Petrobras e Estadão requentam “descoberta gigante” para vender concessões

Não posso dizer que o jornal agiu de má-fé – pode ter sido apenas enganado – mas hoje apareceu a razão de terem anunciado “uma descoberta gigante” de gás em Sergipe em manchete do estadão de domingo, outrora um monumento semanal da imprensa.

Mostrei aqui que existem as jazidas, que de fato são imensas, mas que há um “pequeno detalhe”: as descobertam já são entendidas como de grande porte desde 2013.

Melhor prova do que tê-lo publicado, inclusive com a numeração dos blocos de exploração,  não há.

Então, porque o espalhafato ontem, com a manchete garrafal para dizer que havia sido feito a maior descoberta desde o pré-sal?

Simples, como um anúncio publicitário da intenção de vender boa parte da “maior descoberta”.

É o que está no jornal paulista, hoje. Com mais um lote de imprecisões.

Não foi, como se diz no jornal “apenas neste ano, na divulgação do resultado financeiro do primeiro trimestre” que se soube que havia ali  um volume de óleo leve, de excelente qualidade, e, principalmente, gás natural em volume relevante.  Declarações oficiais sobre reservas e comercialidade, em exploração de petróleo, ocorrem muito tempo depois de seu conhecimento.

Daa mesma forma não é verdade que apenas no seu último plano de negócios a estatal tenha previsto a contratação de um navio-plataforma com capacidade para 100 mil barris/dia. Esta previsão data de 2014 e não foi em frente por conta dos cortes aplicados aos investimentos da Petrobras como efeito da Lava Jato.

Quem duvidar, aqui está, publicado pelo insuspeito O Globo, em 2014.

Em mais de oito anos de pesquisas, na região, é a Petrobras que detém o mais completo conhecimento geológico da região e, se precisasse de um sócio que, sem exigir o controle das jazidas, aportasse capital para a exploração, porque mandar dizer pelo Estadão que “esse é um projeto de complexidade geológica, a estatal exige que a futura sócia tenha experiência na área, de acordo com a fonte”. E que, “por isso, o esperado é que a venda seja para uma petroleira de grande porte.”

Um empresa como a Petrobras e um jornal como o Estadão não podem se meter em “espertezas” empresariais deste tipo, até porque as empresas do setor estã “carecas de saber” do potencial da bacia sergipana.

Para quê, para dar a impressão de que uma empresa que está estrangulada nos investimentos – só o que faz é vender ativos – continua prospectando e descobrindo gás e óleo como fazia antes?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Acabo de ver em um noticiário que a Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiaria da Petrobrás privatizada há poucos dias atrás sem aval do legislativo e sem licitação (com autorização de Facchin, que revogou sua liminar anterior), vai ser valorizada com essa “descoberta”.

    1. A desonestidade, a má-fé, a corrupção está neste ponto. Em condições de mercado, você anunciaria essas “descobertas” como forma de valorizar a TAG e obter maior retorno sobre o ativo.
      Venderam antes e, agora, divulgam para os futuros compradores das reservas.
      É o mercado em ação.
      Brasil acima de tudo.
      Meus acima se todos.

    1. Amigo, esses aí não temem a nada. Nem um Fidel Castro por estado daria jeito nessa porra. Vão vender até a mãe na zona.

  2. Vai vender a tá a capital dos estados, o palácio da alvorada e tudo, depois se manda para desfrutar delicias da impunidade.

  3. https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/06/novo-ministro-de-bolsonaro-general-ramos-tem-relacao-proxima-com-pt-e-psol.shtml

    Não acredito que seja verdade ,é a minha primeira reação,mas daí me pergunto ,—por qué não ???—.
    Sempre foi assim,partidos de centro costuman ser “conciliadores”.Considera-los esquerdistas é mais fruto de nosso desejo de ter um governo nacionalista que ataque as questões fundamentais ,em lugar de ficar contornando os problemas ,sem nunca soluciona-los.
    O Brasil pelo seu histórico massacre das massas menos favorecidas ,merece ter um real e poderoso partido de esquerda ,organizado democraticamente e com claros objetivos de soberania política ,independência económica e socialmente justo.
    Essa é uma realidade que talvez não tenha tempo de ver , a cada vez recuamos mais ,este post é só um exemplo

  4. Haveria alguma dúvida da bandidagem deste jornal?
    E os jornalistas que ali se prestam a isso para puxar saco do patrão, fajutando os fatos e as datas… que coisa!
    A petrobrás está sendo saqueada por estes inimigos do PT, mas antes de tudo saqueada por ferroses inimigos do país.
    Também colocaram lá um presidente que a odeia. Da globo. Vivia manifestando seu ódio nas gnts da vida.
    Inimigos do país.
    Fica claro por que eles odeiam o pt, que tem cheiro de povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *