‘Sou uma idéia’ não foi só uma frase de Lula. Por Bob Fernandes

laertetchau

O comentário, para pensar muito, de Bob Fernandes, ontem à noite, no Jornal da Gazeta (vídeo ao final):

Lula preso. Voracidade, forma, urgências política, midiática e jurídica desse processo cobrarão, rapidamente, um preço. Preço cada dia maior num ano eleitoral.

Cobrarão ao menos uma cabeça grande do “outro lado”. Não só do MDB. Ou de um Paulo Preto; cobrarão cabeça de um dos chefes do PSDB.

Voracidade, urgência. Essa a lógica política e midiática imposta via Justiça.

Mesmo os mais lentos perceberam a pressa. Devorados sofregamente os prazos, Lula foi oficialmente condenado pelo TRF/4 em 24 de janeiro.

Na prática foi condenado 1 ano e 4 meses antes. Em 22 de setembro de 2016. Naquele dia esse mesmo TRF/4 julgou representação contra Moro.

O juiz havia vazado conversa entre Lula e Dilma; que não era investigada naquele processo.

Longo trecho daquela conversa gravada ilegalmente. Segundo Teori e Marco Aurélio, do Supremo, ao vazar, e no mesmo dia, o juiz agiu “fora da lei”. Cometeu “crime”.

Mas esse mesmo TRF/4 que julgaria Lula absolveu Moro, por 13 a 1…

…E informou: a Lava Jato não precisaria seguir regras do Direito comum. Teria direito a “soluções inéditas”.

Presidente, assessores do Tribunal indicaram, até cobraram publicamente condenação.

Juízes, editoriais, generais…Tudo mais seria crônica da anunciadíssima condenação.

Para outros o estrondoso silêncio. Palocci disse a Moro que poderia entregar bancos e mídias. Cadê? Não tinha provas? Prevaricam?…

… Janot saiu, Dodge entrou. Procuradores não aceitaram mais nem uma delação: Palocci, OAS. Nada. Por quê?

Partidos, candidatos que queiram aprender como derrotar Lula, nas urnas, já têm um manual. Um tutorial.

Basta ler, ver ou ouvir, entender a despedida em São Bernardo.

Entender por que, daquela forma e para quem, a apresentação de cada um dos que estavam no palanque. E os 55 minutos do discurso.

Entender o como e o porquê aquele conjunto de mensagens para os que estavam na rua… Nas ruas.
.
“(…) não sou mais um ser humano, sou uma ideia” não é só uma frase para a História.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

48 respostas

  1. Palocci disse a Moro que poderia entregar bancos e mídias. Cadê? Não tinha provas? Prevaricam?

    1. Na operação triplo x , que buscava obter provas contra Lula no tal triplex, foram encontrados documentos ligados a Mossac Fonseca que levam a lavagem de dinheiro muito maior que toda Lava Jato.Alguma notícia de que fim levou?

  2. Na minha opinião os blogs sujos abraçaram a idéia de colocar o Lula no ergástulo de Curitiba.junto com Dr. Moro.

    ESTOU VENDO TODOS OS DIAS PHA ENTRE OUTROS APOIANDO O CIRO GOMES. VÃO PERDER MUITOS VOTOS.E A DIREITA FASCISTA AGRADECE. .

    1. PHA tem interesses de negócios, paralelos aos políticos. É antes de mais nada um “Publisher” que já deve ter sido contratado há tempos pela campanha de Ciro. Ele é ótimo repórter mas já assumiu compromisso com Ciro, então é melhor deixar pra lá o que ele publica.

    1. Estamos juntos! O Ciro não terá jamais o meu voto! Aquele canalha e falso nacionalista, não passa de um oportunista que esconde suas verdadeiras intenções!

      1. Nem oportunista ele sabe ser. É tão limitado intelectualmente (ou tão autoritário em seus comandos psicológicos) que não consegue deixar de falar bobagem na hora em que poderia, ao contrário, aproveitar oportunidades políticas. É por isso que não tem votos, já passou por 7 partidos e não tem base eleitoral sólida. Lamentavelmente, porque ele poderia ter sido uma liderança interessante do Nordeste.

      2. também, Çleusa . depois de LULA, era meu candidato. perdeu meu voto ao não ser solidário com LULA em São Bernardo do Campo .

