardo Alcantara • em 2 horas
    Todos os golpistas e coxinhas deveriam ler sem paixão; idem os seus superiores no Judiciário, no Legislativo e no Executivo, sem esquecer as FA. Um pouco de brasilidade para essa turma seria benéfico ao país.

    9
    •Responder•
    Avatar
    Nahum Pereira Bernardo Alcantara • em 3 horas
    Semana passada o ministro Toffoli nos deu uma bela dica: na presidência do STF vai ter de atuar contra suas convicções. Num voto extremamente confuso, a ministra Rosa Weber falou o que pensava e deu voto contrário ao seu pensamento. Entre os integrantes do Judiciário, da PF, do MPF, no Executivo, em muitos parlamentares, até na grande mídia, existe o conhecimento da verdade. Só que eles estão lendo e executando uma partitura orquestrada e regida por alguém mais forte, de fora do nosso país. Os enganados são parte do povo brasileiro, não todos, confundidos exatamente pela mídia podre, que está aí para esse serviço sujo.

    5
    •Responder•
    Avatar
    João Alves Nahum Pereira • em 6 horas
    No STF é fácil de explicar porque votam pra satisfazer o golpe: Teori Zavaski

    •Responder•
    Avatar
    Daniel • em 3 horas
    Já tivemos a experiência da derrubada da Dilma através da participação confessa do stf. Não há outra expectativa, eles, os togados, vão manter o golpe não deixando Lula se eleger.
    Só há uma alternativa urgente: O LEVANTE POPULAR ESPONTÂNEO, PORQUE NEM LIDERANÇA TEMOS!

    4
    •Responder•
    Avatar
    Sandra rota • em 3 horas
    Compartilhem esse texto por favor. Sou idosa e doente. Não tenho como fazê-lo. Deixo isso para vocês que são jovens e antenados.

    4
    •Responder•
    ?
    Avatar
    Roberto • em 2 horas
    Se os golpistas conseguirem forçar a barra e emplacarem o Ladrão de Merenda, o Bozo ou até mesmo o Cirubu, eles terão um GIGANTESCO problema: governar. Sim, pois a meta deles é espalhar miséria, desemprego e opressão. E isso é como botar fogo no paiol de pólvora. Na hora em que houver um levante popular selvagem, muitos desses safados fugirão para Miami. Joaquim Barbosa, esperto, já se antecipou e foi pra lá.

    5

  12. Não é ver uma Teoria da Conspiração em andamento mas não é possível que não tenha uma força manipulando marionetes para manter Lula afastado. É muito macabro…

  13. “Com cabos de vassoura, paralelepípedos e barras de ferro … loja de carros importados. Entraram quebrando tudo: vitrines, para-choques, estofados.”
    Mascarados e filmados por telejornal Nacional; duas vezes seguidas na mesma importadora de Mercedes e Audis, na Avenida Antônio Carlos em BH/MG, em 2013. Com a tropa de choque da PM a meio quarteirão, procurando jabuti nas árvores do Mineirão.
    Aquilo foi “revolta popular” patrocinada pela CIA/Deep State, os mesmos que patrocinam terroristas na Síria. Até o Golpe pra roubar nosso futuro.

  14. Passada a eleição, com Lula impedido de participar, estará esgotada toda a luta jurídica-pacifista contra o Golpe e a Tirania! Não restará aos setores mais representativos e mais conscientes da sociedade senão a opção legítima da Luta Armada!

  15. Como vivemos tempos de desequilíbrio geral, o bom senso da autora pode soar apenas como alento a quem busca uma saída, mas infelizmente não tem nada que os golpista queiram que não consigam. Pra isso eles tem os papagaios da mídia (que se identificam mesmo é com os tucanos) e a assistência jurlídica do stf.

  16. Infelizmente, hoje não se pode mais protestar na cédula de votação, pois ela já não mais existe. Ocorreram duas eleições no Brasil em que o voto de protesto foi vencedor. Em São Paulo, a rinoceronte Cacareco foi a vereadora mais votada em 1959 e no Rio de Janeiro, em 1988, foi a vez do macaco Tião ficar em 3º lugar entre os vereadores eleitos. Não vamos poder votar no nosso Lula (o “sapo barbudo” como disse o Brizola) nem como protesto.

