Hora de dizer “abaixo a estupidez”

Joaquim Ferreira dos Santos, pacato como um cronista deve ser, faz hoje no texto que publica em O Globo, um desabafo-convocação que foge ao seu tom, mas é fiel a quem se encanta(va) com as delicadezas do cotidiano, matéria prima da crônica.

Mas até quando vocês vão ficar aí com esse espanto de donzelas afrontadas, essas exclamações diárias de que isso é um absurdo!, onde já se viu!, não pode estar acontecendo!, e ó meu Deus!?
Parem com esse mimimi de frouxos, um bando de acovardados que ouviu a besta fera se anunciar como tal e preferiu acreditar, apesar dos grunhidos, que ela se civilizaria. Acharam que com a passagem dos meses ela usaria corretamente a lavanda à mesa. Que ao andar pelo palácio o tosco seria transformado em príncipe pelo simples contato dos pés com o mármore do Niemeyer. Perderam todos,
playboys otários.
Mexam, urgente, os seus preguiçosos bundões cívicos e, por mais tarde que já se faça, esfreguem a cruz de alho na cara do vampiro. Partam para cima. Há um morcego na porta principal e, enquanto o Doutor Eiras não manda a camisa de força, ele chupa o sangue geral. Chamem o insetisan mais próximo, ponham a máscara contra gases. A piscina cheia de ratos transbordou e o fedor nauseabundo toma conta de tudo.

Sim, o pacato Joaquim tem razões para a clarinada que faz soar chamando quem, ao menos, não quer ser tragado pelas águas da estupidez que nos afogam.

Não dá para deixar em primeiro plano as nossas diferenças, os nossos senões e nuances ideológicas quanto é a nossa própria pretensão de sermos uma sociedade – ainda que injusta e iníqua – civilizada.

A seu modo, o cronista mostra que há um mar agitado de sentimentos de repulsa a esta grotesca transformação do Brasil no país dos absurdos e da grosseria, da insanidade e da estupidez.

A camada de selvagens, ainda que inimaginavelmente maior do que se possa achar tolerável, se reduz aos fanáticos; a de indignados e apavorados com o que se faz ao Brasil, de outro lado, cresce.

Mas se esta força não se mostrar, se ficar dispersa, oculta, reduzida aos mimimis de que fala o cronista, na política e nas instituições, o poder que ocupam não terá limites.

É hora de fazer a água agitada virar onda, encher a rua, fazer sentir sua força.

Falharemos por não “partir pra cima” como nos pede o pacato Joaquim?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

23 respostas

  1. Abaixo a estupidez, mimimi de frouxos, bundões cívicos… Este Joaquim está escrevendo a biografia do Haddad e contando a história do pt? Haddad convoca a “união das esquerdas” para vencer as eleições em…2022!!! Vamos ter que aguentar este beócio no poder por mais três anos e alguns meses? Como o pt, o Lula (lembram-se que ele recomendou não usar a expressão “fora Bolsonaro” nas manifestações? obviamente não foi obedecido porque ninguém mais, a não ser os ptmínions, dão bola para ele) e o Haddad são moços bem comportados, não? Democratas, obedientes, com retidão cívica, politicamente corretos (argh!)! O que o pt está querendo? A liberdade do caudilho aprisionado para disputar as eleições em 2022? Precisa ser muito imbecil para esperar alguma coisa verossímil deste partido!

    1. Não sou petista ,portanto posso falar com total independência, mas ,vc está ofendendo.a lógica ,e ainda insulta os que tem inúmeras provas pra lhe mostrar que está errado.
      Independente de tods os erros cometidos ,que não foram poucos nem pequenos ,os pts foram O GOVERNO QUE DEU AS CAMADAS POPULARES A MELHOR VIDA (a que sem dúvidas tem todos os direitos a te-la)QUE NENHUM GOVERNO DEU.
      Que ao longo das décadas a cúpula dos pts passou de ser um grupo de centro esquerda ,para se transformar em um amontoado de burguesses centristas,não tenho dúvidas.Mas,serão as massas que os atropelarão por ser o PT ,O PRINCIPAL PARTIDO DE OPOSIÇÃO ,MAIS ORGANIZADO E MAIS DISTRIBUÍDO NO NOSSO PAÍS,ACHO QUE NEM VC DISCUTE.
      Se alguma coisa precisar ser feita neste país terá que passar por eles ,ainda que isso para os ciristas seja um problema.

      1. “se alguma coisa precisar ser feita neste país terá que passar por eles”. Parabéns, é a lógica do retrovisor, é a imobilidade voluntária e oferecida, submissa, é o sebastianismo como ideal de vida.

        1. Deixei na última frase ” ainda que seja para os ciristas um problema” ,a motivação de sua negação da realidade.
          No meu mundo ideal se os pts foseem o que eles dizem que são um partido de esquerda,nunca teríamos passado por isto ,ou eles , os delinquentes golpistas deveríam ter sido obrigados a utilizar a força bruta e a repressão genocida .
          Mas ,daí a imaginar que essa massa pode sair espontaneamente sem bússula nenhuma além de seus reclamos e descontentamento ,é desconhecer a realidade brasileira.

