Novo Ibope é “replay” do de segunda-feira

Não há nenhuma novidade no Ibope divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria.

Variações de 1% que, pelos arredondamentos, podem ser até menores – exemplifico: se um candidato tem 13,4, tem 13; se tem 13,5, aparece com 14 – são o mesmo resultado de segunda-feira.

O fato objetivo é que está caracterizado o segundo turno.

A história do “voto útil” mostra que é mais desejo que realidade: só 14% dizem que é muito alta a possibilidade de trocarem o voto para evitar que outro ganha e outros 14% dizem que é “alta”. E só 7% acham que é alta a possibilidade de votarem em alguém porque acham que será o vencedor.

Os percentuais de 2° turno também apresentam variações mínimas e os reproduzo abaixo, ressaltando que, também nesta pesquisa, Bolsonaro não passa de 40% contra ninguém:

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

31 respostas

    1. Perfeito, é o desespero do crescimento de HADDAD/MANUELA?LULA-“13”, principalmente com esse avanço das MULHERES CONTRA BOLSONARO, faltando 2 dias, em 29.09.2018. “ELE NÃO” !

  1. !!! ALERTA VERMELHO !!!

    Os resultados divulgados nesta postagem estão em frontal oposição ao que está publicado no portal G1 (https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/09/26/pesquisas-ibope-nos-estados-veja-evolucao-da-intencao-de-voto-para-presidente-26-09.ghtml). Notem que a notícia divulgada lá indica que o candidato nazifascista tem larga vantagem sobre o “plano B” em 14 dos estados da federação, dentre eles os três maiores colégios eleitorais (SP, MG e RJ). Se as informações do G1 e as desta postagem se referem à mesma “pesquisa eleitoral”, uma delas é falsa ou as duas são falsas.

    1. Cara, o povo brasileiro já está vacinado, pois em 1989, a Globo conseguiu engana-lo com o falso sequestro de Abíli Diniz, portanto qualquer fake News da direita corrupta, hoje, já não levará ao brasileiros ao “INFERNO”, novamente. Os corruptos e os oportunistas podem aguardar, nessas eleições, o PT será “PENTA”, com HADDAD/MANUELA/LULA.

      1. Fiz uma leitura rápida. Mas da pesquisa estratificada por estado não se infere informação compatível com essa pesquisa nacional. Há algo de errado e incoerente entre os dados e informações divulgadas.

  2. Pesquisa (a se acreditar nelas principalmente quando se trata do ibope ou Datafolha) mostra um instantâneo. Só faz algum sentido quando mostra tendência. A tendência das últimas pesquisas é a cristalização, a estabilização da opinião dos eleitores, onde Haddad, que vinha crescendo na última semana, está agora estacionado. Os outros já estavam estacionados e continuam. A mesma coisa acontece no 2º turno. Empates entre Haddad, Alckmin e Bolsonaro e somente Ciro vence Bolsonaro.

    1. Essa pesquisa não vale nada. A coleta de dados foi feita no mesmo dia da anterior. Sua divulgação foi feita só para dar a impressão de que Haddad teria parado de crescer. Isso não é verdade. Evidentemente, se duas pesquisas são realizadas no mesmo dia, o resultado é o mesmo e ninguém sai do lugar.

  3. Vão ficar sapateando na “margem de erro” até o fim da prorrogação … aí tomam de 7 x 1 na boca de urna e fazem cara de espanto.

  4. Façamos alguns cálculos simples a partir das seguintes premissas:

    1ª) – Os votos em Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Guilherme Boulos e os nulos e brancos são cristalizados; temos aí que 60% dos eleitores já decidiram, com certeza, em quem vão votar ou que não vão votar em nenhum candidato;

    2ª) – Aos demais 40%, que declaram votar noutro candidato, apliquemos os percentuais de 14%, 14% e 7%, considerando que os eleitores de Ciro tenderiam a votar em Haddad porque não querem que Bolsonaro vença ou porque acreditam que o petista possa vencer a eleição. Aos eleitores dos demais candidatos (os nanicos) apliquemos os mesmos percentuais, porém considerando que eles tendam a se decidir por votar em Bolsonaro porque desejam derrotar Haddad ou porque acreditam que o o nazifascista vá vencer a eleição.

    Com as premissas acima, obtemos:
    a) – um acréscimo de 8,91 pontos percentuais pra Bolsonaro;
    b) – um acréscimo de 5,09 pontos percentuais pra Haddad.

    Somando esses percentuais ao percentual de votos cristalizados temos:
    – Bolsonaro : ~= 36% das intenções de voto;
    – Haddad : ~= 26% das intenções de voto.

    Em termos de votos válidos isso signifique que:
    1) – Bolsonaro teria em torno de 40,5% dos votos;
    2) – Haddad teria em torno de 29,2% dos votos.

    Conclusão: sendo verdadeiros os dados da “pesquisa” IBOPE mostrados nos gráficos, pode ser dada como certa a ocorrência de um 2º turno na eleição presidencial.

    OBS: Notar que há forte inconsistência dos dados mostrados nesta postagem com aqueles publicados no G1, estratificados por estados da federação. Fica a dica ao editor do blog e aos leitores para que descubram onde está a mentira e a fraude.