      3. Não simpatizo nem um pouco com esquerdista maçom. Sociedades secretas/discretas como rosa cruz, lions, rotary, opus dei e outras, já não combinam quase nada com a esquerda. O espectro político à esquerda é tão manipulado por essas sociedades quanto todo o restante do espectro. Até porque todo o sistema financeiro é controlado pelas elites das sociedades secretas. Não falo sobre anarquia. Estou falando sobre uma ruptura com esse governo paralelo ultraconservador que nos domina. O esquerdista que é temente a Deus e não simpatiza mais com as religiões, deve desfiliar-se dessas sociedades se quiser melhorar o Brasil e o mundo, e procurar um outro jeito de continuar temente a Deus.?

        Abraços, e espero que entendam o que falei.

        P.S.: Minha sanidade mental é excelente.

        *Por gentileza, quero um mundo melhor, moderador. Censura é coisa da direita.

      4. Não simpatizo nem um pouco com esquerdista maçom. Sociedades secretas/discretas como rosa cruz, lions, rotary, opus dei e outras, já não combinam quase nada com a esquerda. O espectro político à esquerda é tão manipulado por essas sociedades quanto todo o restante do espectro. Até porque todo o sistema financeiro é controlado pelas elites das sociedades secretas. Não falo sobre anarquia. Estou falando sobre uma ruptura com esse governo paralelo ultraconservador que nos domina. O esquerdista que é temente a Deus e não simpatiza mais com as religiões, deve desfiliar-se dessas sociedades se quiser melhorar o Brasil e o mundo, e procurar um outro jeito de continuar temente a Deus.?

        Abraços, e espero que entendam o que falei.

        P.S.: Minha sanidade mental é excelente.

        *Por gentileza, quero um mundo melhor, moderador. Censura é coisa da direita.

      5. Gente, veja onde o cinico gomes esta nesta semana! Num tal forum da liberdade, com peçonhas do calibre de um tal qualquer coisa rocha, o escroto dono riachuelo, blabarina, meirelles… e outros… Fizeram uma foto dos “presidenciaveis”, parecia aquelas fotos das misses que precisam contar algo sobre si pra mostrar que poderão representar bem a tal “beleza”. Ali cada um desfilaria algo de si, deu sua nulidade política na tentativa de cair nas boas graças do mercado vadio. #LulaValeALuta #LulaEuconfio #EuSouLula #LulaLivre #SomosMilhõesDeLula

    1. O texto do Bob, para tv, parece mensagem de rádio-telegrafista. Cheia frases curtas. Acho uma desgraça para se ler. O estilo lembra o velho Hélio Fernandes da Tribuna da Imprensa.
      O mesmo Bob não se repete no texto mais denso, pelo contrário. Lembro-me dele em Carta Capital. Um texto limpo, preciso e rico.

  3. Lula como ideia, serve como um divisor entre duas correntes de pensamento majoritárias e, podemos dizer, de primarismo político nesse país, o que se justifica apenas pela alienação de seu povo.
    De um lado o PT, de centro esquerda, que governou nos moldes de uma social democracia, branda e nacionalista, que não agradou totalmente a esquerda (me incluo nessa), porém teve inegáveis avanços na área social e agiu no sentido de tentar concretizar um projeto de nação para essa joça. A essa força política se alinham agora todas as forças progressistas.
    De outro lado uma direita irracional “made in usa”, apelativa, inconstitucional, imoral, composta por bancadas religiosas, belicistas e escravagistas no congresso, pelo judiciário mais caro e ineficiente do mundo e, principalmente, por uma mídia criminosa e sem limites. Nessa horda, sob o comando da elite do atraso embarca o que há de pior na sociedade brasileira.
    Um ambiente comparável À Espanha antes da Guerra Civil, com uma diferença marcante: o golpe não tem uma cara, como a do ditador franco.
    Os agentes do golpe: desde joaquim barbosa, passando por cunha, o juizeco de Curitiba, os membros do stf, etc., vão se revezando no cumprimento do papel de destruição do estado brasileiro, comandado pelos eua a gerenciado pela globo.
    Já levaram o petróleo, os direitos dos trabalhadores, a Embraer e quase todo o setor elétrico.
    O maior assalto a um país já visto na história moderna.
    Por isso a escolha de um lado e a polarização é inevitável e Lula ou sua “ideia” é a única alternativa para quem pretende que essa republiqueta seja independente um dia.
    #Lulalivre

  4. “Governo”, justisssa, congresso, puliça, MP, mídia, milicos todos nas mãos de malfeitores da nação. Não precisa ter estudado história para saber no que deságua uma situação, basta ter assistido alguns daqueles filmes de bang bang em que alguma cidade do velho oeste está dominada pelos vilões.

