Temer quer Forças Amadas como soldados do marketing. Elas, não

temerjungmann

Não é preciso mais do que algumas linhas, lá no final da nota da Folha onde se anuncia que o inócuo Raul Jungmann será o ministro da Segurança de Temer, digo, da Segurança Pública, para entender quais são os planos do Governo:

Uma pesquisa interna feita pelo MDB mostrou que a segurança pública é um dos temas que mais preocupam os brasileiros na disputa presidencial.Com esse objetivo, a equipe de marketing do presidente pretende reforçar um perfil linha-dura, aproximando-o mais do campo da direita. A ideia é que ele apareça mais em fotos ao lado de soldados e generais e que adote um discurso mais enérgico.

Os militares, claro, têm plena consciência disso e aproveitam o terreno para conquistar espaços que não tinham há décadas.

Ocupar o Ministério da Defesa, através do General (da reserva) Joaquim Silva e Luna, é uma solução de compromisso com o comandante do Exército, Eduardo Villas Boas, que patrocinou , antes mesmo da chegada de Temer ao Governo, a sua nomeação como Secretário-Executivo do Ministério da Defesa, ao final de 2015, no Governo Dilma e com a chegada de Aldo Rebelo à pasta.

Jungmann no Ministério da Segurança, mas com um ex-soldado profissional na Defesa, especula-se, seria uma maneira de “separar” a questão da intervenção na Segurança Pública do Rio e, assim, evitar a percepção da politização do uso das Forças Armadas como gendarmes do atual presidente. Luna seria uma barreira “técnica” ao evidente propósito político que Jungamnn encarna.

A ver o que vai se confirmar desta história e, sobretudo, o que dela resultará. É o poder civil que está introduzindo os militares na política e, pior, no processo eleitoral.

É um imenso erro tratá-los como soldadinhos de chumbo, aos quais se dispõe no tabuleiro de acordo com as conveniências políticas. São soldados, sim, mas de material muito menos maleável do que o chumbo.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

12 respostas

  1. O ministério da defesa não é mais comandado por um civil. Mesmo um homem como Jungmann era um civil no comando do ministério. Eliminaram os internediários…

  2. Desde quando os militares estiveram fora da POLÍTICA? Muitos comentaristas continuam se ajoelhando às futricas em vez de se dar conta do despropósito desse governo de raposas golpistas que nunca foram democráticas.

  3. Realmente é difícil entender o que está por trás dessa alternância de comandos. Esperava-se, pelo tanto que se diz do gal. Sergio Etchegoyen, que esse nomeasse o novo ministro da defesa. Consolidando Temer nas FA, tal qual a manobra que alçou Rachel Dodge na PGR, a isolar os lavajatistas. Se o Gal. Villas Boas, e os moderados se impõem, a pergunta que fica é porque aceitam que se discuta a expansão das intervenções (do estado do RJ as policias federal e estaduais militares e FNS) com o ministério da Segurança? Isso não seria aceitar um poder paralelo ao seu? Será que essa troca inclui mais que simplesmente ocupar espaços, como por ex. barrar os avanços privatistas na EMBRAER? Ainda está muito obscuro o cenário. Temos que esperar para ver se os tais moderados do gal. Villas Boas são tão moderados assim ou estão sendo atraídos aos poucos para o outro lado.

  4. Vejamos,
    – Pré sal liberado à estrangeiros
    – Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva e programa nuclear abatidos
    – Venda da Embraer p americanos
    – Projeto caças abatido
    – Submarino nuclear, ninguém sabe ninguém viu
    – Cooperação Lava Jato -EUA
    -Destruição da construção civil
    – Venda da Eletrobras por preço de churrascaria
    – Uso das forças armadas como agente de publicidade de uma quadrilha
    – Contaminação da tropa, sujeita a humilhação, em operação p a qual não está preparada. Porteiros de favela.

    Será mesmo que o Exercito está atento a alguma coisa? Me parece que não.

  5. Fernando Brito continua na doce ilusão e no doce auto-engano com uma suposta “ala moderada” das FFAA, segundo ele sob comando de Eduardo Villas Bôas. Basta ver a listagem dos fatos feita pelo(a) Iuka, para ver que essas FFAA estão alinhadíssimas com os golpistas, privatistas e entreguistas.

  6. O COMPROMISSO DAS FORÇAS ARMADAS DE QUALQUER PAÍS É DEFENDER SEU POVO DE ATAQUES EXTERNOS,DEFENDER A SOBERANIA NACIONAL E AS RIQUEZAS DE SEU SOLO.O BRASIL NÃO TEM UMA FORÇAS ARMADAS,LULA E DILMA EQUIPARAM,GASTARAM BILHÕES COM A DEFESA NO INTUITO DE PROTEGEREM PRINCIPALMENTE O PRÉ SAL E OS FARDAS PODRES TRAIDORES DA PÁTRIA NOS ENVERGONHAM PERANTE O MUNDO E ENVERGONHAM AS FORÇAS ARMADAS MUNDIAIS UNINDO-SE A SAQUEADORES DE NOSSAS RIQUEZAS,OPRIMINDO O POVO QUE OS SUSTENTA.NÃO TEMOS FORÇAS ARMADAS TEMOS UM BATALHÃO DE QUINTA CATEGORIA A SERVIÇO DOS U S A.PERDEMOS O PRÉ SAL,PERDEMOS A EMBRAER,VENDEM NOSSAS TERRAS AO INIMIGO E PERDEREMOS A BASE DE ALCÂNTARA COBIÇADA POR MUITAS NAÇÕES PELO SEU LOCAL ESTRATÉGICO. AS FORÇAS DESALMADAS SÃO PROSTITUTAS A SERVIREM OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.POR QUE ISSO OCORRE? O ALTO COMANDO É TODO MAÇOM E MAÇOM NÃO TEM PÁTRIA,SUA PÁTRIA É O PODER A DOMINAÇÃO. SÃO SERVOS DE LÚCIFER O DEUS AO QUAL ADORAM E VEJO ESQUERDISTAS DEMENTES COMBATENDO A CRISTO,TRIPUDIANDO DE SUA MENSAGEM QUE TRATA DA IGUALDADE,ESTES BOSTAS CREIO EU,DEVEM SER PORCOS MAÇÔNICOS INFILTRADOS NA ESQUERDA.

  7. De GENERAL em GENERAL, o BRASIL já é uma DITADURA novamente (e de novo contra o POVÃO e não contra os verdadeiros bandidos do Brasil que estão todos lá ao lado dos Generais), agora com “FANTASIADA CIVIL” disfarçada de DEMOCRACIA !!

  8. A Força Aérea Brasileira não pode perder a oportunidade de vetar terminantemente a venda da Embraer à Boeing. A hora é esta. Passada esta chance, as futuras gerações jamais perdoarão os responsáveis pela morte do ´protagonismo nacional na área de construção de aviões, e sua já importante expertise tecnológica na fabricação de aviões militares. Com a importância dos militares crescendo dentro do governo, este é o momento para fazer esta imposição de soberania sobre as meras conveniências de negócios.

  9. TODOS FARINHA DO MESMO SACO,GOLPISTAS ,ENTREGUISTAS ,ILEGAIS E IMORAIS.
    BRASIL ,O POÇO NÃO TEM FUNDO ( ACHA-LO SÓ DEPENDE DE NÓS,OS QUE MANTEMOS O SISTEMA FUNCIONANDO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.