Lula e seu martírio: “por vocês vale a pena viver e morrer”

mart

A mensagem de Lula aos militantes que, há dez dias, fazem vigília próximo à sede da Polícia Federal, é o sinal do que vem por aí.

Amor  – e infelizmente o ódio, também – são sentimentos que não se diluem rapidamente.

“Queridos e queridas, companheiras e companheiros, vocês são o meu grito de liberdade todo dia. Se eu não tivesse feito nada na vida e construído com vocês essa amizade, já me faria um homem realizado. Por vocês valeu a pena nascer e por vocês valerá a pena morrer.”

Lula não tem nem pode ter, a esta altura, qualquer pretensão que não seja o martírio.

Seja o do martirio que lhe está sendo imposto em Curitiba.

Seja o do martírio de sair daquela cela e governar o Brasil.

Em qual dos dois será mais sacrificado, difícil dizer.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

15 respostas

  1. Eu estava imaginando as dificuldades que um novo governo sob a presidência de Lula teria. As expressões mais fascistas sairiam de suas tocas imundas para impedir qualquer forma de ação do governo. Acho que seria o pior martírio para Lula ter que enfrentar o sentimento de impotência diante de todas as instituições que planejaram o golpe e que jamais aceitariam uma nova gestão Lula.

    Também acho difícil, numa situação dessas, trazer de volta aquele espírito, as lutas e as causas que moveram seu governo tirando milhões de brasileiros da linha de pobreza, distribuindo renda. Ninguém governa sozinho. É preciso considerar a imprensa que temos, o nível do Congresso que sempre tivemos, os empresários ridículos com suas propostas de estado mínimo e, ainda um Judiciário que perdeu o rumo da Justiça.

    Pobre Brasil. Sem saída! Pobre povo brasileiro que ainda nem compreendeu a dimensão do abismo em que nos metemos!

    1. Por outro lado, vi Celso Amorim dizendo que abriu-se uma janela de oportunidade no cenário internacional (não aproveitada por esse Gov entreguista), de uma China liberal e estados unidos protecionistas.

  2. O caldo vai entornar. O Brasil é muito grande e diversificado. Tropa de Selva, Parasar e Infantaria Motorizada servem pra tática de ratazana vencendo rato, mas não todos os ratos ao mesmo tempo.

  3. Nesta ‘republiqueta do CU(nha) do mundo’, a “Justi$$$a” da imunda casa grande nativa: da instância de piso do ‘psicoPATO’ & títere do conluio CIA/Globo ‘mor(T)o’ até o STFede, passando pela segunda instância do puxadinho do Projac núcleo TRF-4 e o STJ do glutão suarento com perfil de nazista e sócio benemérito da infame ‘panela da província agrícola de Curitiba’!
    *também conhecida e famigerada alcunha ‘República da Cloaca’!
    http://2.bp.blogspot.com/-n_AAYiBEuJE/Ud3hXxIJaqI/AAAAAAAAbsE/QFxHRL6_9TU/s400/BUNDA+DE+FORA.gif
    .

  4. O que empodera o arbítrio judicial da lava jato é a proteção da mídia oligopolista. A Globo ainda tem um pacto com o MPF para que o processo do seu envolvimento na corrupção da FIFA não ande no Brasil. Simples assim

  5. O que ocorreu no Brasil nos últimos 5 anos é enlouquecedor. Para atenuar a sensação de desespero, pode ser “terapêutico” compreender que, antes de tudo, pagamos o preço daquilo que somos. Da classe média escravagista ao povão abobalhado, que nem o martírio de seu líder despertou da palermice, sempre fomos um campo perfeito pra direita deitar e rolar. E isso chegou ao extremo, ao ponto mais bizarro em toda a história, de uma nação apoiar e colaborar com sua própria destruição, com o aniquilamento de tudo que estava dando certo. É preciso se distanciar um pouco intelectualmente de tanta loucura, para não submergir de vez nela.

    1. Perfeito, Antônio. Enquanto isso a esquerda no Brasil se supera. Além de seu perfil genético e universal de não conseguir conciliar as próprias divergências e sempre viver em meio à divisão, agora segue como um cão faminto a síndrome da vaidade e da irresponsabilidade que é a postura Lula/pt de insistir na sua mais do que improvável candidatura. Com esta superação da própria idiotice, a esquerda vai seguindo a trilha não de um partido de esquerda, mas um partido mais ou menos de centro, pode ser que sim, pode ser que não, vamos ver quem sabe e até muito pelo contrário: o pt. A direita se consola por não ter candidato morrendo de rir, fazendo do pt e da esquerda motivo de redundantes chacotas.

    2. Antônio, vivo no meio do “povão abobalhado” no sertão baiano. Não é bem assim, eu diria “povo vítima”. Fala-se muito da grande mídia, mas o impacto da mídia nanica, sobretudo rádios pelos Brasil afora. Por aqui, por exemplo, basta sintonizar a Rádio Cidade, de Juazeiro, a Rádio 98 FM, de Campo Formoso, as Rádios Serrana e Clube, entre tantas para entender. É bom lembrar que o “povão” dificilmente acessa a internet para ver política. Isso implica leitura e os sites progressistas, na maioria dos casos, são feitos para classe média e comumente muito intelectualizados (não estou dizendo que sejam ruins)

      1. Você tem razão sob certos aspectos. Marilena Chauí explicou isso bem, só a UNIÃO empurra o povo à ação. Enquanto cada um estiver na sua casa lamentando, nada acontece.

  6. E tu ainda diz que nao é petista! Mas é tanta babação que nao consigo imaginar em alguém mais petista que voce!

  7. “Por vocês valerá a pena morrer”, diz Lula a apoiadores acampados em Curitiba
    Mensagem foi lida pelo vice-presidente do PT, Márcio Macedo

    AINDA HÁ TEMPO ! É SÓ COPIAR O TEXTO ABAIXO E ADAPTA-LO. LULA PAI DOS POBRES ! 2018
    “”””DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), aparelho de publicidade da Era Vargas, referia-se a Getúlio Vargas como O pai dos pobres, implantando na população brasileira o ‘culto à personalidade’ do presidente.””””

    Cópia da Carta-testamento de Getúlio Vargas, 24 de agosto de 1954:
    Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam; e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao Senhor, não de crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei, ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes
    Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.
    Getúlio Vargas: Falecimento: 24 de agosto de 1954, Palácio do Catete, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.