  5. Episódio Ciro x MBL (mamãe falei ui)

    MBL = Lixo financiado por CNPJ’s fantasmas, comprovadamente disseminadores de fake news.

    Que Ciro perceba que, isolado no PDT vaselina, pode ficar muito vulnerável.

    Foi ele a se descolar do PT e de Lula e não o inverso. Quer voto dos moderados. Agora aguenta sozinho, cabra macho!

  6. “Cobrarão ao menos uma cabeça grande do “outro lado”. Não só do MDB. Ou de um Paulo Preto; cobrarão cabeça de um dos chefes do PSDB.” Penso que a cada dia fica mais claro a cabeça de quem do PSDB será entregue. Ao ver a inutilidade, o desperdício do investimento, e a sem serventia do fulano que não decola de jeito nenhum. Ele será entregue o “Picolé de Chuchu”, o outro o “Pó …” também se tornou um inútil, mas é de família tradicional.

    1. Não acho, não. Pra entregar as cabeças de Serra ou de Alckmin será preciso primeiro dinamitar o Estadão e a Folha. Eles são unha e carne com esses tucanos de alta plumagem, ainda se iludem de que conseguirão derrubar bolsomico e eleger o picolé. Ou o Meirelles…só rindo mesmo pra não cair no choro.
      As nossas alternativas são uma pior do que a outra. Sem Lula, não há eleição que salve este país.

  7. Engana-se o Bob, nenhuma cabeça grande rolará, mesmo com as exigências da mídia da direita europeia. Se uma cabeça grande do PSDB rolar, acaba-se o golpe na mais trevosa derrota. Por falar nisso, é difícil acreditar, mas o Barroso do alto de sua prosopopeia disse hoje que “O Brasil vive momento especial de refundação das bases na ética”. Loucura não tem hora nem lugar para atacar. Mas o certo é que ele tem sua razão. O Brasil saiu de uma situação ética que funcionava precariamente para uma que funciona bem demais. Só que a primeira funcionava a favor do país, e a segunda contra.

    1. Essa do Barroso é a base do discurso coxa moderno, estão distribuindo essa merda nas redes sociais: os coxas “da nova era” só falam na refundação da ética…hahaha

  8. Lula poderia curtir uma aposentadoria no exílio. Escolheu ser preso porque é mais do que inocente. É guerreiro que se sacrifica para libertar o povo brasileiro aprisionado pelo golpe.

  9. EM QUATRO DIAS DE PRISÃO DO LULA A ESQUERDA CAVIAR JÁ OPTOU PELO CIRO GOMES. MAIS UM ANO QUE VOU ANULAR MEU. A DEMOCRACIA ACABOU DEFINITIVAMENTE.

  10. “Sou uma idéia” não é só uma frase, mas se não se converter em ação em tempo algum, de nada valerá. A carta testamento também tem grandes idéias, grandes frases, mas até hoje ficaram apenas nisso, porque o povo brasileiro não foi capaz de se unir em torno delas. Por mais boa vontade que tenhamos, diante da grandeza de Lula e da violência que sofreu, a verdade é que as manifestações populares contra isto até agora são pífias, ridículas, incapazes sequer de incomodar a ditadura em que vivemos. Onde está o povo nordestino neste momento, só para dar um exemplo ? Ninguém na história do Brasil fez tanto por aquela região, que em qualquer país decente estaria sublevada neste momento. Mas não se vê praticamente nada. É muito triste, nossa esperança está apenas no exterior, na ONU, na OEA, em Genebra, no Nobel, sei lá.

    1. A MANIFESTAÇÃO PRECISA INVADIR CURITIBA E PARAR DE FICAR CUMPRINDO ORDENS DESDE JUIZ FASCISTA DO PARANÁ. OS GOVERNADORES PRECISAM CHEGAR EM CURITIBA E METER O PÉ NA PORTA DA POLÍCIA FASCISTA DO PSDB DE CURITIBA.