    1. Esse pessoal do Ciro Gomes é muito fraquinho, pois ainda acreditam que seu candidato poderá governar com um partido tão minúsculo como o PDT, e se agarram como “afogado”, aos votos do PT, quando deveriam buscar voto, nos 9 partidos, por onde estiveram, no passado. ” SAI VUDU !

      1. Estou fazendo análise de dados e mostrando inconsistências. Há precedentes de manipulações grosseiras e fraudes nessas “pesquisas” eleitorais.

  5. Consideremos que pesquisa do Globope se aproxime da realidade. Como Bozzo bate cabeça em teto eleitoral de 40% (com Marina num 2º turno impossível) pode contrair infecção hospitalar mortal. Sai já daí, Jair!

  6. Cada vez sinto mais cheiro de FRAUDE nessas eleições. Pra mim estão segurando o Haddad pra ficar mais palatável o golpe da urna eletrônica.

  7. Muita calma, pois após 4 derrotas para o PT de LULA, a direita brasileira, vai radicalizar ainda, muito mais do que em 1989, e para isso claro, criará novos artifícios para manipular as eleições, e enganar o povo brasileiro. Sempre, a Globo esteve à frente das mentiras e manipulações eleitorais, mas hoje, já muito desacreditada, ela mostra que um dos novos artifícios, é aumentar e muito a aliança com os demais órgãos de Imprensa, que hoje, fazem pesquisas, descaradamente, visivelmente manipuladas, e a Globo, decadente, se apoia ainda mais que antes, em outros canais de TV, como por exemplo, essa “história” de entrevista, no Programa de Roberto Cabrini no SBT de Sílvio Santos, às vésperas da votação já no 1º turno do elemento que esfaqueou Bolsonaro. O povo brasileiro tem que aumentar a atenção, pois tudo será visando derrotar ambos os candidatos que estão á frente, nessas eleições, e claro, muito maior é o interesse de derrotar LULA/HADDAD/MANUELA bem como derrotar os petistas que concorrem em outros níveis dessas eleições, sejam Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. NÃO TEM ARREGO ! AGORA HADDAD/MANUELA-“13”, COMA FORÇA DO POVO, PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO !

  8. Peço que prestem atenção num fato que parece estar passando desapercebido. As duas pesquisas foram feitas no mesmo período, ou quase: A de hoje é de 22/09 a 24/09, a de dois dias atrás era do 22/09 a 23/09. Ou seja, os números são quase idênticos porque o período da coleta é quase idêntico. O estranho é justamente isto, duas pesquisas feitas pelo mesmo instituto, em paralelo.

    1. Onde estão essas informações, Jorge? Compartilha as duas fontes. Talvez isso explique porque Haddad nem se moveu. E tb explique que a intenção seja justamente essa: mostrar que a forte tendência dele de crescimento foi interrompida pra criar um “fato” novo contra ele.

      1. https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/09/26/pesquisa-ibope-para-presidente-bolsonaro-27-haddad-21-ciro-12-alckmin-8-marina-6.ghtml
        “Pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Levantamento ouviu 2 mil eleitores no sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24)”.
        Ta aí, na própria Globo. Basta entrar no link. A pesquisa divulgada ontem é do período 22 a 24/09.

        E ssa é a anterior: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/09/24/pesquisa-ibope-bolsonaro-28-haddad-22-ciro-11-alckmin-8-marina-5-dia-24-09.ghtml
        “O Ibope divulgou nesta segunda-feira (24) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre sábado (22) e domingo (23).”

    2. Onde estão essas informações, Jorge? Compartilha as duas fontes. Talvez isso explique porque Haddad nem se moveu. E tb explique que a intenção seja justamente essa: mostrar que a forte tendência dele de crescimento foi interrompida pra criar um “fato” novo contra ele.

  9. Vamos aguardar o Vox Populi. Se o candidato da direita tem larga vantagem como diz o G1 ( globo não tem crédito!!!) significa que ele estaria eleito; essa informação carece de credibilidade. Se os números permaneceram como estavam na segunda então não há novidade e estão firmes no mesmo ponto, mas também podem ter simplesmente ter mantido os mesmos resultados do IBOPE contratado pela globo. O Datafolha foi posterior e deu novos números com as tendências de estagnação do capitão e ascensão de Haddad. Parece que a velha tática de não divulgar os números reais está em pleno vapor. Trackings que circulam na internet dão Haddad entre 24% e 25%. É aguardar.

  10. Vamos ser sinceros: Quem é Este Bolsonaro para fazer sombra pro Lula e Haddad? A mídia sabe que vão perder com qualquer um que eles apoiarem! querem de todo modoque eleja de acordo com seus interesses , aliás interesses que não é do povão.

  11. Minha mãe dizia que política é como guerra, mentira é como terra.
    Não dá pra acreditar nesta turma de golpistas.

  12. Ridícula a manipulação para esconder a onda de crescimento do Haddad. Chegaram ao cumulo de dizer que Bolsonaro teve a rejeição diminuida após a onda do #EleNão em 2 pontos (hahahaha) e para não dar muito na cara reduziram a rejeição do Haddad também em 3 pontos. Mas aí os dois que tiveram a rejeição diminuida ao invés de ganharem votos perderam 1 ponto cada. Já o Ciro, que teve a rejeição aumentada em 2 pontos, ao invés de perder votos, ganhou um ponto. Nossa! É muita lambança para salvar a pele do Coiso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.