  17. Caro Fernando Brito, incansável cidadão e patriota, fiel às causas nacionais de justiça e soberania, dentre outras, de nosso país, o Brasil, parabéns por nos brindar e por tornar público aqui neste site, com essa realista e esclarecedora informação histórica, sobre a saga predadora dessa elite atrasada que, não desiste de fazer mal à nação brasileira. Milhares de parabéns, também, à autora do Artigo, Eleonora de Lucena, que brilhantemente, disponibiliza, principalmente, para àquelas pessoas de boa vontade mas, que talvez, por falta de meios de conhecer isso tudo, tenha sido em outras oportunidades, manipuladas e induzidas a votarem contra os interesses de seus iguais e contra o Brasil, diferente, a partir de agora, que poderá votar de forma consciente e com opinião própria, É só acordar, a realidade taí batendo a porta.
    De nossa parte, entendemos que Eleonora, com essa matéria inspirada, cumpre desde já, um importante papel na instrução amparada na verdade, de nossos patrícios. Por ser afim ao tema e, procedente, neste instante, aproveitamos para reforçar abaixo, sua visão de Brasil que tem sido negligenciada por muitos formadores de opinião, com nosso comentário.
    Colômbia Ingressa na OTAN (https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/356255/Col%C3%B4mbia-anuncia-entrada-na-Otan-e-OCDE.htm )
    Caríssimos, não é surpresa, essa informação da Colômbia ao aderir ao acordo da OTAN-Organização do Tratado do Atlântico Norte, comandado pelos Estados Unidos da América ( http://impactocna.com/colombia-ingresara-a-la-organizacion-del-tratado-del-atlantico-norte-otan/ ), que segue uma sequência de informações estratégicas abaixo, muito significativas, para a insegurança e desunião continental e ainda, coloca em xeque, a democracia, o estado de direito, a soberania e a paz do Continente Sul-Americano e de seus países, inclusive, o BRASIL.
    As barreiras da neutralidade continental, aos conflitos internacionais criados por interesse imperialista, assim como a fraternidade continental, a paz e o diálogo responsável dos povos do continente para resolverem suas diferenças, a ideia de uma defesa unida do continente contra agressão externa, foram rompidas ( https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/04/brasil-e-outros-cinco-paises-suspendem-participacao-na-unasul-diz-agencia.shtml ) e agora, se encontram abertas e desprotegidas, o trabalho interno dos inimigos da fraternidade do continente Sul-Americano ( https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/357279/A-mando-dos-EUA-Brasil-p%C3%B3s-golpe-tenta-suspender-Venezuela-da-OEA.htm ), venceu.
    Bem vindos ao caos, porque, a Colômbia, país banhada pelo Oceano Pacífico, será apenas, o álibi perfeito do império, para intervir na América do Sul, quando lhe interesse, e isso, infelizmente, com a ajuda do Brasil pós-golpe ( https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/357458/OEA-chama-assembleia-para-com-apoio-vergonhoso-do-Brasil-suspender-Venezuela.htm ), que se sujeita a jogar por terra as conquistas e respeito internacionais, conseguidos com boas obras e políticas pacíficas de solidariedade humana ( https://www.brasil247.com/pt/colunistas/tulioribeiro/357249/As-armas-da-Inglaterra-e-OTAN-contra-a-Argentina-e-Am%C3%A9rica-do-Sul.htm ) e implantar focos de guerra de seu interesse ( https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/357449/Venezuela-recha%C3%A7a-resolu%C3%A7%C3%A3o-da-OEA.htm ), acabando de vez, a paz que historicamente, experimentou o continente Sul-Americano.
    E, aguardem, essas ocorrências nefastas e intranquilizadoras para todos nós, não demorarão, esperem até o emissário americano nos visitar e voltar ( https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/357298/Vice-presidente-dos-EUA-visitar%C3%A1-Brasil-e-Equador-para-discutir-crise-na-Venezuela.htm ), principalmente, se levarmos em conta o que mostra a imprensa, com as previsões políticas futuras desfavoráveis ao golpe, que sem candidato potencial, não poderá se perpetuar no poder.
    A conclusão que se chega à luz dessas informações da imprensa e, da pressa em prejudicarem a Venezuela, esses personagens, não pensarão duas vezes, nos riscos de envolver com urgência, o Brasil e seu povo, em conflitos bélicos, para proveito próprio. Com a palavra sobre tudo isso, os estrategistas geopolíticos continental, que se manifestem sobre o assunto, enquanto há tempo. Com esse comportamento subserviente da diplomacia brasileira, o Brasil, abdica de seu protagonismo digno e soberano como líder reconhecido no continente e no mundo, para se transformar em capitão-do-mato do império americano.
    Agora, imaginem o olho gordo do imperialismo em relação ao Brasil ( https://outraspalavras.net/brasil/o-brasil-no-epicentro-da-guerra-hibrida/ ). Se temos riquezas naturais abundantes, incluindo : Biomas Únicos; Aqüiferos e Água abundantes; Recursos Petrolíferos (https://www.terra.com.br/noticias/brasil/legado-de-vargas-sobrevive-60-anos-depois-de-sua-morte,c3e4c7466edf7410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html ) , o Pré-Sal e Minerais abundantes, inclusive, estratégicos, de alto valor no mercado; terras agricultáveis; Recursos Florestais, Animais e Piscícolas imensos; Biodiversidade invejável; Temos um litoral belo e invejável; Temos duas Amazônias, uma terrestre e Verde e uma oceânica e Azul; somos por enquanto, um dos maiores produtores de alimentos, etc; infelizmente, nosso povo é ingênuo e não tem noção dos bens naturais que recebeu de Deus, para cuidar e proteger, prefere entregar ao estrangeiro, passivamente, coisas que o império e os colonizadores não fazem nem permitem isso, em seus países. Acordem brasileiros ignorantes, enquanto lhes restam algo, porque lutarem e defenderem. (https://www.brasil247.com/pt/colunistas/carlosdincao/337148/Sobre-a-ignorância.htm ).
    Paz e Bem
    Sebastião Farias
    Um Brasileiro Nordestinamazônida”

    1. Excelente Sebastião Farias, muito bom ler textos de pessoas como você, lúcidos e inteligentes como esta mulher extraordinária que nos brindou com toda a sua lucidez iluminada! Parabéns por tudo que disse e pelos links que postou! Precisamos de pessoas como vocês para entender tudo que se passa no nosso país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.