    2. É por isso que tanto queriam isolar Lula na cadeia. Porque ele é a única liderança capaz de reunir o povo neste período de nossa história. Todos os nossos atos e manifestações aqui na av. Paulista, por exemplo, só conseguiam um número mais forte de pessoas quando já se sabia que Lula estaria presente. É fundamental usarmos o Somos Todos Lula, com urgência, para convocar manifestações em seu nome. O núcleo de resistência em Curitiba é apenas uma peça desse jogo. Os movimentos sociais e centrais sindicais precisam se mobilizar em todas as capitais do país. Acredito que estejam aguardando mais uma rodada do STFarsa…amanhã. E será mais uma esperança perdida.

  11. Eleições não eram meu fetiche: LULA LIVRE ganhar ou não, me era indiferente. Sonhei que era possível LULA LIVRE varre o Brasil com suas caravanas e, daquele jeito conciliador que, as vezes, criticamos, acordar e “empoderar” o trabalhador para lutar contra o golpe. Vencer a eleição com LULA LIVRE não ia nos livrar de dores e ranger de dentes mas sem o nosso gigante … Tenho 71 anos e se não puder votar em LULA LIVRE, não votarei. Se houver eleição.

  12. #Lula2018 ou #Haddad2018 ou QualquerUmPT2018 o que verdadeiramente importa é o projeto nacional- desenvolvimentista defendido pelo PT, quem vai assumir a Presidência é uma mera formalidade.

  13. Ô Brito! O que os blogs progressistas estão esperando para incluírem em suas homepages um enorme banner com link direto para o recolhimento de assinaturas em apoio ao Nobel para Lula? Até agora menos de 180 mil assinaturas. Somos muitos mais. Vamos agitar! https://www.change.org/nobelparalula.

  14. Ou LULA ou LULA … O cara é imortal !!!
    E a coxinhada puta, espumando de ódio
    LULA calmo, resoluto, surfando na multidão
    Não vejo outro nome a altura deste momento histórico
    E quando LULA for solto?
    A classe mérdia branca vai surtar!
    O ódio vai atingir um ponto máximo…
    Temo o que poderá acontecer!

  15. Lula é uma ideia!!! Todos somos Lula!! Uma ideia para o PT seria confeccionar milhares de máscaras do rosto de Lula e distribuir para a militância usar nas manifestações e/ou durante a campanha presidencial.

  16. Gostaria de ver essa voracidade com a sonegação, que chega a 500 Bilhões por ano e a justiça não dá um pio.

  17. Está na hora de se definir uma identificação para as pessoas poderem protestar contra a prisão política de Lula nas ruas. Um laço vermelho, um botão com #LulaLivre, uma foto do Lula, algo desse tipo para as pessoas colarem nas lapelas, nas mochilas, nos laptop, nas capas de celulares, identificando seu protesto e sua adesão à campanha pelo fim da prisão política de Lula. O protesto silencioso no dia a dia é muito importante para mostrar que a campanha pela liberdade de Lula se espalha.

  18. Essa frase me marcou muito e matutei sobre ela. Lula tem claro sobre sua fragilidade. Estar preso é estar completamente dependente do outro, que pode ser o seu inimigo. Tem claro sobre seu papel histórico, suas idéias e valores universais que transcendem seu corpo. se tornam energia e força. Suas idéias ganham vida e em contradição ela consome seu corpo dia a dia.

  19. A TV Gazeta tem o mérito de manter Bob Fernandes, ainda que também mantenha um borra-bosta como Newmann Pinto, ou Josias de Souza, ou aquela tal de Maria Lydia (tucana de cateirinha). Imagine se grande Bob encontraria espaço da Globo que não tem nada de pop e que não é tudo.

  20. coronel ciro, traidor, falso, hipócrita, golpista dissimulado, NUNCA!!!
    Acredito que ainda poderemos contar com:
    LULA LIVRE !!! LULA 2018!!! VIVA LULA PRESIDENTE!!!

  21. Ciro está prontinho para negociar com a direita, perdeu meu voto e eu perdi a direção. Votar em quem viavel? A CIA é muito competente mesmo, Tamu Fu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.