      2. Ensina,como ex delegado do Partido que preferiu sair das lides partidárias em 2003 para não levar desavenças ao núcleo que acreditava na Carta aos Brasileiros e hoje é um militante trabalhando em dobro pelos ideais do Sion ,assino contigo.
        Desconhecem a grandeza do PT,relevam por desconhecimento a existência de quase 5 mil diretórios Brasil a fora e uma militância imensa,incansável invejada por tantos.
        Bastariam pensarem no fato dos inimigos da igualdade moverem rios de dinheiro para impedir a continuidade do PT.
        Já nas primeiras reuniões do Partido deixávamos claro ser necessário trinta anos de Governo Popular para realizarmos as mudanças necessária para o advento de uma verdadeira elite mas paramos no meio do caminho por culpa nossa também pois aceitamos as cordas com medo do centro do ringue e quase fomos a lona definitivamente.
        Esperanças nesse congresso de agora tenho poucas visto que já se colocam candidaturas ao invés de lutar contra esse governo de facínoras sem compreenderem que talvez nem eleições teremos.
        SIM TUDO PASSA PELO PT.
        Mas mudanças são necessárias.
        Chega de Cardozos,chega de Ruis,de Mercadantes,chega de CNB é hora de POMAR, luta quase inglória visto que o diretórios estão tomados por lideranças sem nenhum compromisso social.
        Demos liberdade aos diretórios em demasia e ideologia é o boi necessitado do olho do dono.

        1. —–paramos no meio do caminho por culpa nossa também pois aceitamos as cordas com medo do centro do ringue e quase fomos a lona definitivamente.—-
          Vc tem muito claro porque estamos onde estamos.Sempre digo que dar o GOLPE foi barbada,o governo só recuou e foi aceitando golpe atrás de golpe sem reagir.Deixaram que os tempos do processo de degradação democrática fossem ditados por eles a vontade ,sem oposição sem reação ,sem sequer tentar quebrar os tempos ,obrigando-os a assumirem posturas mais expôstas do seus reais interesses.Venderam peixe podre à massa é o governo só os deixou fazer.
          Precisamos,nós povo, de mais gente como vc,os que fazem o trabalho de campo,que provocam os cambios duradouros,não sou eu quem diz isso ,é a história que mostra.

  2. Teremos uma chance daqui a 8 dias ,acho que hora da campanha de movilização já estar presente ,incluso em blogs como o Tijolaço.
    Vamos aproveitar dia 13 para dizer que não queremos isso que está aí,que nós brasileiros ,não somos isso.Não somos o que uma minoría insiste em nos enfiar goela abaixo.

  3. Sim, é hora dos brasileiros dizer a essa figura BESTIAL instalada no Palácio do Planalto, que o tempo dela esgotou!

  4. A piscina transbordou de matéria infecta, mas por enquanto ainda estão gostando disso. Só quando começarem a entender que não dá mais para levar a gurizada para Orlando é que irão ao espelho para ver os dois furinhos do vampiro no pescoço.

  5. “(…) espanto de donzelas afrontadas(…)”

    Gostei da expressão.

    Esses boçais da histeria anti-petista resolveram dar uma de Sísifo: deixaram a pedra rolar ladeira abaixo. O Brasil regrediu muito, e é só o começo. Vai dar muito trabalho rolar a pedra ladeira acima, para o estágio civilizatório em que estávamos antes do golpe.

  6. Pesquisa da Folha de São Paulo mostra que o 1/3 da população que apóia o capitão também apóia suas sandices e frases toscas. Trata-se da parcela da população que teve a mente lavada pelas fake news do periodo eleitoral e pela governancia mentirosa do capitão. Sim . Porque ele mente literalmente todos os dias. Seu governo é tão falso quanto sua campanha eleitoral. Na verdade, nem todo mundo tem inteligência emocional. Muitos sucumbem diante de artifícios maliciosos, tais como mamadeiras de piroca. Além do mais, nem todas as pessoas são bem intencionadas. A história da humanidade mostra uma constante luta entre o bem e o mal.
    O fato é que 2/3 da população ainda está conservando a lucidez e já que essa fração é o dobro da primeira e a democracia é o governo que é sustentado pela maioria, a indicação lógica é que o capitão não se sustentará no cargo. Até porque, seu governo está no início e não no fim quando a maioria dos governantes ficam mais desgastados. Por outro lado, ele não tem sustentação no congresso. Digo que o bem sempre prevalece sobre o mal. E desta vez não vai ser diferente. Deixemos ele pensar que só governa para 1/3 da população que somos nós os 2/3 que vamos vencer essa parada e tirá-lo do cargo.

  7. Seja em O Globo ou na Rede Globo de TV, os sinais que não quer mais o inominável na presidência é claro. Da nossa parte o interesse é justiça social e um pais soberano e da Globo qual é o interesse?

  8. O problema é que o grande líder popular que poder transformar o mar agitado em Grande Tsunami está preso. Soltem Lula. Acabem logo com isso. Deixa de mimimi. Lula dará a resposta corajosa nas ruas.

  9. Pois os REAIS AUTORES DA “PRAGA”,são eles mesmos,os iguais a este VIGARISTA,que agora chora e põe a culpa nos ANTES,ADVERSÁRIOS.Saiba,que EL DIABLO,SABE ,POR DIABLO,PERO MAS SABE,POR VIEJO.

  10. Falharemos de forma horrível e assumiremos nossa covardia à toda prova. Eu tenho filho ainda com 21 anos, penso nele e em todos as crianças e jovens. Vou tentar estimular as pessoas próximas para o dia 13 e também para irem aonde estiver o abaixo-assinado lula livre – estão percorrendo cidades com o abaixo assinado, nos Boletins Lula Livre há a programação. É possível assinar pela internet tb.

  11. Onde estava este Joaquim Ferreira dos Santos quando o pasquim para o qual escreve criminalizava a política, manipulava a opinião pública, destorcia a realidade? Muito provavelmente quietinho, deixando as hienas dos meios de comunicação venais se banquetearem, acovardado e escrevendo platitudes que não as incomodassem. Agora, que emergiu o Monstro da Lagoa, vem dar uma de “Madalena arrependida”, bradando aos ventos sua valentia hipócrita, como se não tivesse nada a ver com o espetáculo de horrores… Morte aos jornalistas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *