A vontade dos colunistas não quer dizer mudança no quadro eleitoral

caio

Se os fatos não correspondem à realidade, revoguem-se os fatos.

É preciso ter muito cuidado com esta tendência que funciona como um canto de sereia para quem faz análise política.

Já está acontecendo com os números do último Datafolha.

Rainier Bragon, na Folha, diz que “outro sinal relevante da pesquisa diz respeito a Jair Bolsonaro (PSC), que dá sinais de ter perdido fôlego”. Os  sinais, se existem, estão perto da irrelevância, nas margens de erro.

Bolsonaro aparece, nos cenários com e sem Lula, entre 15 e 20 pontos, na pesquisa encerrada ontem. Na publicada em dezembro, varia entre 17 e 22%. Francamente, isso não é sinal de nada, exceto de que está consolidado neste patamar. Se cairá dele ou se avançará (tomara que não, em nome da civilização) são, definitivamente, outros 500.

Já o Painel diz que “a nova pesquisa Datafolha ressuscita o fantasma de Luciano Huck” e que ele passaria a ser uma “alternativa para encarnar “o novo”. Engano no qual, a meu ver, embarca o correto Kennedy Alencar, no seu comentário na CBN.

Quem ressuscitou Huck foram a Folha, que não o tinha posto na última pesquisa, e Fernando Henrique Cardoso, que o prepara para ser uma “pernada” em Geraldo Alckmin. Senão, vejamos: na pesquisa Ibope do final de outubro passado, Huck tinha 5% dos votos num cenário com Lula; agora tem 6% no Datafolha. Sem Lula, tinha 7% no Ibope; agora, 8%. E antes, como agora, já empatava com Alckmin e Dória.

Onde a “novidade”?

A única conclusão correta sobre os números das pesquisas é que a decisão do TRF-4 escancarou o caminho da incerteza para o futuro do país.

Teríamos, sem ela, a arrumação natural das forças políticas em torno de Lula e aquele que se habilitasse a ser-lhe “a” alternativa. Agora, temos uma sombria loteria, um número parece ter sido retirado da cartela – com o inevitável abalo à credibilidade da disputa, e vários a disputar, aparentemente, um lugar num segundo turno que ainda parece sólido para Bolsonaro.

É compreensível a ânsia de qualquer um de nós em esperar que se abra um caminho para a vontade popular. Mas está evidente de que, qualquer que seja, será uma derivação artificial de seu curso natural.

Mexer com o curso dos rios é perigoso e, não muito raro, acaba em desastre.

 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

  1. A lava a jato condenou a justiça brasileira à condição de cadela adestrada: faz o que moro manda.
    Mas o povo brasileiro quer, majoritariamente, votar, e por direito, em Lula – 2018 Presidente!

  2. Com a mesma escumalha de Carnaval fora de época e suas babás empurrando os carrinhos de bebês…

  3. Alô BRITO !!! ESTA É PRA VOCÊ !!!
    Dá pra você esclarecer uma coisa para o Brasil?
    Entendi que o advogado do ex-presidente Lula pediu ao TRF-4, antes do julgamento, a prescrição da pena (que era de 9 anos e meio).
    A pena estava prescrita? SE estava, o TRF-4 poderia desprezar este pedido e julgar o caso?
    Isto não invalidaria completamente o processo,INDEPENDENTEMENTE do JULGADOR?

    1. Mas o TRF4 aumentou a pena justamente para ela não prescrever. Tudo armado. No STF será a mesma coisa.

  4. A maioria do povo nunca confiou na justiça e sempre desconfiou dos políticos. Aí a justiça, em quem ninguém mais confia, resolve tirar da disputa o político em que a maioria confia. O que vai dar? Divórcio completo entre estado e nação. Quando o povo, definitivamente, perceber que a realidade não corresponde ao faz de conta que mídia e “governo” divulgam, a desobediência civil começara pelas pequenas coisas. Ninguém se sentirá obrigado a respeitar quem não respeita o povo. São uns poucos milhares decidindo o destino de centenas de milhões. Na hora em que alguém riscar o fósforo, a guilhotina vai começar a funcionar 24 horas por dia.

    1. Reparem que Ernesto e Tissó Kavarinha (além de outros mais recentes), aparecem em todos os posts desse site sempre com a mesma polidez na escrita, mas sempre com a intenção de promover ódio e promover as mensagens que a direita quer propagar, mesmo que sem base factual e não comparando com o próprio lixo da direita (Temer, Aécio, Eduardo Cunha, FHC, Serra, Dória, Huck, Collor, Alkimin, Marun, Bolsonaro, Pastor Everardo, Dr. Rey, etc)…

      São profissionais pagos e deveriam ter seus IPs de SP abertos pelo site… Apesar de eles gerarem uma reação que amplia a militância da esquerda na internet! Kkk

      Estava demorando que os profissionais em mídias sociais (Tissó Kavarinha e Ernesto) em realizar suas tarefas diárias, que é só pesquisar o IP para ver que ainda pode ser remunerado para isso, mas que não percebeu que essa atividade já lhe causa doença.

      Podem pesquisar quais são os partidos e quais Grupelhos de internet promovem esses crimes cibernéticos, que com a incorporação desse pensamento de promoção de ódio… Não percebem a energia negativa que atraem e as doenças principalmente psíquicas que incorrem.

      O único fator bom de estes Trolls e Profissionais pagos aparecerem no site é que a Direita percebeu a relevância das opiniões do Tijolaço e tentam a todo custo desviar do a assunto para que não dêem tanta atenção ao que se veicula nesse excelente site, assim como tentam desqualificar tanto a notícia como os seus leitores (que não querem ser Patos de Think Tanks que adoram tentar lucrar com a aceitação da desigualdade).

      1. Arnestinha Pederasta Passiva e Louca
        Tá ficando aluada boneca ? Vai tomar chumbo quente nos cornos, cadelinha!
        Vê se escreve algo com nexo. Não aguenta fumo na bundinha, vagabunda pederasta ? Não aguenta cachaça, toma leite, cadelinha.
        Sua candidata tomou no CU?
        A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
        Xibunguinha !
        Vadia !

  5. E bandido preferido de juiz trapaceiro é alçar o poder e claro tirar o pão da boca do pobre e a aposentadoria e os direitos dos classe média sem noção, que apoia investidas que vão lhe sugar a alma. Viva a nossa grande classe média, comandada pelo PIG.

  6. Você é burro ou muito ingênuo. Quer dizer que você coloca sua mão no fogo por este judiciário? Porque são eles, os membros deste judiciário, que estão decidindo quem deve ser processado ou não, quem deve ser preso ou não. Você coloca sua mão (ou o rabo) no fogo por uma “justissa” que tem entre seus membros bretas, moro, gilmar, carmem lúcia, etc?
    Hoje te dei uma colher de chá e falei sério, mas não é pra se acostumar.
    Serviu muito cafezinho e “uísqui” para os clientes de sua mãe esta noite? Membros do justidiciário costumam frequentar sua casa?

  7. exato Arnescio, esse é o curso natural das coisas onde existe o estado de direito democrático, aonde existem canalhas, golpistas e cachorrinhos como você, a chave do presídio e do tribunal está na mão de bandidos.

  8. Ernesto e Tissó Kavarinha (além de outros) são profissionais pagos pela frequência e modo de sempre comentar essas notícias…

    O site deveria possibilitar a apuração divulgando seus IPs (que já descobri que um é de SP) para que todos conhecessem quem está por trás desses pseudônimos…

  9. O que esses trolls tem a dizer sobre a pesquisa? NADA? Nem sobre os juristas do Brasil e do mundo que afirmam, categoricamente, que o processo contra o Lula é viciado desde sua origem? Ou esses patos fdp sabem mais sobre Direito do que a maioria dos juristas? Essa gentalha é tão burra que não sabe que o que escrevem só encontra eco em blogs como o ANTAgonista. Aqui não tem analfabetos funcionais, patinhos do Skaff e da FIESP. Vocês estão na lagoa errada, piranhas da ignorância.

  10. Lula continua sendo o plano A, o plano B, o plano C, o plano D, o plano E, etc. Vamos com Lula.

  11. Para mim essa é verdade: perguntei a uma senhora simples e trabalhadora – você votará no Bolsonaro? E ela, sem esperar ou hesitar respondeu- LULA. Não sabia ainda, do resultado dessa última pesquisa, contudo, tenho conversado com muitos familiares e amigos, pelo silencio deles sinto que as suas vontades são de expressarem-se antecipadamente, que votarão (com algumas exceções) no LULA. O provável placar deverá ser, para cada 06(seis) votos, 05(cinco) serão dados ao LULA. E eu me incluo nele…

  12. Vai ser um cenário eleitoral catastrófico. Pulverizado, com um nível estratosférico de votos brancos e nulos, cheios de fantasmas e aberrações tipo Marina Silva e Bolsonaro, Huck para levantar a lona do circo mal ajambrado da globo, enfim um caos. Pobre Brasil. Em vez de permitir que a política seguisse seu curso natural, por meio de um processo constitucional e democrático de depuração dos pilantras, como sonhava a ingênua Dilma, a classe dominante usou a lava-jato como um moleque mimado usa seus brinquedos. Apelou para um lança-chamas contra a democracia e não sabe como apagar o fogo. Resultado: acabou destruindo o parquinho. Não vai sobrar nada para ser governado.

    1. Bota catastrófico nisso. Pior do que as incertezas geradas no cenário eleitoral pós-ditadura, em 89.

      Pois, dessa vez, não há como naquele período, candidatos do centro à direita com projetos de país/Nação. Verdadeiramente estruturados em torno de um caminho claro de desenvolvimento.

      O que há, são apenas versões genéricas do ultra-liberalismo de Temer, com o mesmo balcão de negócios fisiologista, “tá precisando de quanto?”, do quadro político Temerista (enquanto “estratégia” de governabilidade).

  13. Arnestinha Pederasta Passiva e Louca
    Tá ficando aluada boneca ? Vai tomar chumbo quente nos cornos, cadelinha!
    Vê se escreve algo com nexo. Não aguenta fumo na bundinha, vagabunda pederasta ? Não aguenta cachaça, toma leite, cadelinha.
    Sua candidata tomou no CU?
    A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
    Xibunguinha !
    Vadia !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.